???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1391
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico
Other Titles: The use of geoGebra as auxiliary tool in understanding results of geometry underexplored in basic school
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Cassio Marins 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barbosa, Aline Mauricio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem a intenção de apresentar o software de Geometria Dinâmica GeoGebra ao aluno do Ensino Básico. Utiliza-se o GeoGebra como ferramenta para a construção dinâmica de um passo-a-passo para convencer os alunos da veracidade de resultados que possuem enunciados simples, mas demonstrações não triviais. Foram trabalhados os seguintes teoremas: Teorema de Morley, Teorema de Hiparco, Teorema de Stewart, Teorema de Menelau e Teorema do Círculo de 9 Pontos. As demonstrações são realizadas rigorosamente, da forma tradicional, e em paralelo é feito o uso do software GeoGebra, dando assim uma visão lúdica das demonstrações. Entende-se que esta abordagem será mais atrativa, possibilitando uma melhor compreensão dos teoremas pelos alunos. O trabalho culmina com a aplicação de um teste motivacional a uma turma do Ensino Básico após uma aula em que se trabalhou o Teorema do Círculo dos 9 Pontos utilizando-se o GeoGebra
Abstract: This work intends to present the Dynamic Geometry software GeoGebra to elementary school students. It uses the GeoGebra as a tool for building a step by step procedure to convince students of the veracity of results that have simple statements, but not trivial proofs. The following theorems were worked: Morley's Theorem, Hipparchus Theorem, Stewart's Theorem, Menelaus Theorem and 9-Point Circle Theorem. Demonstrations are held strictly in the traditional way, and in parallel it is used the GeoGebra software, thus giving a playful view of the statements. It is understood that this approach will be more attractive, enabling a better understanding of the theorems by students. The work culminates with the application of a motivational test to a class of basic education after a class in which they worked the 9-Point Circle using GeoGebra
Keywords: GeoGebra
Teaching and Learning
Euclidean Geometry
Dynamic Geometry
Ensino-Aprendizagem
GeometriaEuclidiana
Geometria Dinâmica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: FERREIRA, Cassio Marins. O uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1391
Issue Date: 28-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Cassio Marins Ferreira.pdf2015 - Cassio Marins Ferreira2.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.