???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/78
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDumont, Armando Hortapt_BR
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:26Z-
dc.date.available2008-04-28pt_BR
dc.date.issued2008-02-13pt_BR
dc.identifier.citationDUMONT, Armando Horta. Um estudo de caso sobre aspectos do conhecimento profissional de professoras que ensinam Geometria em turmas de quarta série. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/78-
dc.description.resumoEssa investigação trata de questões relativas ao conhecimento profissional de professoras que ensinam Geometria em turmas de quarta série. Especificamente, identificamos e analisamos aspectos (concepções, elementos curriculares e conceituais) que emergiram quando as docentes ensinavam geometria em turma de quarta série. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras do Ensino Fundamental que trabalham em Escolas Municipais da cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Foram utilizadas as seguintes estratégias para coleta de dados: aplicação de questionários, observação, entrevistas, análise documental e diário de campo. O estudo ressalta que aprendizagem da geometria nas séries iniciais acontece com maior dinâmica tendo como suporte a observação e a manipulação de objetos. Outro ponto a ser destacado é que o conhecimento profissional das professoras em Geometria é oriundo das práticas pedagógicas desenvolvidas no dia-a-dia e, que mesmo com pouca experiência nessa área da matemática, as docentes, tendo o livro didático como suporte didático principal, ousaram a implementar práticas mais inovadoras em geometria.por
dc.description.abstractThis research is concerning professional knowledge from teachers who teach Geometry to the fourth grade. Specifically, the study identifies and analyzes aspects (conceptions, curriculum elements and concepts) that appeared in teachers Geometry practice. The investigation was implemented with two teachers from Elementary School at municipal schools in São João Evangelista, Minas Gerais. We used the following strategies to collect the data: application of questionnaires; observation; interview; documentary analysis; notes on the researcher diary. The research highlights the importance of observation and material manipulation for the teaching at primary level. It was identified that the teacher s professional knowledge about Geometry comes from pedagogic practices, daily. Despite a little experience at this subject of mathematic the teacher s used the textbook as a principal source and ventured to employ innovatory practices in Geometry.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12310/2008%20-%20Armando%20Horta%20Dumont.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17566/2008%20-%20Armando%20Horta%20Dumont.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23896/2008%20-%20Armando%20Horta%20Dumont.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30296/2008%20-%20Armando%20Horta%20Dumont.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36636/2008%20-%20Armando%20Horta%20Dumont.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43018/2008%20-%20Armando%20Horta%20Dumont.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49402/2008%20-%20Armando%20Horta%20Dumont.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55864/2008%20-%20Armando%20Horta%20Dumont.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmatemáticapor
dc.subjectgeometriapor
dc.subjectséries iniciaispor
dc.subjectconhecimento profissionalpor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectmathematicseng
dc.subjectgeometryeng
dc.subjectprimary leveleng
dc.subjectprofessional knowledgeeng
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleUm estudo de caso sobre aspectos do conhecimento profissional de professoras que ensinam Geometria em turmas de quarta sériepor
dc.title.alternativeA research of point about subjects of teacher s professional knowledge that teach geometry to fourth level classeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Armando Horta Dumont.pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.