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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A contribuição da geografia escolar nas questões ambientais para a formação do técnico agrícola no Instituto Federal Baiano - Campus Catu.
Other Titles: The contribution of school geography in environmental issues for the agricultural technical training at the Federal Institute of Bahia - Campus Catu. 2012.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Acimar Ribeiro de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Rosa Cristina
???metadata.dc.contributor.referee3???: Morandi Filho, Wilson José
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho nos leva a uma reflexão sobre a contribuição da Geografia Escolar na formação do Técnico agrícola, a partir da discussão das questões ambientais. O objetivo deste trabalho é compreender como o ensino de Geografia, a partir do estudo das questões ambientais, contribui para a formação do técnico agrícola tendo em vista uma formação que vincula conteúdos do ensino propedêutico a área técnica. A metodologia usada neste trabalho consistiu na aplicação de questionário semi - estruturado com estudantes da segunda e terceira séries do ensino médio integrado técnico em agropecuária do Instituto Federal Baiano, campus – Catu. Neste contexto, parte-se do pressuposto de que para a formação de técnicos de nível médio, para trabalharem na agropecuária brasileira, é necessária a transmissão de conhecimentos onde o ensino de disciplinas ditas do ensino médio deve estar diretamente integrado a área técnica, como também torná-los sensíveis às questões ambientais a fim de que se formem técnicos com visão crítica e conhecimentos satisfatórios para assim, transformarem o seu entorno, dentro da perspectiva do Desenvolvimento Sustentável, garantindo a formação de "cidadãos", conhecedores dos problemas gerais da sociedade brasileira em seus múltiplos aspectos, sociais, econômicos, políticos culturais e ambientais. O resultado da pesquisa realizada durante o trabalho leva a concluir em primeiro lugar que o ensino de Geografia está em consonância com a formação do técnico agrícola, que conceitos como natureza, questão ambiental, estão diretamente vinculados ao entendimento da relação da sociedade com a natureza, fato que colabora para que o estudante entenda a terra não como moeda de troca para acumulação de capital, mas sim como um elemento de desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
Abstract: This research takes us to a reflection about the contribution of School Geography in the curriculum of the Agricultural Technician through the discussion of environmental questions. The aim of this research is to comprehend how the geography teaching, through the studying of environmental questions, can contribute to the formation of the Agricultural Technician, having in mind a formation that links contents of general teaching to a technical subject. This knowledge will be reached through interviews with students of 2nd and 3rd grades in the course of Agricultural Technician integrated into high school, at the Instituto Federal Baiano - Campus Catu. In this context, the researcher assumes that for the formation of high school technicians who will work in Brazilian agricultural business is necessary the transmission of knowledge in a way that the traditional subjects of high school should be straightly integrated to the technician contents. Besides is also necessary to make the students sensitive to environmental questions in order to guarantee that the school is preparing technicians with a critical vision and enough knowledge to transform their environment through the perspective of Environment Development, promoting the formation of “citizens” who know the general problems of Brazilian society in their multiple aspects, such as social, economical, political and environmental issues. The result of the research made leads to the conclusion that in first place the Geography teaching is consistent with the formation of the Agricultural Technician and that concepts like nature and environmental questions are straightly linked to the understanding of the relation between society and nature that collaborates for the student understands the earth not as a bargaining chip for capital accumulation but as an element of economical and sustainable development. The last conclusion is that the concept of sustainable development is not so released among students but the practices to take to it are well known by them. Besides, the reform of agricultural education that divides enabling agricultural into agricultural and livestock seems not to promote employability.
Keywords: School Geography
Geography teaching
Environmental questions
Society
Nature
Geografia escolar
Ensino de Geografia
Questões ambientais
Natureza
Sociedade
Interdisciplinaridade
Educação profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FREITAS, Acimar Ribeiro de. A contribuição da geografia escolar nas questões ambientais para a formação do técnico agrícola no Instituto Federal Baiano - Campus Catu. 2012. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1805
Issue Date: 11-Jun-2012
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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