???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/85
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Edna Maria de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1251875896052186por
dc.contributor.advisor1Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0395940520777127por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:27Z-
dc.date.available2008-07-10pt_BR
dc.date.issued2007-12-19pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Edna Maria de Oliveira. A produção textual escrita no espaço escolar agrícola: das marcas de oralidade à proficiência da escrita. 2007. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/85-
dc.description.resumoEsta pesquisa, fundamentada na Lingüística Textual, suscita reflexões sobre a produção textual escrita, no espaço de educação agrícola. Objetiva avaliar possíveis progressos alcançados pelo aluno, após estudos de Língua Portuguesa, no Curso Técnico em Agropecuária, concomitante ao Ensino Médio, na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim-BA - EAFSB-BA, em relação à produção de textos escritos, no gênero dissertação argumentativa . A metodologia de estudo adotada foi a qualitativa, através da análise documental. O corpus de pesquisa é constituído de 40 Redações: 20 (vinte) textos iniciais e 20 (vinte) textos finais. Esses textos foram produzidos, por ocasião do Exame de Seleção/2004 e do término dos estudos, na EAFSB-BA, em 2006, pelos mesmos alunos. A análise documental se estendeu também aos Planos de Curso e aos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. A comparação entre textos iniciais e textos finais, em nível microestrutural, demonstra grandes avanços referentes à competência lingüística, a exemplo da grafia correta das palavras, da ampliação do léxico e do uso de sinais de pontuação. Entretanto, numa avaliação, em nível macroestrutural, os ganhos são menores, uma vez que esses alunos encontram-se ainda em fase de construção das competências e habilidades para defender um ponto de vista em textos escritos.por
dc.description.abstractThis research is based on the textual linguistic. The present work deals, specifically, with the written textual production in the agricultural education. The aims evaluate possible progresses reached by student, after studying Portuguese Language for three years, during the farming technician course, that is carried out concomitantly to the regular middle course of the "Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim-BA - EAFSB-BA , concerning the production of argumentative dissertations . The methodology of study was the qualitative one, based on the documental analysis. The corpus has already consisted of 40 texts: 20 (twenty) initial texts and 20 (twenty) final texts, written by the same students. The texts were written for the selection examination, in 2004, and after the students finished their studies in the EAFSB-BA, in 2006. The documental analysis was also carried out for the Course Plans and National Curricular Parameters middle course. The comparison between initial and final texts, at microstructure level, revealed big ones advances concerning the linguistic abilities, especially, concerning the vocabulary, the orthography and punctuation marks. However, a macrostructure evaluation revealed lower advances since the students are still constructing abilities that can support opinions in written texts.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Edna Maria de Oliveira Ferreira.pdf: 764164 bytes, checksum: 8ed64157f3f7f86f45f8b98c21f4018b (MD5) Previous issue date: 2007-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60049/2007%20-%20Edna%20Maria%20de%20Oliveira%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprodução textual escritapor
dc.subjectLingüística Textualpor
dc.subjectcompetência comunicativapor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectwritten textual productioneng
dc.subjectTextual Linguisticeng
dc.subjectcommunicative abilityeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA produção textual escrita no espaço escolar agrícola: das marcas de oralidade à proficiência da escritapor
dc.title.alternativeThe written textual production in agricultural school space: from the marks of oral speech to proficiency of writingeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Edna Maria de Oliveira Ferreira.pdf746.31 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.