???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1603
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação e currículos escolares: um olhar sobre a importância do ensino agrícola nas escolas do campo do município de Tabatinga,AM
Other Titles: Education and school curricula: a look at the importance of agricultural education in Tabatinga municipal field schools, AM
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Elenilson Silva de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Ramofly Bicalho dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Rafael dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Lia Maria Teixeira
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação é o resultado da pesquisa realizada no período de junho de 2014 a maio de 2016, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, teve como objetivo geral caracterizar a relação do ensino agrícola com o currículo na escola do campo do Projeto de Assentamento Urumutum, em Tabatinga-Amazonas. O Projeto de Assentamento Urumutum foi criado pelo INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em 1987, após ter sido planejado como Projeto Integrado de Colonização. No início 65 famílias (142 lotes) foram assentadas, após anos de conflitos por terras no local, atualmente vivem mais de 154 famílias consideradas posseiras em lotes com problemas de posse das terras. Contudo, a pesquisa possibilitou desenvolver seguintes objetivos específicos: identificar as formas de acesso e o desenvolvimento das políticas públicas para a reforma agrária no assentamento Urumutum; analisar os modos de vida e as transformações sociais no assentamento Urumutum a partir do contexto educacional; contextualizar o papel do ensino agrícola para a formação do discente da escola do campo por meio das vozes dos atores sociais. Como instrumentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, que serviu de construção para os referenciais teórico-metodológicos, por meio de inúmeros documentos produzidos pelos movimentos sociais do campo, em parceria, com sindicatos, universidades públicas e secretarias de educação; a pesquisa documental, através da comparação e entrecruzamento de vozes advindas de diversas fontes documentais, escritas e orais, além da nossa participação em reuniões e congressos, com acesso às atas e relatórios e a história oral, com a utilização de entrevistas e registro da história de vida dos sujeitos do campo envolvidos com o processo educativo no assentamento. O estudo buscou responder o seguinte questionamento: como o currículo da escola do campo do município de Tabatinga (AM) trabalha com o ensino agrícola? A partir da aplicação dos instrumentos metodológicos traçamos um caminho que iniciou com a contextualização dos assentamentos rurais na Amazônia, trazendo para a questão agrária no Amazonas e o contexto dos assentamentos de reforma agrária no Alto Solimões. Em seguida, destacamos o histórico da Educação do Campo, os movimentos sociais, a luta pela educação em Tabatinga e os programas e ações de Educação do Campo no âmbito do IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Tabatinga. Seguindo, enfatizamos com um breve histórico o ensino agrícola no Brasil, seguida do contexto histórico-cultural da Escola Municipal Marechal Castelo Branco, e por fim, entrelaçamos as questões relacionadas com o trabalho, educação e ensino agrícola no Assentamento Urumutum. O estudo constatou que as consequências oriundas desde o período de colonização da Amazônia, somadas a política de reforma agrária insipiente, a falta de políticas públicas para a população do campo, principalmente as educacionais, tornaram visíveis à necessidade de reflexão / ação através de novos olhares sobre o papel do estado frente ao desenvolvimento rural sustentável dessas populações. Sobretudo, há a necessidade de estreitar as ações educacionais entre as esferas de governo e a sociedade civil, em especial os movimentos sociais, no sentido de garantir a construção de projetos educacionais participativos, que contemplem os princípios da Educação do Campo como parte fundamental da concepção de educação dos povos do campo.
Abstract: This dissertation is the result of the survey carried out in the period from June 2014 to May 2016, linked to Graduate Program in Agricultural Education, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, had as general objective to characterize the relationship of agricultural education with the curriculum at the school of the field of Settlement Project Urumutum, in Tabatinga-Amazonas.The Urumutum Settlement Project was created by INCRA - National Institute of Colonization and Agrarian Reform in 1987, after having been planned as Integrated Project of colonization. At the beginning 65 families (142 lots) were seated, after years of conflict by land on site, currently live more than 154 families considered posseiras in batches with problems of possession of the land.However, the research allowed us to develop the following specific objectives: to identify the forms of access and the development of public policies for agrarian reform on saddle Urumutum; analyze the ways of life and the social transformations on saddle Urumutum from the educational context; contextualizing the role of agricultural education for the formation of the students of the school of the field through the voices of the social actors.As methodological tools, we use the literature, which served as the construction for the theoretical and methodological frameworks, through numerous documents produced by rural social movements, in partnership with trade unions, public universities and education departments; documentary research, by comparing and interweaving of voices that come from various documentary sources, written and oral, as well as our participation in meetings and conferences, with access to the minutes and reports and oral history, using interviews and record of history of life of the subjects of the field involved in the educational process in the settlement: students, teachers, parents and family farmers.The study sought to answer the following question: how the curriculum of the school in the city of Tabatinga field (AM), works with agricultural education? From the application of methodological tools we trace a path that began with the context of rural settlements in the Amazon, bringing the agrarian question in the Amazon and the agrarian reform settlements in the context of Alto Solimões. Then we highlight the history of the field of education, social movements, the struggle for education in Tabatinga and programs and Field Education actions under the IFAM - Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Tabatinga. Following, we emphasize with a brief history of agricultural education in Brazil, followed by the cultural historical context of the School Marechal Castelo Branco, and finally, caught crossing issues related to the work, education and agricultural education in Settlement Urumutum. The study found that the consequences arising from the period of colonization of the Amazon, together with the land reform policy incipient, lack of public policies for the populationof the field, especially the educational, become visible to the need for reflection / action through new perspectives on the role of the state against the sustainable rural development of these populations. Above all, there is a need to strengthen the educational activities between the spheres of government and civil society, especially social movements, to ensure the construction of participatory educational projects that address the principles of the field of education as a fundamental part of the design education of the people of the field.
Keywords: field education
public policy
pedagogic-political project
educação do campo, ,
políticas públicas
projeto político-pedagógico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Oliveira, Elenilson Silva de. Educação e currículos escolares: um olhar sobre a importância do ensino agrícola nas escolas do campo do município de Tabatinga,AM. 2016. [57 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1603
Issue Date: 25-May-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Elenilson Silva de Oliveira.pdf Elenilson Silva de Oliveira1.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.