???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1726
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias pedagógicas para o ensino da viticultura no curso técnico em viticultura e etnologia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves
Other Titles: Pedagogical strategies for teaching viticulture in the technical course in viticulture and enology of IFRS - Bento Gonçalves Campus
???metadata.dc.creator???: Fensterseifer, Luiz Gaspar 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Albino, Sirlei de Fátima
???metadata.dc.contributor.referee2???: Giovannini, Eduardo
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação busca fazer uma análise do modo como os alunos do Curso Técnico em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul veem as disciplinas que abordam temas ligados à viticultura e propor estratégias para que essas disciplinas sejam vistas com a real importância que apresentam para o aprendizado, visando à elaboração de vinhos de qualidade. Abordou-se a importância da formação do profissional técnico para a competitividade do setor vitivinícola. Na primeira parte do trabalho, correspondente ao referencial teórico, faz-se um apanhado sobre estratégias e métodos de ensino, sobre a educação profissional e tecnológica com um histórico da mesma no Brasil e também um histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Nessa primeira parte, abordou-se também a vitivinicultura no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul, evidenciando-se a importância dessa atividade econômica, o potencial de alguns produtos que se têm destacado, a exemplo do suco de uva e dos vinhos espumantes, bem como perspectivas novas de trabalho ligadas ao setor que se abrem como oportunidades para os alunos formados no curso. Numa segunda parte, trata-se da metodologia empregada no trabalho e da análise da aplicação dos questionários e das estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas, a saber, palestra e prática de análise sensorial. Na terceira parte, discutem-se os resultados, e apresentam-se as considerações finais
Abstract: This dissertation aims to analyze how the students of the Technical Course in Viticulture and Enology of Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul see the disciplines that discuss topics related to viticulture and to propose strategies making the students begin to understand the real importance of learning these subjects in order to develop quality wines. It was discussed about the importance of professional training for the technical competitiveness of the wine business. The first part of the job corresponded to the theoretical framework, where it is done an overview on strategies and methods of teaching on the vocational and technological education with a history of it in Brazil and also a history of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. This first part also approached the wine in the world, Brazil and in Rio Grande do Sul, showing the importance of this economic activity, the potential of some products that have been highlighted as grape juice and wine sparkling, showing the opening of new perspectives and opportunities on the labor sector for graduate students in the course. The second part deals with the methodology used in the study and analysis of the questionnaires and the teachinglearning strategies applied, namely: lecture and practical sensory analysis. The third section discusses the results and presents the final considerations
Keywords: Education
Pedagogical Strategies
Viticulture
Enology
Educação
Estratégias Pedagógicas
Viticultura
Enologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FENSTERSEIFER, Luiz Gaspar. Estratégias pedagógicas para o ensino da viticultura no curso técnico em viticultura e etnologia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. 2012. 55 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1726
Issue Date: 11-Sep-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Luiz Gaspar Fensterseifer.pdf2012 - Luiz Gaspar Fensterseifer867.61 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.