???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Rodrigo Carlos Marquespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4647734720150457por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesuspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.date.accessioned2016-04-28T20:19:10Z-
dc.date.available2008-01-28pt_BR
dc.date.issued2007-08-20pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Rodrigo Carlos Marques. Trajetórias na formação superior em Administração e o planejamento pedagógico: uma proposta docente participativa? 2007. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/946-
dc.description.resumoEste trabalho tem a intenção de descrever as trajetórias na formação superior em administração e o planejamento pedagógico sob uma perspectiva docente, com a possibilidade da participação como proposta. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo com traços quantitativos, e foi utilizado como estudo de caso o curso de graduação em administração de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Na coleta de dados, foi realizada uma entrevista não-estruturada com os gestores do curso sobre a visão do curso e a percepção dos docentes em relação ao planejamento e possibilidade de participação. Num segundo momento os docentes do curso responderam um questionário sobre aspectos relacionados ao projeto político-pedagógico e a sua percepção sobre o conceito de participação. A observação não-participante foi feita num fórum sobre os rumos do curso e a pesquisa documental com base nos relatórios do curso, com ênfase na estrutura curricular. Os principais resultados apontam que os docentes querem participar, mas não sabem ou não estão devidamente sensibilizados e o papel do gestor do curso está na preparação e estimulação da participação de uma forma eficiente. Sugere-se por fim que a proposta participativa pode ser considerada uma saída para a diminuição deste hiato.por
dc.description.abstractThis work describes the management higher education trajectories and its pedagogic planning under the university teachers participation perspective. Its research methodology is mainly qualitative, but it included quantitative data as well. It has focused on a case study of the Management Course of a Federal University of Rio de Janeiro. The data have been collected by means of both an unstructured interviews applied to the course s co-ordinators, and a questionnaire answered by university teachers involved in the course. The course s coordinators perceptions about the course planning and their possible participation were the main questions proposed during their interviews; and the university teachers perceptions of both the administration course s political-pedagogic project, and the concept of teaching staff s participation as proposed by this study, were the main questions proposed in the questionnaire. Non-observational participation and documental research were two other data collection techniques used. The former was used in a forum about the courses of action to be followed by the Management Course, and the latter, used the course s reports, emphasizing its curricular structure. The main findings have pointed out that the university teachers want to participate in the course s planning and management, but they either do not know how, or are not yet well sensibilized by such a challenge. As to the managers role, it was found that it lies mainly on the university teachers participation preparation and stimulation. This study suggests that the participative proposition is an opportunity to diminish such a hiatus.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Rodrigo Carlos Marques Pereira.pdf: 487522 bytes, checksum: a1af306d46385e41e5c22f7e1ed82cc4 (MD5) Previous issue date: 2007-08-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60541/2007%20-%20Rodrigo%20Carlos%20Marques%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectadministraçãopor
dc.subjectplanejamentopor
dc.subjectparticipaçãopor
dc.subjectmanagementeng
dc.subjectplanningeng
dc.subjectparticipationeng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleTrajetórias na formação superior em Administração e o planejamento pedagógico: uma proposta docente participativa?por
dc.title.alternativeTrajectories in higher education Management and its pedagogic planning: a proposition for university teaching staff participation?eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Rodrigo Carlos Marques Pereira.pdf479.59 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.