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dc.creatorOliveira, Jose Marcelo Velloso de-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Aline Mauricio-
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio-
dc.contributor.referee2Forte, Vinícius Leal do-
dc.contributor.referee3Esquincalha, Agnaldo da Conceição-
dc.date.accessioned2017-10-03T19:18:17Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jose Marcelo Velloso de. Criação de aplicativo para dispositivos móveis e sua utilização como recurso didático em aulas de Geometria Analítica. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2071-
dc.description.resumoExistem diversos fatores que dificultam o desenvolvimento do trabalho dos professores de matemática na educação básica. Dentre eles, está o uso inapropriado dos smartphones/ tablets por discentes, em meio às atividades acadêmicas. Estes aparelhos móveis, por suas variedades de preços, estão disponíveis para todos os públicos, de modo que estão presentes em quase todos os momentos do dia. Os smartphones/ tablets atuais dispõem de milhares de aplicativos para as mais diversas utilizações, independente do sistema operacional que utilizam. Por outro lado, no campo educacional, aparelhos como estes ainda não fazem parte da rotina de sala de aula de forma produtiva; ao contrário, são elementos de distração para os discentes. Em uma tentativa de aproveitar esse recurso como ferramenta pedagógica para o ensino de matemática, aproveitando a presença dos equipamentos dos alunos nas aulas, surgiu a proposta de criação e de uso de um aplicativo, denominado AGA, o qual funciona no sistema operacional Android, para utilização em aulas que abordassem tópicos preliminares de Geometria Analítica, tais como marcação de pontos no plano cartesiano e distância entre pontos no plano. Vale destacar que, dentre os sistemas operacionais disponíveis, o Android domina o mercado de smartphones/ tablets. A construção do aplicativo para esta pesquisa foi desenvolvida através de um ambiente de desenvolvimento integrado do MIT (Massachussetts Institute of Tecnology). Trata-se de uma forma simples e interativa de se construir aplicativos para dispositivos móveis de sistema operacional Android. A utilização do aplicativo em aulas de Matemática ocorreu em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede estadual, localizada do município de Seropédica. Para efeitos de avaliação da experiência, foram aplicados, na turma pesquisada, testes antes e depois das atividades, abordando o conteúdo trabalhado e a motivação para estudar matemática. Tais testes permitiram as análises do impacto do trabalho desenvolvido na turma e da eficácia da construção e utilização do AGA.por
dc.description.abstractThere are several factors that hinder the work development of mathematics teachers in basic education. Among them is the inappropriate use of smartphones / tablets for students, among the academic activities. These mobile devices, for their variety of prices are available for everyone, and because of that they are present in almost all parts of the day. Smartphones / tablets today have thousands of applications for many different uses, no matter the operational system they use. On the other hand, in the educational field, these devices are not yet part of the classroom routine productively; on the opposite, are elements of distraction to the students. In an attempt to take advantage of this feature as a pedagogical tool for the teaching of math, taking advantage of the presence of the students equipments in classes, came the proposal to create and use an application called AGA, which runs on the Android operating system, for the use in classes that addressed primary topics of analytic geometry, such as marking points in the Cartesian point and distance between points on the plane. It is important to highlight that among the available operating systems, Android dominates the smartphone / tablet market. The building application for this research was developed through an integrated development environment MIT (Massachusetts Institute of Technology). It is a simple and interactive way to build applications for the Android operating system for mobile devices. The use of the application in mathematics lessons took place in a class of the third year of high school in a state school, located in Seropédica City. For the assessment of the experiment, they were applied in the research group, tests before and after the activities, addressing the working content and motivation to study mathematics. Such tests allowed the analysis of the impact of the work developed in class and efficiency of the construction and use of the AGA.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-03T19:18:17Z No. of bitstreams: 1 2016 - José Marcelo Velloso de Oliveira.pdf: 4277827 bytes, checksum: 283210b4b641db9ae05f5439a98b2dfc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T19:18:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - José Marcelo Velloso de Oliveira.pdf: 4277827 bytes, checksum: 283210b4b641db9ae05f5439a98b2dfc (MD5) Previous issue date: 2016-08-03eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesADOBE. About Flash Builder. Disponível em: <http://www.adobe.com/br/products/flash-builder.html>. Acesso em: 17 mar. 2016. APPINVENTOR. About Us. Disponível em: <http://appinventor.mit.edu/explore/about-us.html>. Acesso em: 17 mar. 2016. BARBOSA, M.A. Desenvolvendo aplicativos para dispositivos móveis através do MIT App Inventor 2 nas aulas de matemática. 2016. 141 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, 2016. BAIRRAL, M.A.; SILVA, M. A. da. Instrumentação do Ensino da Geometria. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. CASTILHO, R.C. O estudo da função afim através de experimentos na cinemática: uma experiência interdisciplinar. 2015. 93 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT), Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015. GOMES, T.C.S.; MELO, J.C.B de. Lógica de Programação: iniciação lúdica com App inventor for Android. Revista da Escola Regional de Informática de Pernambuco, Garanhuns, PE, v. 2, n. 2, p. 155-161, 2013. Disponível em: <http://www.journals.ufrpe.br/index.php/eripe/article/view/378/312>. Acesso em: 19 nov. 2016. GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. 2007. 194 p. Tese (Doutorado), Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. n. 8, p. 58-71, maio/ago. 1998. MORAN, J. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2013. MOURA, F. A. D de. O design instrucional de um aplicativo M-learning à Educação Matemática: focando o desenvolvimento de atividades referentes a funções trigonométricas com tecnologias móveis. 2014. 169 p. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, 2014. PYTHON SOFTWARE FUNDATION. Welcome to Python. Disponível em: <https://www.python.org/> . Acesso em: 17 mar. 2016. PRETTO, N.L. Uma dobra no tempo: um memorial (quase) acadêmico. Salvador: Editus, 2015. SEEDUC, Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Currículo Mínimo. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=759820>. Acesso em: 17 mar. 2016. UNESCO. O futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. 64 p. Brasília: UNESCO, 2014. Disponível em: <unesdoc.unesco.org/images/0022/002280/228074POR.pdf> Acesso em: 10 ago. 2016. VENTURA, M; CARLOMAGNO, T. Prática de Ensino 2 para Licenciatura. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2006. VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnalytic Geometryeng
dc.subjectAndroideng
dc.subjectappeng
dc.subjectGeometria Analíticapor
dc.subjectAndroidpor
dc.subjectaplicativopor
dc.subjectsmartphones e tabletspor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleCriação de aplicativo para dispositivos móveis e sua utilização como recurso didático em aulas de Geometria Analíticapor
dc.title.alternativeApplication creation for mobile and its use as a didactic rResource in Analytic Geometry classeseng
dc.typeDissertaçãopor
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