???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1449
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Outra educação é possível? A lei 10.639/03 na formação docente dos Institutos de Educação da Baixada Fluminense
Other Titles: Other education possible? Law 10.639 / 03 on teacher training of the Institutes of Education of the Baixada Fluminense
???metadata.dc.creator???: Santos, Júlio César Araújo dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Luiz Fernandes de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Luiz Fernandes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Rosana Batista
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nogueira Junior, Renato
???metadata.dc.description.resumo???: A sanção da Lei 10.639/03 alterou a LDBEN com inclusão do artigo 26.-A e a obrigação pelos governos em implementar as DCN ERER reforçou a problematização sobre a formação dos docentes em relação ao discurso hegemônico sobre as relações étnico-raciais no país e as práticas que contribuíram para a consolidação o nosso modelo de exclusão. Dessa forma, a pesquisa foi elaborada a partir das inúmeras dificuldades das/os colegas dos anos iniciais, quando obrigadas/os a lidar com a realidade racial brasileira e as implicações desses problemas em propor uma outra educação possível em minha atuação enquanto profissional em mais de vinte anos na educação básica. Essas reflexões tornaram-se responsáveis por estruturar a pesquisa com fulcro na formação que se processa dos futuros profissionais dos anos iniciais nos Institutos de Educação na região da Baixada Fluminense, com recorte nas cidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, território onde se processam as tensões sociais e raciais da exclusão que moldou as nossas ligações históricas com o passado. Dessa perspectiva, a pesquisa apresenta as ações e os procedimentos que dificultam a participação e a implementação das respectivas Leis na formação dos futuros profissionais da educação das séries iniciais nos Institutos de Educação. As dificuldades interpostas pelo órgão responsável do Estado do Rio de Janeiro para realização da pesquisa nas instituições também ajudam observar a possível correlação entre o questionamento em relação ao mito da democracia racial e a negligência do estado sobre as alterações na LDBEN e as DCN ERER e a real possibilidade de mudanças nas práticas docentes. Essas dificuldades levantadas nas investigações, reforçaram na configuração metodológica do trabalho os documentos que deram origem aos referidos Institutos, análise bibliográfica, entrevistas com os docentes formados nessas instituições e discente na tentativa de refletir e compreender, por conseguinte, sobre os discursos e a sobre possíveis pertinências em relação as práticas e aos efeitos dos processos constantes de negociação cultural, que acabam acarretando as impressões de quem sofreu com o esvaziamento de seus referenciais culturais e, consequentemente, da sua identidade étnico-cultural.
Abstract: The sanction of Law 10,639 / 03 changed the LDBEN with the inclusion of Article 26 -A and the obligation by governments to implement the DCN Erer strengthened the questioning on the training of teachers in relation to the hegemonic discourse on ethnic-racial relations in the country and practices that contributed to the consolidation of our model of exclusion. Thus, the research was compiled from the numerous difficulties of / colleagues in the early years, when required / them deal with Brazilian racial reality and the implications of these issues to propose another possible education in my work as a professional in more than twenty years in basic education. These reflections have become responsible for structuring the survey of fulcrum in shaping that process of future professionals of the early years in education institutes in the Baixada Fluminense region, with cut in the cities of Duque de Caxias and Nova Iguaçu territory where the processing social and racial tensions of exclusion that has shaped our historical links with the past. From this perspective, the survey is present the actions and procedures that hinder the participation and implementation of the respective laws in the training of future professionals of education in the early grades Institutes of Education. The difficulties filed by the responsible agency of the State of Rio de Janeiro to carry out the research institutions also help to observe the possible correlation between the questioning regarding the myth of racial democracy and the state of neglect of changes in LDBEN and DCN Erer and real possibility of changes in teaching practices. These difficulties raised in the investigations, reinforced the methodological organization of working documents that gave rise to these institutes, the literature review, interviews with teachers trained in these institutions and students in an attempt to reflect and understand, therefore, on the speeches and on possible pertinence regarding the practices and effects of the constant process of cultural negotiation, which end up causing the impressions of those who suffered from the emptying of their cultural references and consequently of their ethnic and cultural identity.
Keywords: racism
ethnic -racial education
epistemic racism
racismo
educação étnico-racial
racismo epistêmico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SANTOS, Júlio César Araújo dos. Outra educação é possível? A lei 10.639/03 na formação docente dos Institutos de Educação da Baixada Fluminense. 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contexto Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1449
Issue Date: 25-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Julio Cesar Araujo dos Santos.pdfDocumento principal6.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.