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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Proposta para profissionalização de empresa familiar: um estudo de caso de uma instituição de ensino privada da região Sul Fluminense
Other Titles: Proposal for family business professionalization: a case study of a private teaching institution in the South Fluminense region
???metadata.dc.creator???: Santos, Sheila Maria de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rocha, Saulo Barroso
???metadata.dc.contributor.referee1???: Toda, Favio Akiyoshi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha , Saulo Barroso
???metadata.dc.contributor.referee3???: Lima, Daniella Munhoz da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: As empresas familiares possuem papel relevante na economia do país; representam aproximadamente 99% das empresas privadas, respondem por 2/3 dos empregos, e micro e pequenas empresas familiares, juntas, são responsáveis por 52% do PIB. O contexto único desse tipo de empresa, seus recursos distintivos e capacidade em gerar vantagem competitiva revelam a importância de estudos sobre as empresas familiares. Todavia, no Brasil, essas pesquisas ainda estão em fase prematura. Dentre as literaturas pesquisadas, não foi possível identificar estudos que retratassem como profissionalizar a gestão familiar, indicando quais os caminhos deveriam ser percorridos para tornar o processo mais assertivo. Características e complexidades próprias, advindas do entrelace das relações entre família, propriedade e gestão, fazem da empresa familiar uma organização mais complexa que as demais e, como tal, exigem um tipo peculiar de gestão e, no caso de instituição de ensino superior familiar, a união de dois tipos distintos de organização estão envolvidas: a instituição de ensino superior e a empresa familiar que, juntas, potencializam a complexidade que ambas, isoladamente, já possuem. A profissionalização representa uma evolução na gestão da empresa, através de um processo formalizado e estruturado como forma de mantê-la sustentável, competitiva e longeva. Porém, entraves são encontrados no decorrer do processo de profissionalização; dentre outros, podem estar relacionados com questões relativas à cultura organizacional, relações interpessoais, poder, estrutura informal e decisão centralizada. O comportamento das organizações varia de acordo com a sua cultura, e por representar a identidade da empresa, ela influencia a organização em praticamente todas as suas dimensões, por isso, a apropriação dos traços culturais pode auxiliar nas tomadas de decisão. Diante disso, este estudo teve por objetivo final, a partir do diagnóstico da cultura organizacional de uma Instituição de Ensino Familiar de Médio Porte, formular um plano de ação para propiciar condições de profissionalização da gestão. A pesquisa foi conduzida por meio de estudo de caso único, de caráter aplicado, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa. A população alvo do estudo foi constituída por funcionários efetivos da organização, lotados nas áreas administrativa e pedagógica. Os dados foram coletados por meio de levantamento de documentos da empresa, observação participante, entrevistas informais e questionário IBACO - Instrumento Brasileiro de Avaliação da Cultura Organizacional, que além de permitir um retrato mais consistente da realidade organizacional, também contribuiu para superar possíveis deficiências decorrentes da investigação e métodos. Os dados qualitativos foram tratados por análise de conteúdo e o quantitativo por técnica estatística descritiva; a triangulação de fontes e métodos foi realizada. O construto teórico embasou as análises e discussões dos resultados, contribuindo também na articulação de ideias para formular o plano de ação pretendido. Os resultados encontrados confirmaram, em parte, as hipóteses inicialmente formuladas e levantaram outras que resultaram em uma nova perspectiva teórica
Abstract: Family businesses play a significant role in the country's economy; represent approximately 99% of private enterprises, account for 2/3 of jobs, and micro and small family enterprises together account for 52% of GDP. The unique context of this type of company, its distinctive resources and ability to generate competitive advantage reveal the importance of studies on family companies, however in Brazil these researches are still in a premature phase. Among the researched literature, it was not possible to identify studies that portrayed how to professionalize family management, indicating which paths should be taken to make the process more assertive. Its own characteristics and complexities, arising from the interrelationship between family, property and management, make the family business an organization more complex than the others, and as such requires a peculiar type of management and, in the case of a family higher education institution, the union of two distinct types of organization are involved: the higher education institution and the family business, which together enhance the complexity both of them already have. Professionalization represents an evolution in the management of the company, through a formalized process and structured as a way to keep it sustainable, competitive and long-lasting. However, obstacles are encountered in the course of the professionalization process; among others, may be related to issues related to organizational culture, interpersonal relations, power, informal structure and centralized decision making. The behavior of organizations varies according to their culture, and because it represents the identity of the company it influences the organization in practically all its dimensions, therefore, the appropriation of the cultural traits can aid in the decision making. In view of this, this study had as its final objective, based on the diagnosis of the organizational culture of a Medium-sized Family Education Institution, to formulate a plan of action to provide conditions for professional management. The research was conducted through a single case study, with an applied, descriptive and exploratory character, with a qualitative and qualitative approach. the target population of the study was constituted by effective employees of the organization, located in the administrative and pedagogical sectors. The data were collected by means of a survey of company documents, participant observation, informal interviews and IBACO- Brazilian Organizational Culture Evaluation instrument, which, in addition to allowing a more consistent portrayal of organizational reality, also contributed to overcoming possible deficiencies resulting from research and methods. The qualitative data were treated by content analysis and the quantitative by descriptive statistical technique; the triangulation of sources and methods was performed. The theoretical construct grounded the analyzes and discussions of the results, also contributing in the articulation of ideas to formulate the intended action plan. The results found partially confirmed the hypotheses initially formulated and raised others that resulted in a new theoretical perspective.
Keywords: Profissionalização de Empresa Familiar
Cultura Organizacional
Estratégia
Family Business Professionalization
Organizational Culture
Strategy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SANTOS, Sheila Maria de Souza. Proposta para profissionalização de empresa familiar: um estudo de caso de uma instituição de ensino privada da região Sul Fluminense. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2331
Issue Date: 21-Nov-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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