???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Cláudia Valéria Otranto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228347660044512por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça-
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.date.accessioned2017-05-18T15:15:22Z-
dc.date.issued2011-12-20-
dc.identifier.citationALVES, Cláudia Valéria Otranto. Pedagogia da Alternância - projeto de formação profissional na perspectiva dos processos identitários do campo.. 2011. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1664-
dc.description.resumoEssa pesquisa buscou investigar a evolução histórica da Pedagogia da Alternância no Brasil, em especial no estado do Rio de Janeiro na especificidade do estudo profissionalizante do ensino médio/ técnico em agropecuária. O trabalho de campo foi desenvolvido no Centro de Formação por Alternância (CEFFA) Colégio Estadual Agrícola (CEA) Rei Alberto I, localizado no município de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A primeira parte da dissertação cita o contexto histórico do surgimento da Pedagogia da Alternância na Europa e o surgimento dessas primeiras experiências educativas no Brasil. A segunda parte retrata esta proposta pedagógica mais profundamente relacionada às Escolas Famílias Agrícola, sua trajetória no Brasil, funcionamento, organizacidade e participação social. A terceira parte da pesquisa identifica o surgimento dessa proposta no estado do Rio de Janeiro e a criação do CEFFA CEA Rei Alberto I, seus instrumentos didáticos pedagógicos, suas contribuições e relações com a agricultura familiar camponesa local e os sujeitos envolvidos no processo. As percepções descritas nessa pesquisa foram sistematizadas a partir de vivências e estudo bibliográfico realizadas no período de 2010 e 2011 com alunos, professores, pessoas da comunidade e funcionários do CEFFA CEA Rei Alberto I na região especificada. Esse trabalho visa uma maior reflexão do projeto pedagógico da Pedagogia da Alternância na formação cidadã e profissional do jovem campesino do estado do Rio de Janeiro, além do dialogo dessas relações com o desenvolvimento local/regional e com as identidades desses sujeitos na realidade do campo.por
dc.description.abstractThis research investigates the historical evolution of the Pedagogy of Alternation in Brazil, especially in the state of Rio de Janeiro in the specificity of the study of high school vocational / technical agriculture. The field work was developed at the Centre for Training Switching (CEFFA) King Albert I, located in the city of New Fribourg, in Rio de Janeiro. The first part of the paper cites the historical context of the emergence of the Pedagogy of Alternation in Europe and the emergence of these early educational experiences in Brazil. The second part describes this pedagogical proposal more deeply related to Family Agricultural Schools, his career in Brazil, operation and organization. The third part of the research identifies the emergence of this proposal in the state of Rio de Janeiro and the creation of CEFFA King Albert I, his didactic teaching, his contributions and relations with the peasant family farming and the subjects involved. The perceptions described in this study were systematized from experiences and bibliographical study conducted between 2010 and 2011 with students, teachers, community people and officials CEFFA King Albert I in the specified region. This work aims at a further reflection of the education of the Pedagogy of Alternation in civic education and education of the young peasant of the state of Rio de Janeiro, and the dialogue of these relations with the local / regional development and identities of these individuals in fact the field.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-05-18T15:15:22Z No. of bitstreams: 1 2011 - Claudia Valeria Otranto Alves.pdf: 600201 bytes, checksum: 85709edd2d83bfe4018dc531832560e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-18T15:15:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Claudia Valeria Otranto Alves.pdf: 600201 bytes, checksum: 85709edd2d83bfe4018dc531832560e0 (MD5) Previous issue date: 2011-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5011/2011%20-%20Claudia%20Valeria%20Otranto%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19686/2011%20-%20Claudia%20Valeria%20Otranto%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26017/2011%20-%20Claudia%20Valeria%20Otranto%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32422/2011%20-%20Claudia%20Valeria%20Otranto%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38818/2011%20-%20Claudia%20Valeria%20Otranto%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45198/2011%20-%20Claudia%20Valeria%20Otranto%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51578/2011%20-%20Claudia%20Valeria%20Otranto%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58046/2011%20-%20Claudia%20Valeria%20Otranto%20Alves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARCAFARSUL. Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil. Disponível em: http//www.arcafarsul.org.br. Acesso em 21 de abril de 2009. BEGNAMI, João Batista. Experiência das Escolas Famílias Agrícolas - EFAs do Brasil. In: Pedagogia da Alternância: Formação em Alternância e Desenvolvimento Sustentável. UNEFAB, Brasília: 2002. ______. Formação e Desenvolvimento Sustentável: Formação Pedagógica de Monitores das Escolas Famílias Agrícolas e Alternância. Dissertação (Mestrado Internacional em Ciências da Educação). UFMG, Belo Horizonte – MG: 2003. ______. Pedagogia da Alternância como sistema educativo. Revista da Formação por Alternância. , n. 2. UNEFAB, Brasília: 2006, p. 24-47. BRASIL/MEC. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do Campo. Resolução CNE/CEB nº l, de 3 de abril de 2002 ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 22 de dezembro de 1996. ______. Dias Letivos para a aplicação da Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância. Parecer nº 01/2006. BROCH, A; TARTELLI, A; STÉDILE, J, P. A Agroecologia e os movimentos Sociais do Campo in: PETERSEM, Paulo (org). Agricultura Familiar camponesa na Construção do Futuro. AS-PTA, RJ: 2009. CALIARI, Rogério Omar. Pedagogia da Alternância e desenvolvimento local. 2002. 123 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Lavras, Lavras: 2002. CALVÓ, Pedro Puig. Formação pessoal e desenvolvimento local. In: Pedagogia da Alternância: formação em alternância e desenvolvimento sustentável. União das Escolas Família Agrícola do Brasil (UNEFAB), Brasília, DF: 2002. CAPORAL, Francisco Roberto. Agroecologia:uma nova ciência para apoiar a transição para agriculturas mais sustentáveis. Brasília: 2009. CEFFA COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA REI ALBERTO I. Proposta Pedagógica, 2010/2011. Disponível em: http://cereialberto.blogspot.com. cesso em 22 de outubro de 2011. II CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Disponível em: www.red-ler.org/declaracion-II-conferencia-educacao-campo.pdf. 2004. Acesso em 05 de julho de 2011.64 IX CONGRESSO MUNDIAL DA AIMFR. Educação em Alternância para o Desenvolvimento Rural. Peru: 2010. CORDEIRO, Ângela; et.al. A insustentabilidade do modelo do desenvolvimento agrícola brasileiro. In: Cordeiro Ângela et. al. Subsídios para a formulaçãode diretrizes ambientais para o desenvolvimento agrícola. Relatório apresentado ao Ministério do Meio Ambiente, 1996. DIB, Sueli. Classes Multisseriadas. Revista Linha Direta. nº 144 de março, 2010, p.62 EQUIPE PEDAGÓGICA NACIONAL DOS CEFFAS. Quadro dos Centros Familiares de Formação por Alternância CEFFAs do Brasil. UNEFAB, Brasília: 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 10 ed. Rio de Janeiro: 1981. FROSSARD, Antonio Carlos. Identidade do jovem rural confrontando com o estereótipo de Jeca Tatu: um estudo qualitativo com os jovens da EFA Rei Alberto I. Dissertação apresentada para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação. Nova Friburgo, Rio de Janeiro: Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d‘ Université François Rebelais de Tours. 2003. ______. Os Projetos Profissionais dos Jovens no CEFFA Rei Alberto I (RJ). Revista da Formação por Alternância. UNEFAB, n. 4, Brasília: 2007, p. 59-65. GARCÍA-MARIRRODRIGA, Roberto; PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em Alternância e desenvolvimento local: O movimento educativo nos CEFFA no mundo. AIDEFA. Belo Horisonte: 2010. GIARNODOLLI, Regina Lúcia. Nova perspectiva para a educação rural: Pedagogia da Alternância. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ: 1980. GIMONET, Jean-Claude. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as Casas Familiares Rurais de Educação e Orientação. In: Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância: Alternância e Desenvolvimento, 1., 1999. Anais... UNEFAB, Salvador: 1999, p. 39-48. História da Pedagogia da Alternância. http://www.pedagogiadaalternancia.com. 2008 Acesso em 04 de agosto de 2011. IBGE. Censo Agropecuário 2006: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro, 2009. _____. Censo Agropecuário 2006: Agricultura Familiar – Primeiros Resultados. Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro, 2009.65 IMPACTOS DA REVOLUÇÃO VERDE. Rádio Agência Notícias do Planalto. http://historiaemprojetos.blogspot.com/2009/01/impactos-da-revolucao-verde.html. 2009. Acesso em 27 de setembro de 2011. MARTINS, Fernando José. Congresso Internacional Pedagogia Social Educação do Campo: processo de ocupação social e escolar. 2009. http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092008000100006&sc ript=sci_arttext. Acesso em 22 de setembro de 2011. MARTINS, L. dos S. (s/d) Casa Familiar Rural – CFR – Formação a Serviço da Vida com Dignidade no Campo. Texto Cedido pala Organização MEPES. Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. http//www.mepes.org.br. Acesso em 24 de abril de 2009 MIZUKAMI, Maria da Graça Nico Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Ed. Pedagógica e Universitária. São Paulo:1986. MOURA, David Rodrigues. Expansão dos CEFFAs no Brasil - 2007. Revista da Formação por Alternância. UNEFAB, n. 3.,Brasília: 2006, p. 86. MORIN, Edgar. Uma ciência com consciência. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro: 2003. MUNARIM, Antônio. Movimento Nacional de Educação do Campo: Uma Trajetória em Construção. UFSC. GT-03: Movimentos Sociais e Educação. 2008. NASCIMENTO, Claudemiro Godoy. A Educação Camponesa como Espaço de Resistência e Recriação da Cultura um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás – EFAGO. Dissertação de Mestrado (Educação) FE Unicamp; Campinas: 2005. NOSELLA, Paolo. Uma Nova Educação para o Meio Rural. Dissertação de Mestrado. FE/PUC. São Paulo:1977. NUNES, Débora. Pedagogia da Participação:trabalhando com comunidades. Ed. UNESCO/Quarteto, Salvador: 2002. OTRANTO, Celia Regina. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Retta. UFRRJ/PPGEA, Seropédica, RJ: EDUR, Ano I, nº1, jan./jun., 2010, p.89-108. PASSADOR, Claudia Souza. Projeto Escola do Campo: Casas Familiares Rurais do Estado do Paraná. Em Novas Experiências em Gestão Pública e Cidadania. Marta Ferreira Santos Farah e Hélio Batista Barbosa (orgs). Ed. FGV, São Paulo: 2000. PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. http://www.observatoriodaeducacao.org.br/images/pdfs/planos/RJ_PEE.pdf. Acesso em 15 de julho de 2011.66 PORTILHO, Edilene Santos. Pedagogia da Alternância: Educação e Natureza em Casas Familiares Rurais da Região de Tocantins, PA. PPGEA/ UFRRJ-RJ: 2008. QUEIROZ, João Batista Pereira de. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil. Ensino Médio e Educação Profissional. UnB, DF, Tese de Doutorado. 2004. 210p. ______. A Participação dos Agricultores na construção dos CEFFAs. Revista da Formação por Alternância. Brasília: UNEFAB, 2006, n. 3. p. 5-15. REIS, Neila da Silva. Educação e Alternância: notas para o debate social. Trabalho Apresentado no XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2007.www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/index2.html. Acesso em 14 de fevereiro de 2010. ROMERO, Juan Ignácio. Questão Agrária: Latifúndio ou agricultura familiar: A produção familiar no mundo globalizado. 1 ed. Ed. Moderna. São Paulo:1998. SILVA, Lúcia Helena. A Relação Escola-Família no Universo das Experiências Brasileiras de Formação em Alternância. Tese de Doutorado, PUC, São Paulo/SP: 2000. ______. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? UFV. Viçosa/MG: 2003. SILVA, José Graziano da. O Desenvolvimento do Capitalismo no Campo Brasileiro e a Reforma Agrária. In: STÉDILE, J. P. (Org.). A questão agrária hoje. Ed. UFRGS, Porto Alegre: 2002, p 137-143. UNEFAB, União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. www.unefab.org.br/home/historico.htm. Acesso em 09/07/2011. ZAMBERLAN, Sergio. Desafios da Participação das famílias na Associação CEFFAs,In: Revista da Formação por Alternância. V1. Brasília, Ed. UNEFAB, 2005 ______. Pedagogia da Alternância. Escola da Família Agrícola. Santa Teresa, MEPES, ES: 1995. (Coleção Francisco Giust, n. 1. l. ed). ______. Pedagogia da Alternância. MEPES. 2 .ed. Anchieta/ES: Gráfica Mansur, 1996. MEPES. Regimento Comum das Escolas Famílias Agrícolas. Anchieta/ES: 2006.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogy of Alternationeng
dc.subjectA Young Peasanteng
dc.subjectVocational Trainingeng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectjovem Campesinopor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titlePedagogia da Alternância – projeto de formação profissional na perspectiva dos processos identitários do campo.por
dc.title.alternativePedagogy of Alternation - vocational training project in view of the field of identity processes.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Claudia Valeria Otranto Alves.pdf2011 - Claudia Valeria Otranto Alves.586.13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.