???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Jairo Campos dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6081836037741039por
dc.contributor.advisor1Souza, Marcos Aguiar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420por
dc.contributor.referee1Souza Filho, Edson Alves de-
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina-
dc.date.accessioned2019-05-13T17:27:18Z-
dc.date.issued2008-10-13-
dc.identifier.citationSantos, Jairo Campos dos. Avaliação comparativa dos indicadores de qualidade em educação: um estudo de caso da 8ª coordenadoria regional de educação. 2008. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2688-
dc.description.resumomunicípio do Rio de Janeiro, especificamente no contexto da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, tendo como parâmetro, de um lado, a visão dos profissionais das escolas e, de outro, os indicadores obtidos a partir da avaliação do atingimento de metas previstas no Orçamento, da avaliação das Unidades Escolares/Creches (definidos pela Secretaria Municipal de Educação e realizados pelas Coordenadorias Regionais de Educação) e da avaliação do desempenho escolar dos alunos (definidos pela Secretaria Municipal de Educação). Além da pesquisa documental e bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo através de instrumento testado e validado, para fins do presente estudo, denominado Indicadores de Qualidade das Escolas Públicas. Tal instrumento tornou possível agrupar o posicionamento dos profissionais das escolas em fatores, permitindo, assim, a comparação objetivada no estudo. Os dados evidenciaram diferenças significativas no posicionamento dos profissionais das escolas, quando em comparação com os indicadores oficiais de avaliação das políticas públicas adotadas para o setor dentro da região da cidade analisada. O estudo também apresentou resultados que fornecem elementos para subsidiar correções na forma de avaliação das políticas educacionais públicas existentes e, também, se potencializado, permite condições para uma investigação nas outras Coordenadorias Regionais de Educação da cidade. Em decorrência das diferenças observadas e as suas possíveis origens, há a possibilidade de considerar que um profissional especializado em gestão componha a direção da escola, ou seja, assim como existem em outras instituições de ensino, públicas inclusive, a divisão da gestão educacional em atividade meio e atividade fim poderia oferecer melhores condições para a busca da qualidade do processo e, no final, da própria educação.por
dc.description.abstractThe general objective of this work consists of comparing the quality of the educational management in the city of Rio De Janeiro, specifically in the context of 8th Education Regional Coordinator, having as parameter, of a side, the vision of the professionals of the schools and, of another one, the pointers gotten from the evaluation of the reaching of goals foreseen in the Budget, of the evaluation of the Pertaining to school Units/Daycare centers (defined for the City department of Education and carried through by the Education Regional Coordinator) and of the evaluation of the pertaining to school performance of the pupils (defined for the City department of Education). Beyond bibliographical the documentary research and, a research of field through tested and validated instrument was carried through, for ends of the present study, called Indicating of Quality of the Public Schools. Such instrument became possible to group the positioning of the professionals of the schools in factors, allowing, thus, the comparison objectified in the study. The data had evidenced significant differences in the positioning of the professionals of the schools, when in comparison with the official pointers of evaluation of the adopted public politics for the sector inside of the region of the analyzed city. The study also it presented resulted that they supply elements to subsidize corrections in the form of evaluation of existing public educational politics e, also, if in potential, allows conditions for an inquiry in the other Education Regional Coordinator of the city. In result of the observed differences and its possible origins, it has the possibility to consider that a professional specialized in management composes the direction of the school, that is, as well as exist in other institutions of education, public also, the division of the educational management in activity half e activity end could offer better conditions for the search of the quality of the process and, in the end, of the proper educationeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-05-13T17:27:18Z No. of bitstreams: 1 2008 - Jairo Campos dos Santos.pdf: 1502313 bytes, checksum: b949a9bcf89b41274ab0075f3971ae36 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T17:27:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Jairo Campos dos Santos.pdf: 1502313 bytes, checksum: b949a9bcf89b41274ab0075f3971ae36 (MD5) Previous issue date: 2008-10-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9765/2008%20-%20Jairo%20Campos%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15998/2008%20-%20Jairo%20Campos%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22314/2008%20-%20Jairo%20Campos%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28682/2008%20-%20Jairo%20Campos%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35114/2008%20-%20Jairo%20Campos%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41496/2008%20-%20Jairo%20Campos%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47880/2008%20-%20Jairo%20Campos%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54416/2008%20-%20Jairo%20Campos%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesAFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: r egulação ou emancipação? Para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000. 151 p. AFONSO, Almerindo Janela; ESTEVÃO, Carlos Vilar, 1992. A Avaliação no Contexto Organizacional da Empresa e da Escola. Fragmentos de percursos comparados, Revista Por tuguesa de Educação, v. 5, n. 3, p. 81–103, 1992. ALVES, F.C.M. Qualidade na Educação Fundamental Pública nas Capitais Brasileiras: tendências, contextos e desafios. Rio de Janeiro, RJ. PUC, 2007. Originalmente apresentada como Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica, 2007. ARELARO, Lisete Regina Gomes. Formulação e Implementação das Políticas Públicas em Educação e as Parcerias PúblicoPrivadas: Impasse Democrático ou Mistificação Política? Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, Especial, out. 2007. ASPINWALL, K; SIMKINS, T; WILKINSON, F; McAULEY, J. Using Success Criteria. Managing evaluation in education, London, Routledge, 1992. AZEVEDO, J. C. Educação pública: o desafio da qualidade. Estudos Avançados , São Paulo, v. 21, n. 60, 2007 . BANDEIRA, M; ROCHA, S.S; PIRES, L. G; PRETTE, Z. A. P; PRETTE, A. Competência acadêmica de crianças do Ensino Fundamental: características sociodemográficas e relação com habilidades sociais. Interação em Psicologia, vol. 10, n.1, p. 5362, 2006. BEISIEGEL, C. R. Avaliação e qualidade do ensino. In: BICUDO, M. A.; SILVA Jr., C. (orgs.) For mação do educador e avaliação educacional: organização da escola e do trabalho pedagógico. São Paulo: Unesp, 1999. p.3541 BONDIOLI, A. O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004. BRASIL. Constituição Federal, 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/>. Acesso em 24 abr. 2007. BRASIL. Decr eto nº 5.749, de 11 de abr il de 2006. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/>. Acesso em 24 abr. 2007. BRASIL. Lei nº. 4.320, de 17 de março de 1964. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/>. Acesso em 20 mar. 2007. BRASIL. Lei Complementar nº. 101, de 04 de maio de 2000. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/>. Acesso em 30 mar. 2007. BRASIL.Lei n º 8.666/93, de 21 de junho de 1993. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/>. Acesso em: 30 mar. 2007. BRASIL. Lei n.º 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/>. Acesso em: 30 mar. 2007. BRASIL. Lei nº 10.836, de 09 de janeiro de 2004. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/>. Acesso em: 30 mar. 2007. BRASIL. Lei nº 11.688, de 19 de maio de 2004. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/>. Acesso em: 10 set. 2007. BRASIL. Programa Nacional de Educação Fiscal da Superintendência da Receita Federal. Disponível em: <http://www.esaf.fazenda.gov.br/parcerias/educacaofiscal>. Acesso em: 12 mar. 2007. CASTRO, D. P; GARCIA, M. L. Contabilidade Pública no Governo Feder al. São Paulo, Atlas, 2004. CASTRO, J. A. Financiamento da Educação no Brasil. Em Aberto, BrasíliaDF, v.18, n.74, 2001. 73 CASTRO, M. L. S. A Gestão da Escola Básica: conhecimento e reflexão sobre a prática cotidiana da diretora de escola municipal. Em Aber to, BrasíliaDF, v. 17, n. 72, p. 6070, fev./jun. 2000. COSTA, M. A. Avaliação do desempenho escolar: o modelo adotado em Angra dos Reis. 27ª Reunião anual da ANPED, 2004, CaxambuMG, GT13 – Educação Fundamental. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt13/t1314.pdf>. Acesso em 20 mar. 2008. CUTTANCE, P. Monitoring Educational Quality Through PIs for School Practice, School Effectiveness and School Impr ovement, v. 5, Issue 2, p. 101 – 126, June 1994. DALE, R.. Globalização e Educação: Demonstrando a Existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou Localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”? Educação & Sociedade, Campinas–SP, v. 25, n. 87, p. 423460, maio/ago. 2004. DANCEY, C. P; REYDY, J. Estatística sem Matemática para Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2006. DAVIES N. Aplicação dos Recursos vinculados à Educação: As verificações do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Revista Brasileir a de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 219, p. 345362, maio/ago. 2007. DAVIES N. FUNDEB: A Redenção da Educação Básica? Educação & Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 Especial, p. 753774, out. 2006 DAVIES N. Qualidade da educação a quem serve este discurso? In: I Coned (Congr esso Nacional de Educação), 1996, Belo Horizonte MG. Resumo dos trabalhos e programação do I Coned, 1996. DOURADO, L. F. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: Limites e Perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 Especial, p. 921946, out. 2007. ELALI, G. A. O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola–natureza em educação infantil. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 2, p. 309319, 2003. FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, MaringáPR, v.11, n.3, p.513521, set./dez. 2006. FORTES, J. Contabilidade Pública. 7 Ed. Brasília: Franco e Fortes, 2002. FRANCO, C; ALVES, F. BONAMINO, A. Qualidade do ensino fundamental: políticas, suas possibilidades, seus limites. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, 2007 . FREITAS, D. N. T. Avaliação da educação básica e ação normativa federal. Cader nos Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, 2004 . FREITAS, L. C. Qualidade Negociada: Avaliação e ContraRegulação na Escola Pública. Educação & Sociedade, Campinas . V. 26, n. 92 Especial, p. 911933, out. 2005. GIOCOMONI, J. Orçamento público. 9.ed. São Paulo: Ática, 2000. GOMES, C. A. Gestão Educacional: Para onde vamos? Em Aber to, BrasíliaDF, V.19, n.75, p. 922, 2002. GOMES, C. A. A Escola de Qualidade para todos: abrindo as camadas da cebola. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.13, n. 48, p. 281306, jul./set. 2005. HOPKINS, D; LEASK, K. Performance Indicators and School Development. School Leader ship & Management, v. 9, n.1, p. 3 – 20, 1989. Indicador es da qualidade na educação. Ação Educativa, UNICEF, PNUD, INEP, SEB/MEC(Cord.). 3 ed. amp. São Paulo: Ação Educativa, 2007. KAUFMAN, R. Mapping Educational Success: strategic thinking and planning for school administrator s. Newbury Park, CA: Corwin Press, 1992. KOHAMA, H. Contabilidade Pública: Teor ia e Prática. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 74 KRAMER, S, NUNES, M. F. Gestão Municipal e Formação: a Educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro. Revista Br asileira de Estudos Pedagógicos. v. 88, n. 218, p. 4872, jan./abr. 2007. KRAWCZYK, N. A Gestão Escolar: Um Campo Minado...Análise das Propostas de 11 Municípios Brasileiros. Educação & Sociedade, Campinas – SP, n. 67, Ago./99. KREJCIE, R. V; MORGAN, D. W. Determining Sample Size for Research. Educational and Psychological Measur ement, 1970. LEFÈVRE, F; LEFEVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS; 2000. LOCATELLI, I. Avaliação Escolar no Contexto de Novas Competências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 81, n. 197, p. 135142, jan./abr. 2000. MACHADO, N. J. Qualidade da educação: cinco lembretes e uma lembrança. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 61, 2007 . MARQUES, E.P. Educação, Saúde, Meio Ambiente e Políticas Públicas: o que pensam os pr ofessor es? São Paulo, SP. USP, 2007. Originalmente apresentada como Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, 2007. MARQUES, E.P; PELICIONI, M. C. F; ISABEL, M. T.B.P. Educação Pública: Falta de Prioridade do Poder Público ou Desinteresse da Sociedade? Revista Br asileira do Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 17, n. 3, p.820, dez./2007. MARQUES, L. R. Caminhos da Democracia nas Políticas de Descentralização da Gestão Escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.14, n.53, p. 507526, out./dez. 2006 MARTINEZ, L. F.; FERREIRA, A. Análise de Dados com SPSS. 2 ed. Portugal: Escolar Editora, 2008. MELLO, G. N. Políticas Públicas de Educação. Estudos Avançados, São Paulo, v.5, n.13, p. 747, set./dez.1991. MITTER, W. A Educação no Processo de Globalização: algumas considerações sobre um debate atual e controverso. Em Aber to, Brasília, v. 19, n. 75, p. 2334, jul./ 2002. MOSCOVICI S. A r epr esentação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar; 1978. NASCIMENTO, P. A. M. M. Recursos destinados à Educação e Desempenho Escolar: uma revisão na literatura internacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 18, n. 36, jan./abr. 2007. NASCIMENTO, P. A. M. M. Desempenho escolar e gastos municipais por aluno em educação: relação observada em municípios baianos para o ano 2000. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 15, p 393412, jul/Set. 2007. NÓBREGA, M. Texto “Haja Atraso”. Disponível em: <http://www.leoquintino.com.br/index.php>. Acesso em 07 fev 2007. OLIVEIRA, R.P; ARAUJO, G.C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 523, jan./dez. 2005. PERRENOUD, P. A Avaliação dos Estabelecimentos Escolar es: um Novo Avatar da Ilusão Cientificista? Artigo publicado originalmente em CRAHAY, M. (Ed.). Evalrtatiort et analyse des établissements de formation: Problematique et méthorbologier. Paris/Bruxelles: Editions de Boed Unirversité, p 95110, 1994. PISCITELLI, R. B. Orçamento Autor izativo e Or çamento Impositivo. Estudo. Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, 2006. RIO DE JANEIRO (Município). Decr eto n.° 20.633, de 18 de outubro de 2001. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br>. Acesso em 20 mar. 2007. RIO DE JANEIRO (Município). Lei Nº 4.271, de 16 de janeiro de 2006. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/sma>. Acesso em 20 mar. 2007. 75 RIO DE JANEIRO (Município). Lei Nº 4.458, de 29 de dezembro de 2006. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/sma>. Acesso em 20 mar. 2007. RIO DE JANEIRO (Município). Manual de Elaboração do PPA 2006/2009, Super intendência de Or çamento – F/SOR (Secr etar ia Municipal de Fazenda) – maio 2005. RIO DE JANEIRO (Município). Portal Rio Transpar ente. www.rio.rj.gov.br/riotransparente. RIO DE JANEIRO (Município). Por tar ia E/AIE nº 27, de 5 de outubro de 2005. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/pgm>. Acesso em 20 mar. 2007. RIO DE JANEIRO (Município). Resolução SME Nº 892, de 05 de outubro de 2005. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/pgm>. Acesso em 20 mar. 2008. RIO DE JANEIRO (Município). Resolução SME n.º 959, de 18 de setembro de 2007. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/pgm>. Acesso em 20 mar. 2008. RIO DE JANEIRO (Município). Relatór io de Pr estações de Contas da Prefeitur a 2007. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/cgm>. Acesso em 01 ago. 2008. RIO DE JANEIRO (Município). Relatór io de Contas de Gestão de 2007. Disponível em: <http://www.tcm.rj.gov.br/cgm>. Acesso em 01 ago. 2008. RIO DE JANEIRO (Município). Secr etar ia Municipal de Educação. <http://www.tcm.rj.gov.br/sme>. RIO DE JANEIRO (Município). Secr etar ia Municipal de Fazenda. <http://www.tcm.rj.gov.br/smf>. RIO DE JANEIRO (Município). Secr etar ia Municipal de Ur banismo. <http://www.tcm.rj.gov.br/smu>. QUEIROZ, C. M. B; SÁ, E. N. C; ASSIS, M. M. A. Qualidade de vida e políticas públicas no município de Feira de Santana. Ciência e Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, 2004 . REA, L. M; PARKER, R. A. Designing and conducting survey r esearch: a comprehensive guide – Cengale Learning Editors, 2000. RIBEIRO, V. M.; RIBEIRO, V. M.; GUSMAO, J. B. Indicadores de Qualidade para a Mobilização da Escola. Cader nos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, 2005 . SANTAGADA, S. ; WINCKLER, C. R. . O FUNDEB: novos horizontes para a educação básica?. Indicador es Econômicos FEE, v. 35, p. 3946, 2007. SANTOS, L. M. P et al . Avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e combate à fome no período 19952002. 4 – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Cader nos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.23, n.11, p.26812693, nov. 2007. SAVIANI, Dermeval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, 2007. SCHNECKENBERG, M. A Relação entre Política Pública de Reforma Educacional e a Gestão do Cotidiano Escolar. Em Aber to, Brasília, v. 17, n. 72, p. 6070, fev./jun. 2000. SILVA, L. M. Contabilidade Gover namental – Um Enfoque Administr ativo – São Paulo: Editora Atlas, 1996. SILVA, M. S. Orçamento Público e Controle: uma Primeira Leitura da Experiência do Fórum Popular do Orçamento do Rio de Janeiro. In: VI Congr eso Internacional del CLAD sobr e la Refor ma del Estado y de la Administración Pública, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires, 2001. SOARES, J. F. O efeito da escola no efeito cognitivo de seus alunos. REICE – Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v..2, n. 2, 2004. SOBREIRA, R; CAMPOS, B. C. Investimento público em educação fundamental e a qualidade do ensino: uma avaliação regional dos resultados do Fundef. Revista de Administr ação Pública , Rio de Janeiro, v. 42, n. 2, 2008 . TORRES, A; GARSKE, L. M. N. Diretores de Escola: o desarceto com a democracia. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 6070, fev./jun. 2000. 76 VASCONCELOS, L. F. R; SILVA, R. A. O SIAFI como Base de Dados para Apuração de Custos na Administração Pública: Um Estudo Exploratório no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT. In: Congresso USP de Controlador ia e Contabilidade IV, São Paulo. Anais...São Paulo, 2004. VELLOSO, J. Políticas do MEC e Recursos para o Ensino no Governo Collor. Educação & Sociedade, São Paulo, n. 42, p. 256267, ago. 1992. VIANNA, H.M. Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, n.12, p.724, jul./dez., 1995. WAGNER, L. F. A. Financiamento da Educação Pública – Análise da Aplicação de Recur sos na Educação no Município de Campinas – 1986 a 1999. Campinas, SP, 2001. Originalmente apresentada como Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 2001. WEINDLING, D. Strategic planning in schools; some practical techniques. In: PREDY, M; GLATTER, R; LEVACIC, R. (Coord.). Gestão em educação: estr atégia, qualidade e recur sos. (Tradução Gisele Klein) – Porto Alegre. Artmed. 2006.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidade em Educaçãopor
dc.subjectIndicadores de Qualidadepor
dc.subjectAdministração Públicapor
dc.subjectQuality in Educationeng
dc.subjectPointers of Qualityeng
dc.subjectPublic Administrationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleAvaliação comparativa dos indicadores de qualidade em educação: um estudo de caso da 8ª coordenadoria regional de educaçãopor
dc.title.alternativeComparative Evaluation of the Pointer s of Quality in Education: a Study of case of 8ª Education Regional Coor dinatoreng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Jairo Campos dos Santos.pdfJairo Campos dos Santos1.47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.