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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Trabalho, qualificação e precariedade:perspectivas profissionais de egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Crato do Instituto Federal do Ceará
Other Titles: Work, professional qualification and precariousness: news graduates’s professional prospects from the Agricultural Technical Course of the Instituto Federal do Ceará (Federal Institute of Ceará State CratoCampus)
???metadata.dc.creator???: Floro, Elisângela Rodrigues. 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, José dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Otranto, Célia Regina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
???metadata.dc.description.resumo???: A crise no acúmulo do capital que vem ocorrendo há quase quatro décadas nos países capitalistas trouxe profundas mudanças nos modos de produção e no mundo do trabalho. Os avanços tecnológicos relacionados às novas formas de organização da produção passaram a exigir novo perfil de trabalhador, diferente daquele imposto pela rigidez e fragmentação do taylorismo-fordismo. Considerando que as mudanças no mundo do trabalho são heterogêneas e compreendendo que as mesmas precisam ser analisadas em relação à região geográfica e ao ramo produtivo em que ocorrem, delimitamos como objeto de estudo as condições de emprego e de trabalho de técnicos em agropecuária que atuam no Triângulo CRAJUBAR, Região do Cariri, no Sul do Estado do Ceará. Nosso objetivo foi analisar como o processo de reestruturação produtiva impôs reformas aos sistemas educacionais e ocasionou a crise na agropecuária, afetando as trajetórias de formação e atuação de egressos do Campus Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE/Crato). Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa e de caráter descritivo que utilizou como instrumentos de coleta de dados as seguintes fontes bibliográficas primárias: a) documentos internos do IFCE/Crato (Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano Pedagógico Institucional, Projeto Pedagógico de Curso, registros escolares de alunos egressos e ementas de disciplinas);b) questionários aplicados aos docentes, empresários e proprietários rurais; c) transcrição de entrevistasa empresários e produtores rurais; d) diário de campo (registro de visitas aos produtores agrícolas). Para uma caracterização da produção agrícola do Triângulo CRAJUBAR, utilizamos dados estatísticos do IPECE e do IBGE. Os dados analisados revelaram que o processo de formação técnico-profissional dos alunos do IFCE/Crato foi influenciado pelas concepções do Sistema Escola-Fazenda e da agricultura convencional, sem contemplar estudos sobre a agricultura familiar (principal responsável pela produção agrícola no Triângulo CRAJUBAR). As chances de emprego para egressos do IFCE/Crato em empresas rurais de médio e grande porte são raríssimas. As oportunidades efetivas de trabalho estão nas empresas de assistência técnica e extensão rural que têm como objetivo auxiliar as famílias rurais a desenvolver um modelo de agricultura compatível com o semiárido nordestino. Porém, o processo de formação técnico-profissional no IFCE/Crato está baseado no esforço em inserir avanços tecnológicos nos processos de produção do agronegócio. Esta opção, em detrimento dos estudos sobre agricultura familiar, distanciou o processo de qualificação dos alunos do IFCE/Crato da realidade da agropecuária do Triângulo CRAJUBAR, revelando a crença na universalidade e neutralidade da tecnologia como se esta pudesse ser simplesmente transplantada do modelo empresarial para o modelo de desenvolvimento agrícola familiar. Não obstante, este caráter despolitizado da formação técnico-profissionaldo IFCE/Crato se soma ao fato de a principal oportunidade de inserção de seus egressos no mercado de trabalho consistir na oferta de trabalho temporário, com relações trabalhistasflexibilizadas e condições de trabalho precarizadas, por parte de uma empresa pública estadual do Ceará.
Abstract: The crisis within the accumulation of capital which has been happening to almost four decades in the capitalist countries brought some deeper changes to the manners of production and in the work environment. Technological developments related to the new forms of production organization turned to require a new profile of worker, different from that one who was imposed by rigidity and fragmentation of the Taylor and Ford’s system. Taking into consideration that thechanges in thework areheterogeneous and comprehending that they need to be analyzed in relation to the geographic region and to the productive sector in which they occur, delimited as an object of study the conditions of employment and labor of agricultural technicians who work in the CRAJUBAR Triangle, (it is how is popularly called a specific territory in the region of Cariri in the Southern Ceará). Our aim was to analyze how the productive restructuring process imposed reforms to the educational systems and caused the crisis to agriculture, affecting the new graduates’s procedures and formation trajectories from the Cratocampus of the Instituto Federal do Ceará (IFCE/Crato). It is a basic research of qualitative analysis and descriptive approach in which was used as data collection instruments, the following primary sources: a) internal documents of IFCE Crato (Institutional Development Plan, Institutional Pedagogical Plan, Educational Project Course, school records of recently new graduates ones and subjects guidelines); b) questionnaires applied to teachers, businessmen and landowners; c) transcription of interviews applied to businessmen and rural producers; d) field diary (record of visits to farmers). For a characterization of the agricultural production in the Crajubar Triangle we used statistical data from IPECE and IBGE. The data which were analyzed reveled that the student’s process of technical-professional education of IFCE/Crato were influenced by the conceptions of the School-farm System and by the conventional agriculture, without taking account of studies about family agriculture (the major responsible for agricultural production in the CRAJUBAR Triangle). The chances of employment for the graduates of IFCE/Crato on medium and large range agricultural companies are very rare. The real job opportunities are in the companies of technical assistance and rural extension, which ones that aim to assist farming families to develop a model of agriculture that must be compatible to the semi arid Northeast region. However, the process of technical-professional education in IFCE/Crato is based on the effort to insert technological advances into the production processes of agribusiness. This option, on the detriment of the studies about family farming, distanced the qualification process of students of IFCE/Crato from reality of farming on the CRAJUBAR triangle, revealing the belief in the universality and neutrality of technology as if it could be simply transplanted business model to the family agricultural development model. Nevertheless, this apolitical character of the technical-professional education of IFCE/Crato adds itself to the fact of the main opportunity for integration of graduates to the labor market consist on the offering of temporary work, with flexible relations and poor working conditions offered, by a public company of the Ceará State.
Keywords: Work and Education
PrecariousWork
Production Flexibilization
Agricultural Education
High School Education
Technical Education
Trabalho e Educação
Trabalho Precário
Flexibilização da Produção
Educação Agrícola
Ensino Médio
Ensino Técnico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FLORO, Elisângela Rodrigues.. Trabalho, qualificação e precariedade:perspectivas profissionais de egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Crato do Instituto Federal do Ceará. 2012. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1660
Issue Date: 29-Mar-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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