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Tipo do documento: Dissertação
Título: Participação das comunidades escolares de Caatinguinha, Tapera e Bebedouro no projeto Mata Ciliar realizado no município de Petrolina - PE
Título(s) alternativo(s): Participation of Schools Communities from Caatinguinha, Tapera and Bebedouro in the Ciliary Forest Project accomplished in the municipality of Petrolina - PE
Autor: Santana, Adelmo Carvalho 
Primeiro orientador: Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Silva, Nilton Souza da
Segundo membro da banca: Sgarbi, Antonio Donizetti
Resumo: Este estudo teve como finalidade identificar o nível de participação das comunidades escolares de Caatinguinha, Tapera e Bebedouro no Projeto de Recuperação da Mata Ciliar no Município de Petrolina-PE. O Projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina-PE em parceria com outras instituições, dentre estas as Escolas locais. Isto porque se entendeu que a escola deve fortalecer sua função transformadora com a realização de atividades cooperativas com a comunidade e mesmo sem a existência obrigatória de uma disciplina de educação ambiental no currículo escolar. Foram entrevistados alunos, pais e professores que desenvolveram algumas atividades propostas no Projeto. Através da pesquisa foi possível identificar as consequências ecológicas e sociais decorrentes dessa iniciativa, podendo-se citar, especialmente, o aumento da conscientização dos envolvidos nas questões ambientais. Observou-se a importância de ações conjuntas para provocar a participação do cidadão nos processos sociais em que está inevitavelmente envolvido. A atuação das escolas através dos professores e alunos foi imprescindível para a sensibilização dos pais e outros membros das comunidades para a realização das ações. Ficou muito claro que o interesse e euforia dos alunos em participar de alguma fase do Projeto teve como resultado mais imediato além do maior entrosamento em sala de aula, o anseio de realizar outras ações ambientais para a melhoria da Comunidade. O trabalho mostrou que não é necessário ser um especialista em educação ambiental para desenvolver ações na área. A partir dessa experiência outras atividades foram propostas e desenvolvidas pelas Escolas, considerando as questões ambientais como um ato político que prepara o cidadão para exigir justiça social, cidadania e respeito nas relações com a natureza
Abstract: This study aimed to identify the level of participation of schools communities from Caatinguinha, Tapera and Bebedouro on a project about recovery of riparian vegetation in the city of Petrolina, Pernambuco. The project was developed by the city hall of Petrolina-PE in partnership with other institutions, among them, the local schools. It‟s because it was understood that the school should strengthen its role in transforming the conduct of cooperative activities with the community and even without the existence of a mandatory subject of environmental education into school curricula. Were interviewed students, parents and teachers who have developed some proposed activities in the Project. Through research it was possible to identify the ecological and social consequences resulting from this initiative, could be mentioned, especially, the increasing awareness of environmental issues involved. Was noted the importance of joint actions to bring citizen participation in social processes that are inevitably involved. The performance of schools through the teachers and students was essential to raise awareness of parents and other community members for realization of the actions. It was very clear that the interest and excitement of the students to participate in any phase of the project resulted in more immediate than the greater integration in the classroom, the urge to realize other environmental actions to improve the Community. The study showed that it is not necessary to be an expert to develop environmental education programs in the area. From this experience, other activities have been proposed and developed by schools, considering environmental issues as a political act that prepares citizens to demand social justice, citizenship and respect in relations with nature
Palavras-chave: Education
Environment
Educação
Meio ambiente
Conscientização
Awareness
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: SANTANA, Adelmo Carvalho. Participação das comunidades escolares de Caatinguinha, Tapera e Bebedouro no projeto Mata Ciliar realizado no município de Petrolina - PE. 2011. 52 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1193
Data de defesa: 23-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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