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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Inclusão em educação: Fronteiras entre a política institucional e os movimentos instituintes do atendimento educacional de estudantes público-alvo da educação especial na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus de Seropédica
Other Titles: Inclusão em educação: Frontiers between institutional policy and the instituting movement of educational service of students target public of special education at the Federal Rural University of Rio de Janeiro
???metadata.dc.creator???: Reis, Rosane Celeste Dias 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Damasceno, Allan Rocha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Damasceno, Allan Rocha
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Valéria Marques de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Paula, Lucília Augusto Lino de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação versa sobre as fronteiras estabelecidas com vistas ao atendimento educacional aos estudantes público-alvo da educação especial na UFRRJ. Para tal, a presente pesquisa problematizou as Políticas públicas de inclusão, analisando os documentos institucionais e a legislação brasileira pertinentes a este tema. Foram caracterizados os níveis de acessibilidade e problematizado o processo de inclusão educacional na UFRRJ na percepção dos estudantes público-alvo da educação especial. Este estudo debruçou- se, fundamentalmente, nas questões significativas à Educação Inclusiva e democratização do Ensino Superior, significativamente presente no pensamento de Moreira, que corroborando com o pensamento de outros autores, contribuiu para do debate sobre a diversidade de posicionamentos e sobre os aspectos sociais, culturais e educacionais dos estudantes público-alvo da educação especial. Por meio de uma abordagem reflexiva foram apresentadas as barreiras que dificultam o sucesso acadêmico destes estudantes. Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Campus Seropédica, tendo como participantes três estudantes público-alvo da educação especial. Como objetivos tivemos: Identificar a existência de estudantes público-alvo da educação especial na UFRRJ; Identificar as Políticas educacionais inclusivas implementadas/em implementação pela UFRRJ, no que se refere à inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial; Identificar nos documentos institucionais da UFRRJ (Regimento, Estatuto; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Relatórios do MEC) diretrizes que se voltem para o atendimento das necessidades educacionais dos estudantes público-alvo da educação especial; Caracterizar os níveis de acessibilidade (físico/arquitetônica, didático-pedagógica) e ações/estruturas que se relacionam com a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial; Analisar o processo de inclusão educacional na UFRRJ, com base nas políticas públicas da área e na percepção dos estudantes público-alvo da educação especial. Os resultados obtidos evidenciaram uma contradição entre o instituído (previsões legais de toda ordem) e o instituinte (firmado cotidianamente). O caminho a ser percorrido para democratização do Ensino Superior com vistas, sobretudo à afirmação da democratização deste nível de ensino, necessita ser trilhado na experiência lócus deste estudo. Defendemos que pela formação de professores, adequação curricular, projetos políticos pedagógicos que contemplem a acessibilidade, mudanças atitudinais e o envolvimento da Comunidade Acadêmica com vistas à emancipação de todos os seus estudantes será possível a afirmação da educação plural, humana e democrática/inclusiva.
Abstract: This dissertation deals about the boundaries are established with a view to educational services for special education students in the audience UFRRJ. To this end, this study conceptualized Public policies of inclusion, analyzing institutional documents and Brazilian law relevant to this subject. Accessibility levels were characterized and questioned the process of educational inclusion in UFRRJ the perception of the target audience of special education students. This study deepenened fundamentally in the significant issues to inclusive education and democratization of higher education, significantly present in thought Moreira, who corroborating the thought of others, contributed to the debate on the diversity of positions and on the social aspects, cultural and educational audience of students in special education. Through a reflective approach the barriers that hinder academic success of these students were presented. This research was conducted at the Federal Rural University of Rio de Janeiro - Campus Seropédica, with the participants three target audience of special education students. We had as objectives: Identify the existence of target audience of students in special education UFRRJ; Identify the inclusive educational policies implemented / being implemented by UFRRJ, as regards the inclusion of the target group of special education students; Identify the institutional documents of UFRRJ (Rules of Procedure, Statute; Institutional Development Plan (IDP) and MEC reports) guidelines that they turn to meet the educational needs of the target group of special education students; Accessibility characterize levels (physical / architectural, educational and pedagogical) and actions / structures that relate to the inclusion of target group of special education students; Analyze the process of educational inclusion in UFRRJ, based on the public policy area and in the perception of the target group of special education students. The results showed a contradiction between instituted (legal provisions of all kinds) and the instituting (signed daily). The way to go to democratize higher education with a view, especially the affirmation of democracy this level of education, need to be followed in the locus experience this study. We argue that for teacher training, curriculum adaptation, pedagogical political projects that address accessibility, attitudinal change and the involvement of the academic community with a view to the emancipation of all its students will be able to claim the plural education, human and democratic / inclusive
Keywords: Public policies of education
Educational inclusion
Higher education
Políticas públicas de educação
Inclusão educacional
Ensino Superior
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: REIS, Rosane Celeste Dias. Inclusão em educação: Fronteiras entre a Política institucional e os movimento instituintes do atendimento educacional de estudantes público alvo da educação especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.2015.130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1539
Issue Date: 26-Oct-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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