???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1501
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Eficiência operacional numa empresa de navegação: em busca da racionalização de contratos de afretamento
Other Titles: Operational efficiency in a shipping company: seeking rationalization of charter contracts
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Rodrigo Rossi 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Saulo Barbará de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Saulo Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gomes, Carlos Francisco Simões
???metadata.dc.description.resumo???: Através deste trabalho pretende-se apresentar como a racionalização de recursos pode contribuir para melhorar o resultado operacional de uma empresa de serviço de transporte marítimo. O mercado de afretamento de navios petroleiros segue uma tendência mundial na contratação do preço do frete, tornando importante o processo de redução de custos através da otimização de óleo combustível e óleo diesel, e controle das performances operacionais: tempo, velocidade e disponibilidade operacional. Uma das formas de reduzir os descontos na receita dos navios é o controle do consumo de óleo combustível e óleo diesel. Sejam eles provocados por problemas técnicos nos MCP´s (Motor de Combustão Principal), MCA´s (Motor Auxiliar de Combustão) e Máquinas Auxiliares dos navios, ou até mesmo pela necessidade de reavaliação de taxas contratuais de bombeio de carga e descarga de produtos nos terminais, e velocidade/tempo de viagem em alguns trechos do litoral brasileiro, devido às mudanças climáticas e geográficas.
Abstract: The goal of this study is to show how the resource´s rationalization can improve the operational results of one maritime transport company. The tanker maket follows a world tendency on the hiring price of charter. It makes the process of costs reducing through the optimization of fuel and diesel or/and through the performance´s control of time, velocity and operational disponibility a mandatory factor. The control of the consume of fuel and diesel is a way to reduce the discounts on the ships earns. The losses can be caused by technical problems on the MCP's (Main Combustion Engine), MCA's (Auxiliary Combustion Engine) and auxiliary machinery of the ships, or by the necessity of revaluation on the contractual price of loading and unloading products on shipping terminals and also by the climate changes in the Brazilian coastline, which causes some different conditions of velocity and time trips.
Keywords: maritime transport
operational efficiency
resource´s rationalization
oil production
logistic
transporte marítimo
eficiência operacional
racionalização de recursos
cadeia produtiva do petróleo
logística
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: RODRIGUES, Rodrigo Rossi. Eficiência operacional numa empresa de navegação: em busca da racionalização de contratos de afretamento. 2012. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1501
Issue Date: 27-Mar-2012
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Rodrigo Rossi Rodrigues.pdf 2012 - Rodrigo Rossi Rodrigues2.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.