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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A modalidade PROEJA e a formação profissional do indígena Tikuna: Uma análise metodológica do ensino
Other Titles: The modality PROEJA and professional training of the indigenous Tikuna: A methodological analysis of education
???metadata.dc.creator???: Costa, Cinara dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Ramofly Bicalho dos
First advisor-co: Abbonizio, Aline
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Ramofly Bicalho dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ponciano, Nilton Paulo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa analisa as dificuldades metodológicas do ensino enfrentadas pelos docentes e discentes do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma Integrada, Modalidade EJA/PROEJA - Indígena do Instituto Federal de Educação do Amazonas – Campus Tabatinga. Aborda questões sobre a contextualização histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no país e do Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Outra questão abordada nesta pesquisa é a Educação Escolar Indígena, vista como um direito, uma conquista. A partir da experiência da autora como coordenadora pedagógica no período 2013/2015, foi possível, por intermédio de relatos de professores nas reuniões pedagógicas, perceber dificuldades metodológicas no trabalho docente diante do desafio em ministrar aulas na modalidade Proeja. Outro desafio apontado por eles foi de mediar o conhecimento com alunos indígenas. Afinal, a oferta desse curso foi com matrícula exclusiva para indígenas e, muitos falavam e compreendiam o português com dificuldade, pois a língua materna predominava. Esta pesquisa tem por objetivo examinar a trajetória do Curso de Agropecuária – Modalidade Proeja - Indígena do Campus Tabatinga com base no Plano de Curso desde sua implantação e verificar os impactos da metodologia, a Pedagogia da Alternância, na prática docente. Nesse contexto, busca-se apoio na fundamentação legal e nos autores que abordam o tema educação escolar indígena, assim como, nas políticas públicas educacionais voltadas aos indígenas e na formação de professores indígenas e não indígenas. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos envolvidos a equipe gestora do Campus Tabatinga, docentes e discentes do curso já mencionado, utilizando como instrumentos de coletas de dados a pesquisa bibliográfica e entrevistas, através da história oral.
Abstract: This research analyzes the methodological difficulties in teaching faced by the school teachers and students of the Middle Level Technician Course in Agriculture Livestock in the Integrated Shape, mode EJA / PROEJA - Indigenous of the Federal Education Institute of Amazonas - Campus Tabatinga. Addresses questions about the historical contextualization of the Youth and Adult Education (EJA) in the country and of the Integration Program of Professional Technical Education of Middle Level to the High School in the Youth and Adult Education Model (PROEJA). Another issue addressed in this research is the Indigenous Education, seen as a right, an achievement. From the author's experience as a pedagogical coordinator in the period 2013/2015, it was possible, through teacher reports in pedagogical meetings, to perceive methodological difficulties in teaching in the challenge at teaching classes in the PROEJA modality. Another challenge pointed out by them was to mediate knowledge with indigenous students. After all, the offer of this course was exclusively registration for indigenous and many spoke and understood Portuguese with difficulty, as the native language predominated. This research aims to examine the trajectory of the Course of Agriculture and Cattle Raising - Modality PROEJA - Indigenous of the Tabatinga Campus based on the Course Plan since its implementation and to verify the impacts of the methodology, the Pedagogy of Alternation in teaching practice. In this context, it seeks support in the legal basis and the authors that address indigenous education, as well as in educational public policies to the indigenous and training of indigenous teachers and non-indigenous. The survey was conducted through a qualitative approach, having as individuals involved the management team, of Campus Tabatinga, teachers and students of the already mentioned course, using as instruments of data collection, bibliographic research and interviews, through oral history.
Keywords: Indigenous Education
Teacher Training
Teaching Methodology
Educação Escolar Indígena
Formação Docente
Metodologia de Ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: COSTA, Cinara dos Santos. A modalidade Proeja e a formação profissional do indígena Tikuna: Uma análise metodológica do ensino. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1840
Issue Date: 29-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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