???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2722
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um estudo sobre a construção do conceito de polígonos por alunos do 6º ano
Other Titles: A study on the construction of the concept of polygons by students in 6th grade
???metadata.dc.creator???: Santos, Rafael Teixeira dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bairral, Marcelo Almeida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pletsch, Márcia Denise
???metadata.dc.contributor.referee2???: Powell, Arthur B.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa identifica e analisa noções que emergem da aplicação de diferentes tecnologias na aprendizagem de geometria, em especial, na construção conceitual de polígonos. Entendese como diferentes tecnologias a oralidade, a escrita e a informática, esta articulada às tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Foi realizada uma intervenção mediante a utilização de fichas avaliativas, com a manipulação do Tangram e de outros materiais manipulativos e com o software livre Geogebra. Foram realizados dois estudos de caso. A análise esteve focada na produção de alunos (11-12 anos) do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro. Os resultados elucidam ideias (desenhos, símbolos, figuras, linhas retas) dos discentes nas diferentes situações de aprendizagem implementadas e algumas relações (ter a forma de, ser parecido com) que emergiram em suas respostas e interações sobre polígonos. A investigação contribui com a aula de matemática em duas vertentes: a sugestão de atividades e a exemplificação de noções dos alunos que podem ser potencializadoras pelo professor no trabalho com polígonos.
Abstract: This research identifies and analyzes ideas that emerge from the application of different technologies in the learning of geometry, especially, in the conceptual construction of polygons. It is understood as different technologies oral language, writing and informatics, this linked with information and communication technology (ICT). An implementation was conducted through the use of evaluative chips, with the manipulation of Tangram and other manipulative materials and with the free software Geogebra. The analysis was focused on the production of students (11-12 years) in the sixth year of elementary school at a public school in Seropédica, State of Rio de Janeiro. The results show student’s ideas (drawings, symbols, figures, straight lines) in the different learning situations implemented and some relations (having the form of, looks like) that emerged in their answers and interactions concerning polygons. The research contributes with mathematics classroom in two strands: the suggestions of activities and the exemplifications of student’s notions that can be improved by the teacher on the work with polygons.
Keywords: Construção Conceitual
Polígonos
Diferentes Recursos
Ensino Fundamental
Conceptual Construction
Polygon
Different Resources
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SANTOS, Rafael Teixeira dos. Um estudo sobre a construção do conceito de polígonos por alunos do 6º ano. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2722
Issue Date: 8-Aug-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Rafael Teixeira dos Santos.pdf2011 - Rafael Teixeira dos Santos4.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.