???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2204
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Josélio Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0099725282183725por
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.referee1Mattos, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee3Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.date.accessioned2018-02-27T17:45:16Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.citationRAMOS, Josélio Rodrigues. Práticas educativas da Matemática e os impactos ambientais no sistema agroflorestal de um campus do Instituto Federal do Pará. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2204-
dc.description.resumoA agricultura é uma das atividades que mais tem impactado o meio ambiente nos dias atuais. Produzir alimentos de forma que reduza o impacto causado a natureza é um desafio a ser superado. O sistema agroflorestal, é uma alternativa de produção agrícola associada ao cultivo de árvores que reduzem a devastação da natureza. Através desta pesquisa, foram estudadas possibilidades de minimizar os impactos ambientais na agricultura, a partir do uso do conhecimento matemático. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, consistiu inicialmente na aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas a dez docentes e vinte discentes de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Pará, Campus Rural de Marabá. Durante o desenvolvimento da pesquisa várias práticas educativas foram realizadas; nessas atividades os estudantes participavam ativamente e ao final foi reavaliada a ação e a sua importância no contexto agrícola, procurando sempre possibilitar que os envolvidos percebessem a importância dos conhecimentos construídos na escola nos afazeres do cotidiano. O objetivo foi investigar a visão de ambos em relação a importância de práticas educativas, desenvolvidas no contexto agrícola, e o uso dos conhecimentos matemáticos para a redução dos danos causados à natureza, em particular ao sistema agroflorestal. Os resultados apontam para a importância dos conteúdos de matemática, articulado com as demais áreas do currículo, na busca de alternativas que reduzam os impactos ambientais na atividade agrícola.por
dc.description.abstractAgriculture is one of the activities that has impacted the environment more current day; Producing food in ways that reduce the impact of nature is a challenge to be overcome. The agroforestry system is an alternative of agricultural production associated to the cultivation of trees that reduce the devastation of nature. Through this research, possibilities of minimizing environmental impacts in agriculture were studied, based on the use of mathematical knowledge. This research has a qualitative approach, initially consisted of the application of questionnaires with open and closed questions to ten teachers and twenty students of a Technical Course in Agropecuária Integrated to High School in Pará Federal Institute of Education, Science and Technology, Marabá Rural Campus. During the development of the research several educational practices were carried out; In these activities, the students participated actively and in the end the action and its importance in the agricultural context was reassessed, always trying to enable those involved to perceive the importance of the knowledge built in the school in the daily activities. The objective was to investigate the view of both regarding the importance of educational practices developed in the agricultural context and the use of mathematical knowledge to reduce the damage caused to nature, particularly the agroforestry system. The results point to the importance of mathematics contents, articulated with the other areas of the curriculum, in the search for alternatives that reduce the environmental impacts on agricultural activity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-02-27T17:45:04Z No. of bitstreams: 1 2017 - Josélio Rodrigues Ramos.pdf: 3173266 bytes, checksum: 01a74160ed6c5964165f996d2c5b2d03 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T17:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Josélio Rodrigues Ramos.pdf: 3173266 bytes, checksum: 01a74160ed6c5964165f996d2c5b2d03 (MD5) Previous issue date: 2017-06-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7462/2017%20-%20Jos%c3%a9lio%20Rodrigues%20Ramos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20768/2017%20-%20Jos%c3%a9lio%20Rodrigues%20Ramos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27143/2017%20-%20Jos%c3%a9lio%20Rodrigues%20Ramos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33504/2017%20-%20Jos%c3%a9lio%20Rodrigues%20Ramos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39944/2017%20-%20Jos%c3%a9lio%20Rodrigues%20Ramos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46280/2017%20-%20Jos%c3%a9lio%20Rodrigues%20Ramos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52704/2017%20-%20Jos%c3%a9lio%20Rodrigues%20Ramos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59152/2017%20-%20Jos%c3%a9lio%20Rodrigues%20Ramos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012. ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica. Por uma Educação do Campo. 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2009. BENJAMIN, César. CALDART, Roseli Salete. Projeto popular e escolas do campo – Coleção por uma Educação Básica do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo. Brasília, 2000. BRANGANÇA, Bruno et al. Práticas Educativas e Ambientes de Aprendizagem Escolar: relato de três experiências. 2008. BRASIL. Parametros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental Brasília, 1997. BRITO, Degildo Roque de; MATTOS, José Roberto Linhares de. Saberes Matemáticos de Agricultores. In: MATTOS, J.R.L. (org.). Etnomátemática: Saberes do campo. Curitiba: CRV, 2016. D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática da Teoria à Prática. 23. Ed. Campinas, SP. Papirus, 2012. D´AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. 4. Ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2011. DEMO, Pedro. Educação e Desenvolvimento. (Coleção Papirus educação). 2. ed. Campinas São Paulo: Papirus. 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra,1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.13.ed. Rio de Janeiro: Paz e terra,1983. IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Rural de Marabá. Projeto Político Pedagógico. Marabá: IFPA, 2010. IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Rural de Marabá. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Marabá: IFPA, 2014. KNIJNIK, Gelsa. et. all. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. MATTOS, José Roberto Linhares de. Educação comunitária e cálculo mental em atividades cotidianas. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. XIV CIAEM, 2015. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2001. GIMENO SACRISTÁN, Jose. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 2. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 6. Ed. São Paulo: Cultura acadêmica, 2013.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvironmental Impactseng
dc.subjectAgroforestry Systemeng
dc.subjectMathematical Knowledgeeng
dc.subjectImpactos ambientaispor
dc.subjectSistema Agroflorestalpor
dc.subjectConhecimento Matemáticopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titlePráticas educativas da Matemática e os impactos ambientais no sistema agroflorestal de um campus do Instituto Federal do Parápor
dc.title.alternativeEducational practices of Mathematics and environmental impacts on the agroforestry system of a campus of the Federal Institute of Paráeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Josélio Rodrigues Ramos.pdfDocumento principal3.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.