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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
Other Titles: Quality Improvement Billing Process: The case of the Federal Hospital of State Servants of Rio de Janeiro
???metadata.dc.creator???: Souza, Ana Maria de Freitas Moura 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Saulo Barbará de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Saulo Barbará de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Saulo Barroso
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gomes, Carlos Francisco Simões
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta dissertação é implementar melhorias na qualidade do processo de faturamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado, em virtude do subfaturamento e não faturamento de procedimentos realizados a nível ambulatorial, tornar o hospital vulnerável para comprovar sua produção, justificar os gastos com materiais e equipamentos e a necessidade de aumento no orçamento. É um estudo classificado como aplicado e descritivo que utilizou como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo único, com instrumentos complementares de coleta de dados como pesquisas bibliográficas e documentais, mapeamento de processos, questionário semi-estruturado e observação participante. Os resultados qualitativos demonstraram a necessidade de implementação de melhorias em diferentes atividades dos processos de registro da produção assistencial e faturamento ambulatorial. A pesquisa quantitativa foi realizada com uma amostra estratificada das categorias profissionais de nível superior que atuam no ambulatório do hospital. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos profissionais não utiliza o instrumento para a codificação dos serviços prestados âmbito do Sistema Único de Saúde e que não percebem iniciativas institucionais para a melhoria do registro da produção assistencial e do faturamento ambulatorial. As melhorias implementadas estão sendo monitoradas e vem contribuindo para a maior profissionalização das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Documentação e Estatística Médica do Hospital Federal dos Servidores do Estado.
Abstract: The aim of this work is to implement improvements in the quality of the billing process of the Federal Hospital of the State Servers, under invoicing and not billing procedures performed on an outpatient basis, making it vulnerable hospital to prove its production, justify spending on materials and equipment and the need to increase the budget. It is classified as a study applied descriptive and that used as research methodology the case study of one type with complementary instruments to collect data as bibliographic and documentary research, process mapping, semi-structured questionnaire and participant observation. Qualitative results demonstrated the need to implement improvements in different activities of the registration processes of care productivity and outpatient billing. The quantitative research was conducted with a stratified sample of top-level professional categories working in the hospital's outpatient clinic. Quantitative results showed that most professionals do not use the instrument for the codification of the services provided under the National Health System and who do not realize institutional initiatives to improve the record of care productivity and outpatient billing. The implemented improvements are being monitored and has contributed to the greater professionalization of the activities developed by the Medical Documentation and Statistical Office of the Federal Hospital of the State Servers
Keywords: Process Management
Hospital Billing
Healthcare Information Registration
Gestão de Processos
Faturamento Hospitalar
Registro de Informação em Saúde
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SOUZA, Ana Maria de Freitas Moura. Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2296
Issue Date: 22-Jan-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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