???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1813
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a República |
???metadata.dc.creator???: | Ismael, César de Carvalho |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Mattos, Izabel Missagia de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Mattos, Izabel Missagia de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Moreira, Vânia Losada |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Abreu, Regina |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objeto central desta pesquisa foi reconhecer os objetivos e as implicações históricas, políticas e sociológicas que nortearam a vida e a obra do compositor campineiro Antônio Carlos Gomes (1836-96), e que, mesmo no ápice do movimento abolicionista, culminaram com a substituição do negro pelo índio como personagem central de sua ópera Lo Schiavo [O Escravo], finalizada em 1888, retomando assim a mesma personagem de sua ópera O Guarani, composta dezoito anos antes. Enfocou-se neste trabalho a relação cultural e social entre o Estado e a produção artística do compositor vinculada à política imperial, e, a partir disso, buscou-se refletir também acerca das relações sociais do maestro Carlos Gomes. A pesquisa acerca da vida e da obra do maestro campineiro é aqui concebida como um meio para refletir sobre as ideias político-culturais que emanavam da sociedade brasileira urbana e instruída da época, como o indigenismo – expressão máxima do Romantismo brasileiro. |
Abstract: | The purpose of this thesis is to recognize the aims and the historical, political and sociological implications that guided the life and work of Brazilian composer Antônio Carlos Gomes (1836-96), which at the apex of the abolitionist movement led to replacement of a black person by a native Brazilian as the main character of his opera Lo Schiavo [The Slave], finished in 1888; he thus repeated the same character utilized in O Guarani, composed eighteen years before. The text focused on the cultural and social relationship between the State and the composer’s artistic production linked to Brazil’s imperial politics; bearing this in mind, an effort was made to ponder the objectives and political implications that led Gomes to substitute a native Brazilian for a black character in The Slave. The research on the life and work of the Brazilian conductor is here conceived as a means for reflecting on the political-cultural ideas that emerged in late nineteenth-century Brazilian urban and educated society, such as Indianism, the greatest form of Brazilian romanticism, and on concepts such as “patrimonialization” in the moment of the formation of a national social and historical thought. |
Keywords: | Cultural Policy during the Empire Brazilian Social Thought Art and Social Memory Política Cultural no Império Pensamento Social Brasileiro Arte e memória Social |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências Sociais |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFRRJ |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citation: | ISMAEL, César de Carvalho. O “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a República. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1813 |
Issue Date: | 24-Apr-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - César de Carvalho Ismael.pdf | Documento principal | 4.26 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.