???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2642
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Interdisciplinaridade no curso de Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres
Other Titles: Interdisciplinarity course in Agricultural Technical Federal Institute of Mato Grosso - Campus Cáceres
???metadata.dc.creator???: COSTA FILHO, Luiz Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Gabriel de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Rangel, Mary
???metadata.dc.description.resumo???: Com esta pesquisa, que foi desenvolvida no campus Cáceres, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, tendo como sujeitos os 22 alunos do 2º ano A do curso de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do ano letivo de 2012 e os professores das disciplinas de Geografia e Química, buscamos analisar o impacto produzido no processo de ensino-aprendizagem desses alunos quando a transmissão de conhecimento se dá de forma interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, que buscaram coletar a opinião dos alunos sobre o trabalho desenvolvido e o seu aproveitamento nas disciplinas trabalhadas quando comparado com o apresentado nas disciplinas trabalhadas individualmente. Com o desenvolvimento da pesquisa, pudemos constatar que o envolvimento dos alunos foi efetivo, tanto no desenvolvimento dos textos quanto das maquetes e apresentações dos trabalhos. A forma de apresentação foi deixada a cargo dos alunos e tivemos gratas surpresas quando as mesmas foram iniciadas. Durante todo o processo de construção do conhecimento e depois, com as respostas apresentadas nos questionários, percebemos como os alunos estavam carentes de uma outra forma de apresentação do conteúdo das disciplinas e responderam satisfatoriamente quando solicitados. Os resultados, por um lado, confirmaram a angústia inicial quanto à dificuldade que os alunos tem quando as disciplinas são apresentadas de forma fragmentadas, mas por outro lado, nos serviu de alento, por perceber que a interdisciplinaridade realmente influi, de maneira positiva, no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: With this research, which was developed on campus Cáceres, Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso, having as subject the 22 students of 2nd year A travel Technician Agricultural Integrated School, the academic year 2012 and teachers in the disciplines of geography and chemistry, we analyze the impact on the teaching and learning of these students when transmission of knowledge takes place in an interdisciplinary way. This is a qualitative and quantitative, whose instrument of data collection was a questionnaire with open and closed questions, which sought to collect students' opinions about their work, and their exploitation in the disciplines worked compared to the one presented in the disciplines worked individually. With the development of research, we found that student engagement was effective in both the texts and the development of models and presentations of the work. The presentation form was left to the students and had pleasant surprises when they were initiated. Throughout the process of knowledge construction and then, with the answers in the questionnaires, we see how the students were deprived of another form of presentation of course content and satisfactorily responded when asked. The results, on the one hand, confirmed the initial anxiety about the difficulty students have when subjects are presented in fragmented, but on the other hand, served as the impetus for interdisciplinary realize that actually affects, in a positive way, in teaching-learning process.
Keywords: Interdisciplinaridade
Conhecimento
Ensino-Aprendizagem
Interdisciplinary
Knowledge
Teaching and Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: COSTA FILHO, Luiz Souza. Interdisciplinaridade no curso de Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. 2013. 48 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2642
Issue Date: 26-Aug-2013
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Luiz Souza Costa Filho.pdfDocumento principal1.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.