???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1438
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Certificação profissional: pensando a formação dos trabalhadores em serviços terceirizados da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Other Titles: Professional Certification based on competence: thinking the formation of the Rural Federal University of Pernambuco outsourcing workers
???metadata.dc.creator???: Duarte, Adilson Alves Ribeiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Ana Cristina Souza dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Ana Cristina Souza dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Joecildo Francisco
???metadata.dc.contributor.referee3???: Almeida, Nilma Figueiredo de
???metadata.dc.description.resumo???: A administração pública tem contado há já um bom número de anos com o incremento de uma força de trabalho muitas vezes determinante dos resultados daqueles órgãos nos quais está inserta. Trata-se dos trabalhadores em serviços terceirizados de forma continuada. Presentes por anos seguidos seja essa presença de forma pessoal ou até mesmo funcional, esses trabalhadores estabelecem uma relação biunívoca e simbiótica com seu entorno. Não é diferente na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que conta com uma significativa contribuição deles. Este trabalho procurou compreender a correlação de conceitos envolvidos na apropriação do conhecimento desses trabalhadores em serviço e como esses conhecimentos poderiam ser aferidos e reconhecidos formalmente, através de um Sistema de Certificação por seus conhecimentos. Nas investigações que tratam sobre o assunto da certificação por habilidades já desenvolvidas encontrou-se o conceito de competências. Para melhor compreender o problema buscou-se entender como este conceito seria ou não útil a este propósito. Estabelecido o espaço conceitual possível para se trabalhar, buscou-se numa pesquisa exploratória aliada ao estudo de caso, uma vez que o recorte amostral centrou-se nos trabalhadores do Hospital Veterinário da UFRPE, a identificação de um modelo de certificação que aproveitasse a esses trabalhadores. Dentre os métodos estudados, um se apresentou como mais adequado, talvez porque seja mais direcionado ao reconhecimento de habilidades adquiridas e não necessariamente à competências intrínsecas. Os resultados, mais do que possibilitar a compreensão dos elementos envolvidos nessa relação UFRPE/trabalhador, nos trazem à luz o valor individual de cada um dos dedicados à tarefa diária de contribuir com os objetivos da instituição na qual laboram com zelo e diligência, embora não confirmem a possibilidade e certificar-lhes as competências nos termos do que este estudo mostrou. Contudo, sustenta que se pode certificar-lhes os conhecimentos e habilidades adquiridas em serviços com o fim de conceder-lhes um título qualificativo formal de sua condição profissional.
Abstract: The government has counted there are many years ago with the growth of a workforce often determinative of the results of those organs in which it is inserted. Those are outsourced workers in a continuously way. They were present for consecutive years personally way and even in a functional way, these workers establish a bi-univocal and symbiotic relationship with those who surround them. It is not different at the Rural Federal University of Pernambuco (UFRPE), which has a significant contribution from the workers. This study intends to understand the correlation of concepts involved in the appropriation of knowledge of these workers in service and how this knowledge could be measured and formally recognized through a Certification System for their own knowledge. In the investigations that deal with the Certification by already developed habilities was found the concept of skills. To a better comprehension about the problem we sought to understand how this concept would be or not be useful in this purpose. Having established the possible conceptual space to work, it was intent in an exploratory research allied with case study, since the sample cut focused on workers of Vet UFRPE Hospital, the identification of a certification model that make the most of these workers. Among the methods studied, one has presented as the most appropriate, perhaps because it is more directed to the recognition of acquired skills and not necessarily intrinsic skills. The results, rather than allow the understanding of the elements involved in this relationship UFRPE / worker, brings to light the individual value of each one dedicated to the daily task of contributing to the objectives of the institution, in which they work with care and diligence, though not confirm the possibility and certify them the competences in terms of the study has show. However, it maintains that it can certify them the knowledge and skills gained in services in order to give them a formal qualifying title of his professional status.
Keywords: Competences
Service learning
Professional certification
Competências
Aprendizagem em serviço
Certificação profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DUARTE, Adilson Alves Ribeiro. Certificação profissional: baseada em competências: pensando a formação dos trabalhadores terceirizados da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1438
Issue Date: 10-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Adilson Alves Ribeiro Duarte.pdfDocumento principal1.48 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.