???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2170
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O papel do Instituto Federal do Amazonas no processo socioeducacional na Região do Alto Solimões
Other Titles: The role of the Federal Institute of Amazonas in the social and educational process in the Alto Solimões region
???metadata.dc.creator???: Mafra, Wankmar Carvalho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Rosa Cristina
First advisor-co: Guimarães, Fabiano Waldez Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Guimarães, Fabiano Waldez Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ponciano, Nilton Paulo
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Amazonas (IFAM Campus Tabatinga-AM), tendo como objetivo investigar, sob as perspectivas de seus estudantes egressos, a contribuição do mesmo para o desenvolvimento socioeducacional local e regional, e investigar quais foram as reais contribuições na vida de seus egressos. Tal pesquisa contou com um universo de 179 (cento e setenta e nove) estudantes egressos dos cursos técnicos de nível médio integrado e concomitante, os quais responderam ao instrumento de pesquisa formado por perguntas fechadas e semiabertas, subdivididas e três grupos distintos de questão: i) perfil do estudante egresso. ii) nível de satisfação de acordo com a percepção do estudante egresso e iii) percepção do estudante egresso acerca da contribuição do IFAM na sua formação. O arcabouço metodológico incluiu pesquisas empíricas realizadas entre estudantes egressos de Institutos Federais (como os apresentados no PPGEA), bem como a literatura a respeito de pesquisas com estudantes egressos de instituições educacionais. Como resultado a pesquisa mostrou que o IFAM Campus Tabatinga tem ofertado uma formação diferenciada no Município, no qual está implantado, em decorrência da soma de diversos fatores como: uma boa infraestrutura; um quadro de profissionais muito bem qualificados; diversidade em ambientes educacionais e acima de tudo uma atenção diferenciada com o seu público. Nesse sentido a pesquisa concluiu que o IFAM Campus Tabatinga tem atendido inicialmente às expectativas de educação de ensino médio e técnico local, com uma pequena ênfase para o desenvolvimento mesorregional do Alto Solimões contribuindo de maneira efetiva no processo de desenvolvimento educacional, humano e social local.
Abstract: This research was conducted in the Federal Amazon Institute (IFAM Campus Tabatinga-AM), and to investigate, on the prospects of its graduates students, its contribution to the local and regional social and educational development, and investigate what the real contributions were in life of its graduates. This research was a universe of 179 (one hundred and seventy nine) students graduating from technical courses integrated and concomitant average level, which responded to the survey instrument comprised of closed and semi-open questions, subdivided and three groups of question: i) graduate student profile. ii) level of satisfaction according to the perception of graduate student and iii) perception of graduate student about the IFAM's contribution in their training. The methodological framework included empirical research conducted among students graduating from Federal Institutes (as shown in PPGEA) as well as the literature research with students graduating from educational institutions. As a result of the survey showed that the IFAM Tabatinga Campus has offered a differentiated training in the municipality, which is deployed as a result of the sum of several factors: a good infrastructure; a staff of well qualified professionals; diversity in educational environments and above all a special attention to your audience. In this sense the research concluded that the IFAM Campus Tabatinga has initially attended the high school education expectations and local technical, with a little emphasis on the mesorregional development of Alto Solimões contributing effectively in the process of educational development, human and social location.
Keywords: Professional education
graduates
IFAM Campus Tabatinga
social and educational development
Educação Profissional
Egressos
IFAM Campus Tabatinga
Desenvolvimento socioeducacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MAFRA, Wankmar Carvalho. O papel do Instituto Federal do Amazonas no processo socioeducacional na Região do Alto Solimões. 2016. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2170
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Wankmar Carvalho Mafra.pdfDocumento principal1.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.