???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2521
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: reflexões sobre o Curso Técnico em Agricultura integrado ao ensino médio do câmpus Amajari do Instituto Federal de Roraima
Other Titles: Interdisciplinarity and pedagogical practices: reflections about the Technical Course in Agriculture integrated into the school campus Amajari of Federal Institute of Roraima
???metadata.dc.creator???: Souza, Ivone Mary Medeiros de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Berenblum, Andrea Sonia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Berenblum, Andrea Sonia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Ana Cristina Souza dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Anjos, Maylta Brandão dos
???metadata.dc.description.resumo???: Com o objetivo de atender à necessidade de educação profissional no município de Amajari, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) construiu o Câmpus Amajari, o qual oferta o Curso Técnico em Agricultura, visando a garantir a construção de um conhecimento globalizante e superar os limites das disciplinas.Entende-se, pois, que o plano de curso se sustenta nos princípios da interdisciplinaridade. Sabe-se, no entanto, que a implementação de uma prática interdisciplinar requer planejamento, tempo e disposição dos professores e da equipe gestora Além disso, esse processo pode apresentar resistência por professores que, adeptos a práticas tradicionais de ensino, desconhecem, não aceitam ou não valorizam procedimentos interdisciplinares. A partir dessa perspectiva, a pesquisa aqui proposta pretendeu responder ao seguinte questionamento:a prática pedagógica desenvolvida no Curso Técnico em Agricultura do Câmpus Amajari cumpre com os propósitos da interdisciplinaridade, conforme preceitua seu plano de curso? Buscou-se conhecer de que modo os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem (professores, diretor de ensino, coordenador de curso e pedagógico) têm se organizado para pôr em prática a metodologia recomendada na proposta pedagógica do curso. Para tanto, visamos identificar e analisar as concepções dos professores e gestores pedagógicos acerca da interdisciplinaridade no ensino e conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no Curso Técnico em Agricultura do Câmpus Amajari. Na primeira etapa da pesquisa, analisou-se o Plano de Curso, identificando a missão, visão e valores que amparam a inserção do IFRR na região. Esta pesquisa tem como suporte teórico obras de Hilton Japiassú, Edgar Morin, Ivani Fazenda, Guiomar Mello, Heloísa Lück, além de outros autores que discutem a perspectiva interdisciplinar na educação. Com base nos conceitos e fundamentos teóricos apresentados por esses autores, foi realizada a segunda fase da pesquisa, numa análise qualitativa das falas da equipe gestora e dos professores do Câmpus Amajari/IFRR, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de pesquisar a coerência entre a proposta metodológica e a prática pedagógica desenvolvida no curso delimitado neste estudo. Evidenciou-se o empenho de um grupo de professores em executar a proposta metodológica do curso em foco com a utilização da metodologia de projetos. A prática desses professores privilegia a articulação teoria-prática, na perspectiva de que as atividades de ensino possam ser planejadas e executadas de forma a garantir ao educando o papel de protagonista no processo de construção de seu conhecimento e de sua formação profissional. Percebeu-se, no entanto, a existência de lacunas entre o currículo escolar e a realidade dos alunos, pertencentes, em sua maioria, às etnias Macuxi e Wapichana.
Abstract: With the objective of meet the need for Professional Education in the Municipality of Amajari, the Federal Institute of Roraima (IFRR) built the campus Amajari which offer the technical course in agriculture to ensure the construction of a globalizing knowledge and overcome boundaries of disciplines. It is understood, therefore, that the course syllabus is based on the principles of interdisciplinarity. It is known, however, that the implementation of an interdisciplinary practice requires planning, time and willingness of teachers and the management team. In addition, this process can show resistance by teachers who supporters of traditional teaching practices, unaware, or do not accept not value interdisciplinary procedures. From this perspective, the proposed research aimed to answer the following question: pedagogical practice developed in the technical course in agriculture campus Amajari complies with the purposes of interdisciplinarity, as prescribed plan your course? Sought to know how the actors involved in the teaching-learning process (teachers, course coordinators, pedagogical coordinators and director of education) have organized to put in practice the pedagogical methodology recommended in the course. To do so, we aim to identify and analyze the conceptions of teachers and educational managers about interdisciplinarity in teaching and meet the pedagogical practices developed in the technical course in agriculture campus Amajari. In the first stage of the research, analyzed the course plan, identifying the mission, vision and values that support the insertion of IFRR in the region. This research is supported by the theoretical works of Hilton Japiassú, Edgar Morin, Ivani Farm, Guiomar Mello, Heloise Lück, and other authors who discuss the interdisciplinary perspective in education. Based on the concepts and theoretical foundations presented by these authors, was held the second phase of the research, a qualitative analysis of the statements of the management team and teachers Campus Amajari / IFRR obtained through semi-structured interviews, in order to search the coherence between the proposed methodology and pedagogical practice developed in the course defined in this study. It was evident the commitment of a group of teachers in implementing the proposed methodology of the course focus with the use of the design methodology. The practice of these teachers favors the integration of theory and practice, from the perspective that teaching activities can be planned and executed in order to give the student the starring role in the process of building their knowledge and their professional training. It was noticed, however, the gaps between the curriculum and the reality of students, belonging mostly to the ethnics groups Macuxi and Wapichana.
Keywords: Interdisciplinaridade
Práticas Pedagógicas
Curso Técnico em Agricultura
Diretrizes Curriculares
Interdisciplinarity
Pedagogical Practices
Technical Course in Agriculture
Curriculum Guidelines
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Ivone Mary Medeiros de. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: reflexões sobre o Curso Técnico em Agricultura integrado ao ensino médio do câmpus Amajari do Instituto Federal de Roraima. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2521
Issue Date: 15-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Ivone Mary Medeiros de Souza.pdfDocumento principal7.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.