???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1576
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Pedagogia de projetos em experimento no cultivo orgânico de cenoura (Daucus carota, L.): estudo de caso com a turma do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade educação de jovens e adultos – PROEJA Quilombolas
Other Titles: Pedagogy of projects into experiments organic carrot farming (Daucus carota, L.). – Case study with the group of the national educational program of professional Integration with basic schooling for young and adult education – PROEJA Quilombolas
???metadata.dc.creator???: Souto, Gilberta Carneiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Zonta, Everaldo
First advisor-co: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rangel, Mary
???metadata.dc.contributor.referee2???: Soares, Ana Maria Dantas
???metadata.dc.description.resumo???: O Projeto de pesquisa foi realizado no Instituto Federal do Pará, campus Castanhal, com o objetivo de avaliar se o uso da Pedagogia de Projetos em cultivo orgânico de cenoura, Daucus carota, L, experimentando-se dosagens diferenciadas de composto orgânico e húmus de minhocas em duas áreas que apresentam características diferenciadas pode contribuir na aprendizagem significativa. A turma participante faz parte do Programa da Educação Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - PROEJA formado por remanescentes Quilombolas, o que levou a uma pesquisa sobre a história desse grupo social. O cultivo convencional da cenoura com uso exagerado de agrotóxicos, ensejou seu cultivo orgânico, com o intuito de produzir informações técnicas que atendam às necessidades locais de produção e consumo livre de resíduos tóxicos. Inicialmente foi produzido a compostagem usada como adubo no projeto. Cada atividade realizada gerou um relato individual. Os alunos denominaram o projeto de “Cultivo de Cenoura em Solos Paraenses” e, se dividiram em duas equipes, cada equipe cuidou de uma área, envolvendo todas as etapas do cultivo. O processamento mínimo da cenoura foi citado por todos, em seus relatos, como a apoteose do projeto. Na parte agrícola foi possível avaliar o cultivo em relação ao solo em sua parte física e química; e em relação à planta foi possível avaliar a produção; a extração dos nutrientes; quais os nutrientes mais exigidos; a matéria seca da parte aérea (MSPA), da raiz (MSR) e total (MST); sempre se comparando a Área I, onde já havia cultivo orgânico com a Área II, onde nunca havia sido cultivado com adubação orgânica. Os resultados demonstraram que o efeito da matéria orgânica no solo, não é imediato. As plantas absorveram bem os nutrientes, mas isso não se refletiu no aumento da produção de raízes. O experimento deve ser repetido para que a sugestão de adubação seja melhor definida. A elevada exportação de nutrientes pela planta sugere que se mantenham sempre os restos de cultura na área de produção. O uso da Pedagogia de projetos proporcionou aprendizagem significativa
Abstract: Research project carried out in the Federal Institute of Pará, campus of Castanhal, whose objective is to evaluate IF the use of pedagogy of projects in organic farming of carrots, (Daucus carota, L), trying different doses organic composes e humus of earthworms into two areas show different characteristics which can contribute with meaningful learning’s. The participating group is part of the National Educational Program of Professional Integration with Basic Schooling for Young and Adult Education - PROEJA formed by remaining Quilombolas, which resulted into a research on the history of this social group. The conventional carrot farming with exaggerated use of agrotoxics, waited for an opportunity for organic farming, with the intent to produce technical information which supply the local needs of production and free consumption of toxic residues. In the beginning it was produced the compound used as fertilizer in the Project. Each activity carried out generated an individual report. The students named the project as ‘Carrot farming in the soil of Pará’ and, they were divided into two groups, each group took care of an area, involving all the stages of the farming. The minimum processing of the carrot was mentioned by everyone, in their reports, as the glorious moment of the Project. In the agricultural part it was possible to evaluate the farming in relation to the soil in its physical and chemical part; and in relation to the plant it was possible to evaluate the production; the extraction of nutrients; the most required nutrients; the dry matter of the aerial part (MSPA), of the root (MSR) and total (MST); always in comparison to Area I, where there was organic farming with the Area II, where there never have been planted with organic fertilizing. The results showed that the effect of organic matter in the soil, is not immediate. Plants absorbed the nutrients, but that's not reflected in increased production of roots. The experiment should be repeated for the suggestion of fertilization is better defined. The high export of nutrients by plant suggests that remain always the remains of culture in the production area. The use of the pedagogy of projects provided significant learning
Keywords: Agricultural teaching
Project Pedagogy
Organic Fertilization
Ensino Agrícola;.
Pedagogia de Projetos
Adubação Orgânica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Agrárias
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUTO, Gilberta Carneiro. Pedagogia de projetos em experimento no cultivo orgânico de cenoura (Daucus carota, L.): estudo de caso com a turma do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade educação de jovens e adultos – PROEJA Quilombolas. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1576
Issue Date: 13-Sep-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Gilberta Carneiro Souto.pdf5.7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.