???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorValença, Josaphar Silva-
dc.contributor.advisor1Pereira, André Luiz Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040por
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de-
dc.contributor.referee2Santos, André Luiz Cordeiro dos-
dc.date.accessioned2017-05-17T14:00:47Z-
dc.date.issued2016-08-25-
dc.identifier.citationVALENÇA, Josaphar Silva. Uma análise crítica sobre o ensino de área de figuras planas na educação de jovens e adultos: um estudo localizado no município de Angra dos Reis. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1657-
dc.description.resumoEsse trabalho é o resultado de uma análise qualitativa e quantitativa sobre os problemas encontrados no ensino de área de figuras planas na EJA e que, mesmo sendo uma atividade presente no dia-a-dia deles, ainda é um problema. Esse tema foi escolhido devido aos anseios dos alunos em aprender esse conteúdo, possibilitando assim, pesquisar onde está a origem das diversas dificuldades encontradas por eles em calcular áreas de figuras planas e conseguirem aplicar em seus cotidianos. A escolha dessa modalidade de ensino surge do desafio de como trabalhar esse conteúdo com um grupo muito heterogêneo, tanto na faixa etária quanto na motivação que os levaram a frequentar as salas de aula da EJA. Este fato provoca uma mudança significativa na metodologia aplicada pelo professor em relação à mesma metodologia aplicada no ensino regular. Para entender todo esse processo faz-se necessário conhecer um pouco da EJA no Brasil, seus aspectos normativos e a importância histórica de saber calcular áreas de figuras planas. Por meio de um questionário, identificamos o perfil do professor da EJA, como essa modalidade de ensino é administrada pelo poder público e como os profissionais lidam com perfis tão diferentes de alunos. De posse dessas informações, somadas as análises das questões respondidas pelos alunos, concluímos que a dificuldade de atribuir de forma correta as unidades de medidas de área e de comprimento devem-se à dificuldade do aluno em relacionar o conteúdo matemático aprendido na escola ao seu cotidiano. Em algumas das questões aplicadas aos alunos tivemos que permitir o uso da calculadora devido à dificuldade que os alunos possuem em realizar pelo menos uma das quatro operações da aritmética.por
dc.description.abstractThis work is the result of a qualitative and quantitative analysis of the problems encountered in the teaching of plane figures in young and adult education and, even as a present activity in day-to-day lives, it is still a problem. This theme was chosen because of the student’s desires to learn that content, enabling to search where is the origin of the various difficulties encountered by them in calculating areas of plane figures and to get applied in their daily lives. The choice of this teaching modality comes from the challenge of how to work this content with a very heterogeneous group, both in age and in the motivation that led them to attend the classrooms of young and adult education. This fact causes a significant change in the methodology used by the professor in relation to the same applied in regular education. To understand all this process it is necessary to know a little of young and adult education in Brazil, its normative aspects and the historical importance of knowing how to calculate areas of flat figures. Through a questionnaire, we identified the young and adult education professor's profile, how this type of education is administered by the government and how professionals deal with such different student profiles. With this information, together with the analyzes of the questions answered by the students, we conclude that the difficulty of assigning correctly the units of area and length measurements is due to the difficulty of the student to relate the mathematical content learned in school to their daily lives. In some of the issues applied to students we had to allow the use of the calculator due to the difficulty that students have to perform at least one of the four arithmetic operationseng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-17T14:00:47Z No. of bitstreams: 1 2016 - Josaphar Silva Valença.pdf: 4116325 bytes, checksum: 9927ecf51181d089b09309a5cdb2d8da (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-17T14:00:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Josaphar Silva Valença.pdf: 4116325 bytes, checksum: 9927ecf51181d089b09309a5cdb2d8da (MD5) Previous issue date: 2016-08-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5667/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20366/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26715/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33158/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39562/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45884/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52290/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58730/2016%20-%20Josaphar%20Silva%20Valen%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE/ Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014. D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 4°Edição. São Paulo: Ática, 1990. DI PIERRO, M. C.; JOIA, O. , RIBEIRO, V. M.. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes,ano: XXI n° 55: São Paulo, p. 58- 77, 2001. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23° Edição. São Paulo: Cortez, 1989. . FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25°Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17°. Edição. São Paulo: Paz e Terra S/A, 1987. GADOTTI, M; ROMÃO J. E. Educação de Jovens e Adultos: Teoria, Prática e Proposta. 2° Edição. São Paulo: Cortez, 2001. HISTÓRICOS DA EJA NO BRASIL. About Us Disponível em: <http://pedagogiaaopedaletra.com/historico-da-eja-no-brasil/>. Acesso em: 19 mai. 2016 INFO ESCOLA. Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. Disponível em: <http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-vygotsky/> Acesso em: 19 mai. 2016 OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. 4°. Edição. São Paulo: Scipione, 2006. OLIVEIRA, R. C. S.; SCORTEGAGNA, P. A.. As Políticas Públicas e o Trabalho Docente na EJA: Uma Reflexão Necessária. XI JORNADA DO HISTEDBR. Cascavel, p.1-15, 2013. Proposta curricular do 2º segmento da EJA About Us Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em 12 jun. 2016. SOMATEMATICA, Geometria. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/geometria.php >. Acesso em: 03 mar. 2016.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducation of youth and adultseng
dc.subjectareas of plane figureseng
dc.subjectcontextualized problemseng
dc.subjectdifficulty of abstractioneng
dc.subjectdifficulty in elementary arithmeticeng
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectáreas de figuras planaspor
dc.subjectproblemas contextualizadospor
dc.subjectdificuldade de abstraçãopor
dc.subjectdificuldade nas operações aritméticas elementarespor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleUma análise crítica sobre o ensino de área de figuras planas na educação de jovens e adultos: um estudo localizado no município de Angra dos Reispor
dc.title.alternativeA critical analysis on the teaching of area of flat figures in the education of youths and adults: a study located in the municipality of Angra dos Reiseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Josaphar Silva Valença.pdf2016 - Josaphar Silva Valença4.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.