???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/975
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho Filho, Arnaldo dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8912229577951344por
dc.contributor.advisor1Souza Neto, Silvestre Prado dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723056Y4por
dc.date.accessioned2016-04-28T20:19:16Z-
dc.date.available2008-04-30pt_BR
dc.date.issued2006-02-22pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO FILHO, Arnaldo de. Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/975-
dc.description.resumoAs novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas à educação têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o Centro de Estudo de Pessoal (CEP), visando adequar-se a tal realidade, reestruturou a área pedagógica e de informática, para atender a sua força de trabalho e a sociedade, ofertando cursos semipresenciais e a distância. O presente estudo de caso, com base no método Yin (2001), focalizou o CEP, tendo por objetivo contribuir para EaD como um meio de educação democrática através do estudo de uma organização militar com tradição e excelência na condução desse tipo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi quantitativa para identificar as dificuldades, processos, cuidados e procedimentos e qualitativa para identificar as razões que levam a bom termo a democratização do ensino-aprendizagem através da EaD, num país de dimensões continentais como o Brasil. Propõe-se como metodologia de estudo pesquisa bibliográfica e descritiva, questionários e entrevistas. As respostas abertas respondidas durante as entrevistas e por meio dos questionários foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de GRACE (1978) e BARDIN (1979). As perguntas fechadas foram examinadas através de percentagens. Por fim, os principais resultados revelados pela pesquisa foram: que a EaD é uma modalidade inclusiva e democrática, de grande alcance, mas que não substitui o ensino presencial, tem a tecnologia de informação e comunicação como a maior aliada, bem como é a educação do futuro por atender as exigências do mundo moderno, onde educar transformando pessoas constitui-se em um diferencial competitivo.por
dc.description.abstractNew Information and Communication Technologies (ICT) allied to the education have favoured the teaching-learning process. In this context, the Personnel Studying Centre (CEP, as it is called in Brazil) aimed at adapting itself to such a reality, and attending both the work force and the society as a whole. O CEP has restructured its pedagogical and computer science areas, and offered distance teaching, without ignoring its face-toface learning-teaching courses. This study has focused upon the CEP, for it has already tradition and excellence in providing distance education courses. Its methodological approaches were quantitative and qualitative. The former has identified the difficulties, processes and pedagogical procedures used, and the latter has identified the main reasons which have lead to an effective democratization of teaching-learning through distance education, especially in a large country such as Brazil. Bibliographical and descriptive researches have been carried out by using the Yin Method. Also, questionnaires and interviews have been applied, whose answers to the open questions were analysed by using the technique of content analysis (GRACE, 1978; BARDIN 1979). Closed questions were analysed by means of percentages. The main findings were: distance education is an inclusive and democratic approach, being of a great range, however, it does not yet substitute the face-to-face education; information technology and communication are the distance education better allies; it is an education for the future for it responds to the modern world s demands, and helps people to become competitive professionals. This study hopes to contribute to the evaluation of the advantages of distance education courses, as they are offered by the CEP, a competent military and educational organization.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Arnaldo de Carvalho Filho.pdf: 1256992 bytes, checksum: e5e63d27f0f1db267d2a8dfc8cdd1020 (MD5) Previous issue date: 2006-02-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60592/2006%20-%20Arnaldo%20de%20Carvalho%20Filho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectdemocratização da educaçãopor
dc.subjectinclusão digital.por
dc.subjectdistance educationeng
dc.subjectinformation and communication technologieseng
dc.subjectdemocratic educationeng
dc.subjectdigital inclusioneng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleEducação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeDistance education: the experience in military organization with base in Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Arnaldo de Carvalho Filho.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.