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dc.creatorMafra, Wankmar Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0557920949184261por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.advisor-co1Guimarães, Fabiano Waldez Silva-
dc.contributor.referee1Guimarães, Fabiano Waldez Silva-
dc.contributor.referee2Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee3Ponciano, Nilton Paulo-
dc.date.accessioned2017-11-09T18:40:57Z-
dc.date.issued2016-06-30-
dc.identifier.citationMAFRA, Wankmar Carvalho. O papel do Instituto Federal do Amazonas no processo socioeducacional na Região do Alto Solimões. 2016. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2170-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Amazonas (IFAM Campus Tabatinga-AM), tendo como objetivo investigar, sob as perspectivas de seus estudantes egressos, a contribuição do mesmo para o desenvolvimento socioeducacional local e regional, e investigar quais foram as reais contribuições na vida de seus egressos. Tal pesquisa contou com um universo de 179 (cento e setenta e nove) estudantes egressos dos cursos técnicos de nível médio integrado e concomitante, os quais responderam ao instrumento de pesquisa formado por perguntas fechadas e semiabertas, subdivididas e três grupos distintos de questão: i) perfil do estudante egresso. ii) nível de satisfação de acordo com a percepção do estudante egresso e iii) percepção do estudante egresso acerca da contribuição do IFAM na sua formação. O arcabouço metodológico incluiu pesquisas empíricas realizadas entre estudantes egressos de Institutos Federais (como os apresentados no PPGEA), bem como a literatura a respeito de pesquisas com estudantes egressos de instituições educacionais. Como resultado a pesquisa mostrou que o IFAM Campus Tabatinga tem ofertado uma formação diferenciada no Município, no qual está implantado, em decorrência da soma de diversos fatores como: uma boa infraestrutura; um quadro de profissionais muito bem qualificados; diversidade em ambientes educacionais e acima de tudo uma atenção diferenciada com o seu público. Nesse sentido a pesquisa concluiu que o IFAM Campus Tabatinga tem atendido inicialmente às expectativas de educação de ensino médio e técnico local, com uma pequena ênfase para o desenvolvimento mesorregional do Alto Solimões contribuindo de maneira efetiva no processo de desenvolvimento educacional, humano e social local.por
dc.description.abstractThis research was conducted in the Federal Amazon Institute (IFAM Campus Tabatinga-AM), and to investigate, on the prospects of its graduates students, its contribution to the local and regional social and educational development, and investigate what the real contributions were in life of its graduates. This research was a universe of 179 (one hundred and seventy nine) students graduating from technical courses integrated and concomitant average level, which responded to the survey instrument comprised of closed and semi-open questions, subdivided and three groups of question: i) graduate student profile. ii) level of satisfaction according to the perception of graduate student and iii) perception of graduate student about the IFAM's contribution in their training. The methodological framework included empirical research conducted among students graduating from Federal Institutes (as shown in PPGEA) as well as the literature research with students graduating from educational institutions. As a result of the survey showed that the IFAM Tabatinga Campus has offered a differentiated training in the municipality, which is deployed as a result of the sum of several factors: a good infrastructure; a staff of well qualified professionals; diversity in educational environments and above all a special attention to your audience. In this sense the research concluded that the IFAM Campus Tabatinga has initially attended the high school education expectations and local technical, with a little emphasis on the mesorregional development of Alto Solimões contributing effectively in the process of educational development, human and social location.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-11-09T18:40:57Z No. of bitstreams: 1 2016 - Wankmar Carvalho Mafra.pdf: 1462114 bytes, checksum: f1a18d30dbcf4746929cbc0d08a664ee (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T18:40:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Wankmar Carvalho Mafra.pdf: 1462114 bytes, checksum: f1a18d30dbcf4746929cbc0d08a664ee (MD5) Previous issue date: 2016-06-30eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALENCAR, E., GOMES, M.A.O. Metodologia da Pesquisa Social. Lavras: UFLA/FAEPE, 1998. ALVES, M. Como escrever teses e monografias. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Campos, 2003. ARAÚJO, Francisco Edinaldo Feitosa. Diagnóstico das Ações dos Egressos da EAFC na Atividade Suinícola nos Assentamentos Rurais do Nordeste Paraense. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2012. 69p. Disponível em <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/files/2015/09/Francisco-Edinaldo-Feitosa- Araujo.pdf >. Acesso em: 01 de Jul. 2015. BOMFIM, Alberto Alciole. A trajetória profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária da EAF de São Cristóvão-SE. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008. 59p. Disponível em <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/files/2015/05/Alberto-Aciole- Bomfim.pdf>. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectgraduateseng
dc.subjectIFAM Campus Tabatingaeng
dc.subjectsocial and educational developmenteng
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectIFAM Campus Tabatingapor
dc.subjectDesenvolvimento socioeducacionalpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO papel do Instituto Federal do Amazonas no processo socioeducacional na Região do Alto Solimõespor
dc.title.alternativeThe role of the Federal Institute of Amazonas in the social and educational process in the Alto Solimões regioneng
dc.typeDissertaçãopor
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