???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDuarte, José Itapuan dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2327944662959703por
dc.contributor.advisor1Zatorre, Natália Pereira-
dc.contributor.referee1Zatorre, Natália Pereira-
dc.contributor.referee2Santos, Gabriel de Araújo-
dc.contributor.referee3Nunes, Anita Bueno de Camargo-
dc.date.accessioned2018-05-04T18:22:29Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.citationDUARTE, José Itapuan dos Santos Duarte. Estudos pedagógico e curricular para implantação do curso em agropecuária no campus de Porto Grande-Amapá. 2017. 42 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2273-
dc.description.resumoEste documento aborda os estudos pedagógico e curricular para implantação do curso em agropecuária no campus de Porto Grande – Amapá com enfoque específico no curso de Agropecuária, com vistas a uma análise onde se possa perceber como o currículo e a pedagogia no âmbito educacional mudam de acordo com o tempo e as necessidades, quer sejam de ordem social, política ou econômica, sendo necessária a apresentação de um breve histórico da realidade do Estado Amapá e do município de Porto Grande, com sucinta abordagem de sua história, criação, e potencial econômico da respectiva área para implantação, sobretudo aquela voltada para a área da agropecuária. A metodologia proposta neste estudo pautou-se na observância de uma pesquisa qualitativa, em abordagem participativa. Utilizou-se a técnica de estudo de caso, por permitir o estudo de algo singular. A pesquisa qualitativa deste trabalho descreveu o processo de implantação do curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Esta modalidade de pesquisa foi adotada visando à execução desta dissertação, em primeiro lugar, por meio de um amplo referencial bibliográfico, o qual tratou diversas temáticas voltadas para o campo de elaboração curricular, conceitos relacionados à educação no campo, bem como informações voltadas para a realidade da agricultura e pecuária do Amapá e de forma específica do município de Porto Grande, tecendo-se ainda, uma reflexão consistente sobre os principais aspectos que englobam a realidade da elaboração de uma grade curricular para o determinado curso. A análise das percepções e das perspectivas dos primeiros alunos do IFAP foi realizada neste trabalho no intuito de conhecer melhor um pouco da realidade escolar no município de Porto Grande, não sendo um estudo fechado com repostas prontas, mas um passo para pensar a realidade dos sujeitos envolvidos com os aspectos como econômicos, políticos, culturais, religiosos, e principalmente no que concerne ao IFAP campus Porto Grande que está sendo implantado para absorver a demanda educacional da Região.por
dc.description.abstractThrough this work we will focus on the pedagogical and curricular studies for the implementation of the agricultural course in the campus of Porto Grande - Amapá with a specific focus on the agricultural course, with a view to an analysis where one can perceive how the curriculum and pedagogy in the educational scope changes According to time and needs, whether social, political or economic. It is necessary to present a brief history of the state of Amapá and the municipality of Porto Grande, with a succinct approach to its history, creation, and economic potential Of the respective area for implantation, especially that focused on the area of agriculture and livestock. The methodology proposed in this study was based on the following topics: In the methodology of the present work qualitative research was adopted, in a participatory approach. The case study technique was used to allow the study of something unique. In the qualitative research of this work describe on the process of implantation of the Technical Course in Agropecuária at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá. Qualitative research was adopted aiming at the execution of this dissertation, in the first place, through a broad bibliographic reference, which dealt with several themes focused on the field of curriculum development, concepts related to education in the field, as well as information geared to the reality of Agriculture and livestock from Amapá and specifically from the municipality of Porto Grande, and we also make a consistent reflection on the main aspects that encompass the reality of the elaboration of a curricular grid for a given course. The perceptions and perspectives of the first IFAP students, an analysis carried out in this work was a first step to get to know better a little of the school reality in the city of Porto Grande. It is not a closed study with ready and finished answers. But, a step, to think about the reality of the subjects involved with aspects such as economic, political, cultural, religious, and especially with regard to IFAP campus Porto Grande that is being implemented to absorb the educational demand of the Region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-04T18:22:29Z No. of bitstreams: 1 2017 - José Itapuan dos Santos Duarte.pdf: 551218 bytes, checksum: e96df1c95380056bf7fff48be069c0d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-04T18:22:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - José Itapuan dos Santos Duarte.pdf: 551218 bytes, checksum: e96df1c95380056bf7fff48be069c0d8 (MD5) Previous issue date: 2017-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7423/2017%20-%20Jos%c3%a9%20Itapuan%20dos%20Santos%20Duarte.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20958/2017%20-%20Jos%c3%a9%20Itapuan%20dos%20Santos%20Duarte.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27297/2017%20-%20Jos%c3%a9%20Itapuan%20dos%20Santos%20Duarte.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33648/2017%20-%20Jos%c3%a9%20Itapuan%20dos%20Santos%20Duarte.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40074/2017%20-%20Jos%c3%a9%20Itapuan%20dos%20Santos%20Duarte.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46440/2017%20-%20Jos%c3%a9%20Itapuan%20dos%20Santos%20Duarte.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52864/2017%20-%20Jos%c3%a9%20Itapuan%20dos%20Santos%20Duarte.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59290/2017%20-%20Jos%c3%a9%20Itapuan%20dos%20Santos%20Duarte.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983. AMADO, Frederico. Direito ambiental esquematizado. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2012. AMAPÁ. Plano Diretor Participativo do Município de Porto Grande, 2013. ANDRADE, Rosemary Ferreira de. 2005. Malária e migração no Amapá: projeção espacial num contexto de crescimento populacional. Tese de Doutorado apresentada ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, UFPA, Belém – PA. BERGER FILHO, R. L. Educação profissional no Brasil: novos rumos, 1999. BRASIL. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT/MEC/2016. BRASIL. Plano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas, PDE 2007, p. 31. BRASIL. PROPOSTA EM DISCUSSÃO: Políticas Públicas para Formação Profissional e tecnológica, 2004. BRITO, Daguinete Maria Chaves. Conflitos socioambientais na gestão de Unidade de Conservação: o caso da Reserva Biológica do Lago Piratuba/AP. Tese (Doutorado) 375f. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Pará, Belém, 2010. CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional ambiental português e da união europeia. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes; LEITE, José Rubens. Direito constitucional ambiental brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2007. ECHEGARAY, Fabián. Vinte anos depois da ECO-92: qual é o balanço? Disponível em: ˂http:/www.ideiasustentavel.com.br˃. Acesso em 27 set.2014. ECOTUMUCUMAQUE. Estudo de Impacto Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Cachoeira Caldeirão. Macapá – AP, 2011. ECOTUMUCUMAQUE. Estudo de Impacto Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Ferreira Gomes. Macapá – AP, 2009. FERREIRA, Lilian. O que é a Rio+20? Uol, São Paulo - 23/05/2012. Disponível em: ˂http:/noticias.uol.com.br˃. Acesso em 27 set.2014. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Diretoria de Pesquisa – DPE - Coordenação de agropecuária – COAGRO - Confronto da produção dos anos de 2012 e 2013. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. HAESBAERT. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade, 2004. <Disponível em: http:/www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf > acesso em 20/01/2016. LOGICAMBIENTAL<Disponível: http:/www.logicambiental.com.br/ucs/> Acesso em 21/02/2017. KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: doutrina, jurisprudência, glossário. 5.ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. MOREIRA, A. F. B., SILVA. Tomás Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1999. NOVAES, Washington. Agenda 21: Um novo modelo de civilização. Meio Ambiente no Século 21, Rio de Janeiro: Sextante, 2003. SCHIAVONI, Andreza & MARTINELLI, Selma de Cássiai, Percepção de alunos sobre as expectativas do professor acerca do seu desempenho: um estudo comparativo entre alunos com ou sem dificuldades de aprendizagem. Interação em Psicologia, 2005, 9(2), p. 311-319. Disponível em <http:/revistas.ufpr.br/psicologia/article/viewFile/4785/3673> Acesso em: 15/03/2017. SILVA, Maria Aparecida da. Currículo e projeto pedagógico: da impossibilidade de refletir sobre um sem refletir sobre o outro. Disponível em: <˂http:/www.pbh.gov.br> Acesso em 25/01/2015. SILVA, Maria Aparecida da. História do currículo e currículo como construção históricocultural. Disponível em: ˂ http:/www.faced.ufu.br˃. Acesso em 25/03/2013. SILVA, Robson Carlos da. A auto-avaliação como instrumento de conscientização de alunos de curso de especialização lato sensu. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 101-115, 2007. Disponível em <http:/ www.uepg.br/olhardeprofessor>. SOBRAL, FRANCISCO JOSÉ M. Retrospectiva Histórica do ensino agrícola no Brasil, Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, – MEC, p.78-95, 2009. STACCIARINI, J. M. R.; ESPERDIÃO, E. Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem. Revista Latino-Americano de Enfermagem, v. 7 n. 5, p.59-66, 1999. THOMÉ, Romeu. Manual de direito ambiental. 2.ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2012. ZOTTI, Solange Aparecida. O currículo no Brasil Colônia: proposta de uma educação para a elite. Disponível em: ˂http:/periodicos.uesb.br˃. Acesso em 25 mai.2013.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectAgropecuáriapor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEstudos pedagógico e curricular para implantação do curso em agropecuária no campus de Porto Grande - Amapápor
dc.title.alternativePedagogical and curricular studies for implementation of the agricultural course in the campus of Porto Grande - Amapáeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - José Itapuan dos Santos Duarte.pdfDocumento principal535.53 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.