???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Fernanda Gomes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9021358813174750por
dc.contributor.advisor1Galindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha-
dc.contributor.referee1Galindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha-
dc.contributor.referee2Teixeira, Eduardo Ariel de Souza-
dc.contributor.referee3José Mauro Gonçalves Nunes-
dc.date.accessioned2022-07-14T20:54:56Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Gomes dos. Planejamento estratégico de comunicação para o Instituto Federal do Rio de Janeiro. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/jspui/1187-
dc.description.resumoEsta dissertação é fruto de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) cujo resultado se findou na proposição de um planejamento estratégico de comunicação para a Instituição. O IFRJ é uma autarquia federal, com atuação nos diferentes níveis e modalidades de ensino, sendo organizado em uma estrutura multicampi e pluridisciplinar, em que são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Instituto Federal vivencia um momento de transição, que demanda esforços combinados entre comunicação e estratégia, marcado por diversos fatores como rápido crescimento do Instituto, diferenciação na estrutura dos campi, mudanças de denominações e logotipos da Instituição, modificações na Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCom), entre outros, no qual se destacam a falta de um planejamento estratégico de comunicação e de um plano de comunicação institucional, apesar de ambos constarem no Regimento Geral do IFRJ. O objetivo foi elaborar uma proposta de plano estratégico de comunicação bianual 2019-2020 para integração ao planejamento estratégico do IFRJ, e para isto realizou-se levantamento documental sobre as normas da comunicação em organizações públicas; entrevista para apurar a visão dos gestores do IFRJ e integrantes da CGCom sobre a atuação e o papel da Comunicação no Instituto e sua relação com a estratégia; mapeamento inicial dos públicos estratégicos (stakeholders); e apresentação deste trabalho para integração no planejamento estratégico por meio do Portfólio de Projetos Estratégicos do IFRJ. A pesquisa utilizou como técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, diário de campo na observação participante e roteiro semiestruturado para entrevistas. Na análise dos dados foi realizada análise de conteúdo. Na perspectiva teórica, o trabalho reuniu duas áreas de conhecimento – Comunicação e Administração –, para a proposição de um modelo estratégico sobre a comunicação organizacional de uma empresa de natureza pública. Buscou-se a inserção do conceito de comunicação pública na realização deste estudo, pois compreendeu-se que instituições federais de educação devem atender às demandas sociais nas suas áreas de atuação e ao cidadão com vistas para o futuro, investindo na construção do relacionamento com os seus públicos. Neste contexto foi construído o produto de inovação tecnológica: plano estratégico de comunicação bianual 2019-2020, com intuito de aperfeiçoar a comunicação institucional, contribuindo na sistematização e eficácia do trabalho da CGCom e cumprir atribuições que constam nos documentos internos da instituição. Ao final da pesquisa, o plano foi apresentado na CGCom e validado pela coordenadora-geral de Comunicação Social do IFRJ.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of an applied research, with a qualitative approach, carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ), whose result ended in the proposal of a strategic communication planning for the Institution. The IFRJ is a federal authority, acting in different levels and modalities of teaching, being organized in a multicampi and multidisciplinary structure, in which teaching, research and extension activities are developed. The Federal Institute experiences a moment of transition, which demands combined efforts between communication and strategy, marked by several factors such as the Institute's rapid growth, differentiation in the structure of the campuses, changes of denominations and logos of the Institution, modifications in the General Coordination of Social Communication (CGCom), among others, which highlights the lack of strategic communication planning and an institutional communication plan, although both are included in the IFRJ General Rules. The main objective was to prepare a proposal for a strategic biannual communication plan 2019-2020 to integrate the strategic planning of the IFRJ, for which a documentary survey was carried out on the norms of communication in public organizations; interview to clarify the vision of IFRJ managers and members of CGCom about the performance and role of Communication in the Institute and its relationship with strategy; initial mapping of stakeholders; and presentation of this work for integration in strategic planning through the IFRJ Strategic Projects Portfolio. The research used as data collection techniques: documentary research, field diary on participant observation and semi-structured interview script. In the analysis of the data content analysis was performed. In the theoretical perspective, the work brought together two areas of knowledge - Communication and Administration -, for the proposition of a strategic model on the organizational communication of a public company. It was sought to insert the concept of public communication in the realization of this study, since it was understood that federal education institutions must meet the social demands in their areas of action and the citizen with a view to the future, investing in the construction of the relationship with the their audiences. In this context, the product of technological innovation was built: strategic biannual communication plan 2019-2020, with the purpose of improving the institutional communication, contributing to the systematization and effectiveness of CGCom's work and to fulfill the attributions contained in the internal documents of the institution. At the end of the research, the plan was presented at CGCom and validated by IFRJ's General Coordinator of Social Communication.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-07-14T20:54:56Z No. of bitstreams: 1 2019 - Fernanda Gomes dos Santos.pdfeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-14T20:54:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Fernanda Gomes dos Santos.pdfeng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69915/2019%20-%20Fernanda%20Gomes%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesAMORIM, L. R. de; OLIVEIRA, R. F. de. O lugar da comunicação estratégica e relacional nas organizações educacionais. In: SCROFERNEKER, C. M. A. (Org.). De qual comunicação organizacional estamos falando? [recurso eletrônico] Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. ALMEIDA, M. I. R. de; CRUZ, J. M. F. Planejamento estratégico para instituições governamentais. In: Congresso Latino Americano de Estratégia, 15, SLADE, 2002, Montevidéu. Anais. ALMADA, R.B. Execução Orçamentária por campus – Posição maio 2018. 04 jun. 2018. 8 slides. Material apresentado na reunião do Colégio de Dirigentes do IFRJ. ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização reflexiva. São Paulo: Editora UNESP, 1997. BELL, D. O advento da sociedade pós-industrial: uma tentativa de previsão social. São Paulo: Cultrix, 1973. BERTERO, C. O. Rumos da estratégia empresarial. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, mar.-abr., 1995. BIGNETTI, L. P.; PAIVA, E. L.. Ora (direis) ouvir estrelas!: Estudo das citações de autores de estratégia na produção acadêmica brasileira. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 6, n. 1, p. 105-125, Abril. 2002 BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, p. 1-33, 2012. BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 06 set. 2017. _________. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2° do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>. Acesso em: 28 jan. 2018. ________. Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017. Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. Disponível em: ˂http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-018/2017/decreto/D9094.htm>. Acesso em: 28 jan. 2018. _________. Instrução Normativa SECOM/SG-PR No 1 de 27 de julho de 2017. Dispõe sobre a conceituação das ações de comunicação do Poder Executivo Federal e dá outras providências. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/ >. Acesso em: 28 jan. 2018. BROWN, T. L. The Evolution of Public Sector Strategy. Public Administration Review, vol. 70, dezembro de 2010, p. s212–14. BUENO, W. C. Auditoria de imagem na mídia. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, p. 345-363, 2011. __________. Comunicação, iniciativa privada e interesse público. In: DUARTE, J. (Org.) Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. __________. Comunicação empresarial: alinhando teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Manole, 2014. __________. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva 2009. __________. Quando a prática briga com a teoria e o discurso. IN: SCROFERNEKER, C. M. A. (Org.). De qual comunicação organizacional estamos falando? [recurso eletrônico] Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. ___________. A interação com os públicos internos sobre a perspectiva de uma comunicação efetivamente integrada. In: TEIXEIRA, A.P; BONELLA, M.A. (org.). Estratégias de Relações Públicas diante dos desafios da contemporaneidade. CEP/FDC, 2015. CASTELLS, M. O poder da comunicação. 1. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. __________ A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1. CONIF. Institucional. Disponível em: <http://portal.conif.org.br/br/institucional>. Acesso em: 30 jul. 2018. ______. Política de comunicação do Conif. MARINHO, L. (Coord.). Brasília: 2017. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. CURVELLO, J. J. A. A dimensão interna da comunicação na administração pública. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, p. 201-213, 2012. DEETZ, S. Comunicação organizacional: fundamentos e desafios. In: MARCHIORI, M. (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul, SP: Difusão, p. 83-101, 2010. DEMO, G.; PESSÔA, R. CRM na administração pública: desenvolvimento e validação de uma Escala de Relacionamento com o Cidadão (ERCi). Revista de Administração Pública, v. 49, n. 3, p. 677-697, 2015. DUARTE, J. (Org.) Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. DUARTE, J. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, p. 62-82, 2011. ______. Instrumentos de comunicação pública. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. 1. ed. São Paulo: Atlas, p. 59-71, 2009. ______. O mistério de transformar oxigênio em energia. In: Revista Comunicação Empresarial- Ano 15 no 56. São Paulo: Aberje, 2005. DUARTE, M. Y. M. Estudo de caso. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, p. 215-235, 2011. GIACOMO, S; SOARES, P.H.L. Por uma comunicação com conteúdo e proximidade: construindo relacionamentos mutuamente benéficos e eficazes. In: TEIXEIRA, A.P; BONELLA, M.A. (org.). Estratégias de Relações Públicas diante dos desafios da contemporaneidade. CEP/FDC, 2015. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995a. ______. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995b. GUNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, maio-ago., v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006. HASWANI, M. F. Comunicação pública: bases e abrangências. São Paulo: Saraiva, 2013. IASBECK, L. C. Amplitude da comunicação nas organizações. In: SCROFERNEKER, C. M. A. (Org.). De qual comunicação organizacional estamos falando? [recurso eletrônico] Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ). Catálogos de cursos – IFRJ 2016. Disponível em: <https://issuu.com/ifrj/docs/cat__logo_de_cursos_ifrj>. Acesso em: 01 ago. 2017. ____________. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - IFRJ - 2014-2018. Disponível em: <https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ASCOM/ifrj-pdi-2014-2018-pagina-simples-sem-apresentacao-ajustes-ana-20180510.pdf >. Acesso em: 18 mar. 2018. __________. Plano estratégico IFRJ 2017–2021. Disponível em: <https://issuu.com/ifrj/docs/planejamento_estrat_gico_-_ifrj>. Acesso em: 18 mar. 2018. _________. Plano de Governança do IFRJ - 1ª etapa. Rio de Janeiro, set 2018. _________. Portaria nº 899, de 29 de maio de 2018. Dispõe sobre a nomeação, a título provisório, dos titulares dos Cargos de Direção, CDs e designa os ocupantes de Funções Gratificadas, FGs, integrantes da estrutura administrativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Reitoria. Diário Oficial da União, Brasil, 30 maio 2018. Seção 2, p.35. ________. Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-2011. Disponível em: <http://www.ifrj.edu.br/sites/default/files/webfm/images/REGIMENTO%20GERAL%20IFRJ.pdf> Acesso em: 01 ago. 2017. ______. Relatório de contas ordinárias anual: relatório de gestão do exercício 2016. Disponível em: <http://boletimdeservico.ifrj.edu.br/ifrj/boletim/download/4929>. Acesso em: 02 jan. 2018. KICH, J. I. F.; PEREIRA, M. F. A influência da liderança, cultura, estrutura e comunicação organizacional no processo de implantação do planejamento estratégico. Cad. EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 1045-1065, dez. 2011. ______; ______; DALMAU, M.; MORITZ, G. Um estudo da contribuição de Richard Whittington para a estratégia. Revista Ciências Administrativas, v. 16, n. 2, p. 472-491, 2010. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. 2. ed. ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. KUNSCH, M. M. K. (Org.). Comunicação organizacional: históricos, fundamentos e processos. Volume 1. São Paulo: Saraiva, 2009. KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, v. 26, n. 51, p. 38-51, 2007. ________________. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. ________________. Planejamento estratégico para a excelência da comunicação. In: KUNSCH, M. M. K. (Org.). Obtendo resultados com Relações Públicas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 33-52, 2006. ______________. A comunicação organizacional no contexto contemporâneo: da visão linear à visão humana, cultural e estratégica. In: TEIXEIRA, A.P; BONELLA, M.A. (org.). Estratégias de Relações Públicas diante dos desafios da contemporaneidade. CEP/FDC, 2015. LARA, M. As sete portas da comunicação pública – como enfrentar os desafios de uma assessoria. Belo Horizonte: Gutenberg, 2003. LOEBEL, E.; STIPP, D. M.; NALESSO, A. C.; MEDEIROS, C. R. Interpretações culturais sobre a estratégia em uma organização pública brasileira. Revista Organizações em Contexto, v. 11, n. 22, p. 515-550, 2015. LÓPEZ, J. C. J. Proposta geral de comunicação pública. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. MARCON, R.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Estratégia em Organizações: a Produção Científica Brasileira entre 2003 e 2011. Revista Alcance, v. 23, n. 2, p. 127-141, 2016. MAGRETTA, J. Entendendo Michael Porter: o guia essencial da competição estratégica. São Paulo: HSM, 2012. MARCHIORI, M. (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2010. MESQUITA, R. F.; MATOS, F. R. N. Pesquisa qualitativa e estudos organizacionais: história, abordagens e perspectivas futuras. In: IV Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Florianópolis, 2014. Disponível em <http://coloquioepistemologia.com.br/site/wp-content/uploads/2014/04/ANE-113-Pesquisa-Qualitativa-e-Estudos-Organizacionais.pdf> Acesso em 02 jul.17. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. MINTZBERG, H. Crafting strategy. The Mc Kinsey Quarterly, p. 71-90, summer, 1988. Disponível em: < http://nezamivand.com/wp-content/uploads/2017/02/Crafting-strategy.pdf>. Acesso em: 02 jul.17. MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. 3. ed. rev. São Paulo: Cengage Learning, 2010. MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da Administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011. NASCIMENTO, R. L. do et al. A produção científica sobre as teorias na administração pública brasileira: uma análise dos periódicos no período de 2006 a 2017. Revista Gestão Organizacional, vol. 10, no 3, agosto de 2018. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/3821>.Acesso em 23 set 2018. NASSAR, P. Comunicação, Relacionamento e Inteligência. In: TEIXEIRA, A.P; BONELLA, M.A. (org.). Estratégias de Relações Públicas diante dos desafios da contemporaneidade. CEP/FDC, 2015. OLIVEIRA, D. P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 33ª ed. São Paulo: Atlas, 2015. PAULA, A. P. P. de. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2005. PINHEIRO, R. M.; CASTRO, G.C.; SILVA, H. H.; NUNES, J. M. G. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: FGV, 2005. PIRES, J. C. S.; MACÊDO, K. B. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 81-105, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n1/v40n1a05>. Acesso em: 04 set. 2017. PORTAL IFRJ . Institucional. Disponível em: <http://portal.ifrj.edu.br/instituicao/historico>. Acesso em: 20 jan. 2018. PORTAL MEC.Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept>. Acesso em: 11 mai. 2019. PORTAL UFRRJ .Conheça o MPGE-UFRRJ. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppge/apresentacao/>. Acesso em: 11 mai. 2019. PORTER, M. E. What is strategy? Harvard Business Review, p. 61-81, nov.-dez., 1996. Disponível em: <https://hbr.org/1996/11/what-is-strategy>. Acesso em: 2 jul. 2017. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. E-book disponível em: < http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017. REIS, M. C.; MARCHIORI, M.; CASALI, A. M. A relação comunicação estratégia no contexto das práticas organizacionais. In M. Marchiori (Org.). Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano: Difusão Editora, 2010. p. 165-187. RONDA-PUPO, G. A; GUERRAS-MARTIN, L. A. Dynamics of the evolution of the strategy concept 1962–2008: a coword analysis. Strategic Management Journal, v. 33, n. 2, p. 162–188, Fevereiro 2012. SECCHI, L. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, p. 347-369, abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122009000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 set. 2017. SILVA, L. M. da; ALBINO, A. A. A rede federal de ensino técnico e tecnológico e seu relacionamento com públicos-alvo: algumas questões de identidade institucional. HOLOS, [S.L.], v. 4, p. 117-134, set. 2013. SILVA, W. C.; MUCCI, C. B. M. R.; BAETA, O. V.; ARAÚJO, D. S. O planejamento estratégico na administração pública: Um estudo multicaso. Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 13, n. 1, p. 90-101, jan./jun. 2013. SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos Qualit@s Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 Vol.17. no 1 2015 SOUZA, R. C.; AÑEZ, M. E. M. O uso da política cognitiva na comunicação organizacional. Revista Organizações em Contexto, v. 8, n. 15, p. 161-178, 2012. TAYLOR, J.R.; CASALI, A. M. Comunicação: o olhar da “Escola de Montreal” sobre o fenômeno organizacional. In: MARCHIORI, M. (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano: Difusão, p. 69-82, 2010. TERRA, C.F. Como construir uma imagem organizacional positiva nas mídias sociais. In: TEIXEIRA, A.P; BONELLA, M.A. (org.). Estratégias de Relações Públicas diante dos desafios da contemporaneidade. CEP/FDC, 2015. TORQUATO, G. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Cengage Learning, 2008. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2004. VILLARDI, B. Q.; VERGARA, S. C. Implicações da aprendizagem experiencial e da reflexão pública para o ensino de pesquisa qualitativa e a formação de mestres em administração. RAC, Curitiba, v. 15, n. 5, p. 794-814, set./out., 2011. WEBER, M. H. Comunicação organizacional, a síntese. Relações Públicas, a gestão estratégica. Revista Organicom. Ano 6 – Edição Especial, n. 10/11, p. 71-75, 2009. WHITTINGTON, R. O que é estratégia. São Paulo: Thomson. 2002. ______.; MAYER, M.; JARZABKOWSKI, P.; MOUNOUD, E. Taking strategy seriously: responsibility and reform for an important social practic. Journal of Management Inquiry, 2003. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/247737506_Taking_Strategy_SeriouslyResponsibility_and_Reform_for_an_Important_Social_Practice>. Acesso em: 12 jan. 2018. ______. Estratégia após o Modernismo: recuperando a prática. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 4, p. 44-53, out.-dez., 2004. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. ZÉMOR, P. La Communication Publique. PUF: Paris, 1995. Tradução resumida do livro: Prof.a Dra. Elizabeth Brandão. (Coleção Que Sais-je?).por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento Estratégicopor
dc.subjectComunicação Públicapor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectStrategic Planningeng
dc.subjectPublic Communicationeng
dc.subjectOrganizational Communicationeng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titlePlanejamento estratégico de comunicação para o Instituto Federal do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeStrategic communication planning for the Federal Institute of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Fernanda Gomes dos Santos.pdf5.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.