???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNeves, Nícolas Andretti de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1830435033188744por
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor-co1Guimarães, Fabiano Waldez Silva-
dc.contributor.referee1Stefanuto, Vanderlei Antônio-
dc.contributor.referee2Pereira, Jorge Luiz de Góes-
dc.date.accessioned2017-10-17T18:11:24Z-
dc.date.issued2016-06-28-
dc.identifier.citationNEVES, Nícolas Andretti de Souza. O ensino da Economia através do estudo da cadeia produtiva do artesanato de Bio e Eco jóias no município de Tabatinga, no Amazonas. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2100-
dc.description.resumoA Economia, tão presente em atividades absolutamente corriqueiras, na antiguidade já era objeto de estudo de grandes nomes da Filosofia, como Aristóteles e Platão. No entanto, hoje o que vemos é uma carência evidente de uma orientação acerca da economia de uma forma ampla, enquanto ciência que é, e específica, quando envolvida com todos os aspectos pertinentes à vida do homem contemporâneo, a saber as relações de trabalho, de produção e principalmente no processo de educação. Ainda é possível perceber uma distância entre grande parte da população daquilo que sejam os conceitos mais básicos sobre economia. Há uma resistência, muitas vezes carregada de mitos, a que se busque compreender o que realmente é a Economia. No Brasil, o ensino da Economia no ensino médio ainda é o processo que caminha a passos muito curtos. A iniciativa ainda é tímida e enfrenta resistência, especialmente nas instituições de ensino privado. E nas instituições públicas a Economia está presente principalmente nos cursos técnico-profissionalizante. Há que se perceber que mesmo os menores grupos sociais precisam reconhecer a ciência que lhes permite as relações efetivas de ganho, de lucro em cima de suas produções, sejam elas básicas, voltadas para a agricultura, pecuária, dentro de um aspecto bastante familiar, ou ainda da produção, por exemplo, do artesanato. Já é possível ver que os cursos do IFAM, ao longo de sua trajetória, tem buscado inserir mecanismos que abram espaço para o aprender, conhecer e praticar. E nesse contexto, surge, na grade curricular de seus cursos, as disciplinas diretamente ligadas à Economia. Já é possível levar às comunidades do Alto Solimões, por exemplo, o apoio necessário para que o povo que desde muito vive da pesca, da produção do artesanato, fruto dos frutos daquela região possa desenvolver sua arte, seu trabalho, ciente de que ele está inserido num processo econômico, viabilizando um crescimento notório, visto que não está apenas relacionado ao empírico, mas traz em seu bojo a ciência Economia, como fonte dos saberes necessários para que se pense e repense meios de produção, formas de produzir, estratégias de venda e ampliação de todo e qualquer negócio que torne real aquilo que se ensina na sala de aula dos cursos técnicos oferecidos pelo IFAM. Nesse sentido, o ensino da economia na cadeia produtiva do artesanato de bio e eco joia no município de Tabatinga-AM, permite um acompanhamento desta atividade criativa e suas etapas, que aproveita os recursos naturais de forma sustentável, disponibilizados na floresta, em conjunto com insumos e ferramentas que auxiliam a produtividade do artesão e que lhe geram renda. Assim, este trabalho teve como objetivo alcançado avaliar a aprendizagem dos conceitos de Economia na formação dos discentes do curso Técnico de Nível Médio em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga, através dos conteúdos da Teoria da Produção, Custos de Produção e Maximização do Lucros, no estudo participativo da cadeia produtiva do artesanato na região do Alto Solimões, especificamente em Tabatinga-AM.por
dc.description.abstractThe economy, as present in absolutely ordinary activities in antiquity was already studied by the great names of philosophy, as Aristotle and Plato. However, today we see is an obvious lack of guidance about the economy in a comprehensive way, as a science that is specific and, when engaged with all relevant aspects of the life of modern man, namely labor relations, production and especially in the education process. You can still see a gap between large population of what are the most basic concepts of economics. There is a resistance, often laden with myths, to which seeks to understand what really is the economy. In Brazil, the teaching of economics in high school is still in the process hiking very short steps. The initiative is still timid and faces resistance, especially in private educational institutions. And in public institutions Economy is present mainly in technical and vocational courses. One must realize that even the smallest social groups need to recognize the science that allows them the effective relations gain, profit upon their productions, whether basic, dedicated to agriculture, livestock, within a familiar aspect, or still in production, for example, crafts. It is possible to see that the IFAM courses, throughout its history, has sought to insert mechanisms to make space to learn, know and practice. And in this context, it appears in the curriculum of their courses, subjects directly related to economics. It is possible to bring to the Alto Solimões communities, for example, the necessary support so that the people who had long lives fishing, handicraft production, fruit of the fruits of the region to develop their art, their work, knowing that he is inserted in an economic process, enabling a marked growth, since it is not only related to the empirical, but brings with it science Economics, as a source of knowledge necessary to make you think and rethink the means of production, ways of producing, selling strategies and expansion of any business that makes real what is taught in the classroom of technical courses offered by IFAM. In this sense, the teaching of economics in the production chain bio handicraft and jewelry echo in Tabatinga-AM district, allows monitoring of this creative activity and its stages, which takes advantage of the natural resources sustainably, available in the forest, together with inputs and tools to help artisan productivity and generate you income. This work aimed to achieved assess learning of economics concepts in the formation of the course students Medium Level Technical Administration of the Federal Institute of Education, Amazon Science and Technology - Campus Tabatinga, through the Theory of Production content, Production and Maximizing Profits costs in the participative study of the handicraft production chain in the upper Amazon, specifically in Tabatinga-AMeng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-17T18:11:24Z No. of bitstreams: 1 2016 - Nícolas Andretti de Souza Neves.pdf: 3040016 bytes, checksum: 3600f05656878beafe9a7cf3690b764f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-17T18:11:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Nícolas Andretti de Souza Neves.pdf: 3040016 bytes, checksum: 3600f05656878beafe9a7cf3690b764f (MD5) Previous issue date: 2016-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7431/2016%20-%20N%c3%adcolas%20Andretti%20de%20Souza%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21038/2016%20-%20N%c3%adcolas%20Andretti%20de%20Souza%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27307/2016%20-%20N%c3%adcolas%20Andretti%20de%20Souza%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33720/2016%20-%20N%c3%adcolas%20Andretti%20de%20Souza%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40146/2016%20-%20N%c3%adcolas%20Andretti%20de%20Souza%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46508/2016%20-%20N%c3%adcolas%20Andretti%20de%20Souza%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52928/2016%20-%20N%c3%adcolas%20Andretti%20de%20Souza%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53938/2016%20-%20N%c3%adcolas%20Andretti%20de%20Souza%20Neves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANTONIONI, Peter; FLYNN, Sean Masaki. Economia para leigos. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012. ARTUR, Helena Isabel Pereira Faria. O ensino a dois na disciplina de Economia numa turma do 11.º ano. Disponível em:<http://repositorio.ul.pt/handle/10451/8393> Acesso em: 8 abr. 2016. ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE TABATINGA. Tabatinga. Ata de Assembléia de Fundação da Associação dos Artesãos de Tabatinga – ARTETABA realizada no dia 10 de setembro de 2005. p. 1. BASTOS, Fernando. A importância das Aulas de Campo. O Povo. Fortaleza, 6 mar. 2012. Disponível em: <http://www.opovo.com.br/app/colunas>. Acesso em: 8 abr. 2016. BALIAN, José Eduardo Amato. et al. Uma investigação sobre a natureza e causa da riqueza das nações e a nova economia. Ed. rev. São Paulo: Hemus, 2011. BERENBLUM, Andrea; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira e. Educação: Diálogos do Cotidiano. Seropédica: Outras Letras, 2011. BRASIL Handcraft. Disponível em:< http://www.brazilhandicraft.org.br/>. Acesso em: 8 abr. 2016. CARDOSO, Univaldo Coelho; CARNEIRO, Vânia Lúcia Nogueira; RODRIGUES, Édna Rabêlo Quirino. APL: arranjo produtivo local. Brasília : Sebrae, 2014. CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Disponível em:<http://neeviaPDF.com. Acesso em: 9 abr. 2016. CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; BATISTÃO, Marci. Educação profissional integrada ao ensino médio no Paraná: limites e possibilidades EpiemP:lp. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 25, n.49/ p. 253-267. mai./ago. 2015. DANTAS, Fernando Santos. Fundamentos de Administração e Economia: para técnicos. Florianópolis: VisualBooks, 2003. DINIZ, Marcelo Bentes; DINIZ, Márcia Jucá Teixeira. Arranjo produtivo do artesanato na Região Metropolitana de Belém: uma caracterização empírica. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 10, n. 2, p. 173-208, dez. 2007. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. DUARTE, Jackeline Rodrigues. Centro de Treinamento Profissional do Alto Solimões - Amazonas. Relatório de Estágio Supervisionado. Tabatinga: CTPSOL, 2015. Relatório. ECONOMIA Solidária marca presença na Copa do Mundo 2014. Jornal Unisol Brasil. São Paulo, mai. 2014. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 4.ed. ver. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. FORTINO, Carla. O Livro da Economia. São Paulo: Globo, 2013. ______. O Livro dos Negócios. São Paulo: Globo Livros, 2014. GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010. https://www.google.com.br/maps/@-4.2263982,-69.9388381,791m/data=!3m1!1e3 GONÇALVES, Carlos Eduardo S; GIOVANNETTI, Bruno. Economia na palma da mão. São Paulo: Benvirá, 2015. HENNA, Patrícia. HENNA ARTE PARA USAR. Biojóias henna arte taba. São Paulo, 2015. Catálogo. HISTÓRICO do IFAM. Disponível em:<http://www2.ifam.edu.br/instituicao/historia-doifam>. Acesso em: 21 dez. 2015. HUNTER, M. John. Sobre o Ensino de Economia no Brasil. Revista Brasileira de Economia. Rio de Janeiro, v.22, n.3, p. 73-88, 1968. IFAM – CAMPUS TABATINGA. Coordenação Geral de Assistência ao Educando. Ata de Conselho de Classe. Tabatinga, 2015. INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/cartograma/mapa.php?lang=&coduf=13&codmun=130406&idtem a=117&codv=V20&search=amazonas|tabatinga|sintese-das-informacoes-2012>. Acesso em: 8 abr. 2016. INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em:< http://ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#economia>. Acesso em: 8 abr. 2016. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Plano de Curso Técnico em Administração Integrado. Tabatinga: 2013. JÚNIOR, Severino Domingos da Silva; COSTA, Francisco José. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia. São Paulo, v.15, out. 2014. Disponível em: <http://www.revistapmkt.com.br/Portals/9/Volumes/15/1>. Acesso em:30 abr.2016. LEÃO, Maria Cristina Saboia dos Santos. Organização dos grupos sociais envolvidos com o processo de produção do artesanato da biojóia no estado do Amapá. Macapá: UNIFAP, 2010. LEITE, Adriana Cristina Souza; SILVA, Pollyana Alves Borges. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewfile/98/147>. Acesso em: 08 abr. 2016. LLAURADÓ, Oriol. Escala de Likert: o que é e como utilizá-la. Disponível em: <http://www.netquest.com/blog/br/escala-likert/>. Acesso em: 30 arb. 2016. MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 11.ed. São Paulo: Atlas, 2015. MELO, Elda Silva do Nascimento. et al. A formação de licenciados em matemática do IFCE: entre habitus e representações sociais. Trabalho apresentado ao 5. Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, Maceió, 2010. MENDES, Judas Tadeu Grassi. Economia: fundamentos e aplicações. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR – MDIC. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/sitio/>. Acesso em: 18 nov. 2014. MOCHÓN, Francisco. Princípios de Economia. São Paulo: Perason Prentice Hall, 2007. MONTELLA, Maura. Economia: passo a passo. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. NÚCLEO ESTADUAL DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. Plano de Desenvolvimento Preliminar - APL de Artesanato. Manaus, 2008. NÚCLEO ESTADUAL DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL ARTESANATO DO ALTO SOLIMÕES. Manaus, 2014. OLIVEIRA, Olganeth Moreira de. Espécies botânicas utilizadas no artesanato comercializado na cidade de Altamira-PA. Biota Amazônia Open Journal Sistem. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v4n4p1-5>. Acesso em: 19 mar. 2016. O’SULLIVAN, Arthur; SHEFFRIN, Steven; NISHIJIMA, Marislei. Introdução à economia: princípios e ferramentas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. PASSOS, Carlos Roberto Martins; NOGAMI, Otto. Princípios de economia. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. PEREIRA, Isabel Brasil. INTERDISCIPLINARIDADE. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/int.html>. Acesso em: 8 abr. 2016. PEREIRA, Luis Carlos Bresser. Economia e Administração: mercado e poder. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, n. 19, p. 39-43, out./dez. 1979. PIMENTEL, Nilson. Arranjos Produtivos Locais – aplicação no Estado do Amazonas. Disponível em:<https://issuu.com/revistatec/docs/revista_tec_ed04>. Acesso em: 19 jun. 2015. PORTAL BRASIL. Artesanato contribui com desenvolvimento do turismo no País. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/turismo/2015/03/artesanato-contribui-com-odesenvolvimento- do-turismo-no-pais>. Acesso em: 8 abr. 2016. PORTAL AMAZÔNIA. Artesanato no Amazonas. Disponível em: <http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=724>. Acesso em: 8 abr. 2016. PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO. Base conceitual do artesanato brasileiro. Brasília: MDIC, 2012. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2011. SAES, Flávio Azevedo Marques; CYTRYNOWICZ, Roney. O ensino de economia e as origens da profissão de economistas no Brasil. Disponível em:<locus.ufjf.emnuvens.com.br/locus/article/view/2349>. Acesso em: 19 jun. 2015. SANDRONI, Paulo. Novo Dicionário de Economia. 6.ed. São Paulo: Best Seller, 1994. SALEMI, Victoria. O ensino de Economia nas escolas brasileiras. J.Press. Disponível em:<http://jpress.jornalismojunior.com.br/2014/03/ensino-economia-escolas-brasileiras/>. Acesso em: 20 nov. 2014. SCHENINI, Paulo Henrique; MATESCO, Virene Roxo. Economia para não-economistas: princípios básicos de economia para profissionais em mercados competitivos. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2005. SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO AMAZONAS. Amazonas: Cultural Icnográfica. Manaus: Norte Editorial, 2007. ______. Como elaborar um Plano de Negócios. Brasília, 2007. Catálogo. ______. Censo empresarial Tabatinga 2010. Manaus, 2011. ______. Mercado de Biojoias. Disponível em:<www.sebrae2014.com.br>. Acesso em: 12 abr. 2016. SILVA, Antonio Walmir Fiock da. Economia para iniciantes. Belém: UNAMA, 2000. SILVA, Renata Ferreira da. Importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem. Portal Educação, 2013. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia>. Acesso em: 8 abr. 2016. SILVA, Roseli. Economia no Ensino Médio. Disponível em: <https://roselisilva.wordpress.com/2010/06/03/economia-no-ensino-medio/>. Acesso em: 19 jun. 2015. SINGER, Paul. Aprender Economia. 24. ed. São Paulo: Contexto, 2006. SOUZA, Lara Bruna Brito Castro de. Prática Interdisciplinar na Construção da Aprendizagem: Estudo de caso usando o método de projeto como instrumento pedagógico aplicado na produção de um suco de cana pasteurizado. Seropédica: UFRRJ, 2012. SOUZA, João Batista Meneguelli de. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Alternativa metodológica para mobilizar e habilidades no ensino do Custo de Produção Agroindustrial no Instituto Federal do Espirito Santo – Campus de Alegre. Seropédica: UFRRJ, 2011. VASCONCELOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2008. VASCONCELOS, Marco Antonio Sandoval de; TONETO JUNIOR, Rudinei; SAKURAI, Sérgio Naruhiko. Economia Fácil. São Paulo: Saraiva, 2015. VIANA, Virgílio. As florestas e o desENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL na Amazônia. 2.ed. Manaus: Valer, 2007. VISITA para se aproximar do Amazonas. Jornal Unisol Brasil. São Paulo, mai. 2014. ZIMMERMANN, Francisco José P. Estatística aplicada à pesquisa agrícola. Santo Antônio de Goiás: Embrapa, 2004.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomic Scienceeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectProductioneng
dc.subjectCiência Econômicapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProduçãopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO ensino da Economia através do estudo da cadeia produtiva do artesanato de Bio e Eco jóias no município de Tabatinga, no Amazonaspor
dc.title.alternativeThe teaching of economics by studying the production chain Bio handicraft and Eco jewelry in the city of Tabatinga, in Amazonaseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Nícolas Andretti de Souza Neves.pdfDocumento principal2.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.