???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/67
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Maria da Graçaspt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva dopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794829E1por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:24Z-
dc.date.available2007-01-25pt_BR
dc.date.issued2006-09-27pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria da Graças. Estudo sobre aplicação e desenvolvimento de conceitos matemáticos na realidade do curso Ensino Técnico em Zootecnia. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/67-
dc.description.resumoNeste trabalho buscou-se, através da realidade estudada, identificar a fragmentação dos conhecimentos matemáticos, bem como a dificuldade de sua aplicação, em um curso técnico e, com base nessa realidade, apresentar contribuições de contextualização da referida disciplina no curso Ensino Técnico em Zootecnia, especificamente nas disciplinas Bovinocultura de Leite, Avicultura de Corte, Suinocultura e Piscicultura. A abordagem do trabalho é de natureza qualitativa e o suporte metodológico utilizado foi a pesquisa de planos de curso da própria Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, entrevistas estruturadas na forma de um questionário aos professores dessa Instituição diretamente envolvidos no processo com essas disciplinas e participação nas aulas das mesmas. Foi elaborado um Módulo Instrucional a partir dos dados coletados, contendo os conteúdos matemáticos mais utilizados nessas disciplinas. Com esse Módulo Instrucional buscamos minimizar a fragmentação da disciplina Matemática e sua desvinculação com a realidade da aula técnica. Esse Módulo Instrucional potencializa um trabalho eficaz de interdisciplinaridade ao mesmo tempo em que introduz um trabalho paralelo dos conteúdos que servirão de base às disciplinas técnicas.por
dc.description.abstractIn this work we search itself, through the studied reality, identify the fragmentation of the mathematical knowledge as well as the difficulty of its application in a technical course and, based in this reality, to present contributions of contextua lization of this discipline in the course of zootecnia, specifically in the disciplines Milk livestock farm, Poutry breeding sector and fish farming. The approach of this work is of qualitative nature and the used methodological support was the research on the course s plans of the Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, interviews with the teachers directly involved in the process and participation in the classes of the referred disciplines of the technical course. We suggest a work with the mathematical contents more used in those disciplines and the application of an initial module about those contents in order to heal or to reduce the problem. We conclude that the fragmentation of the mathematics with the reality, can be minimized or solved through an efficient and effective work of interdisciplinarity, at the same time that a parallel work of the contents is introduced to serve from base to the technical disciplines.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Maria da Graças Pereira.pdf: 1957332 bytes, checksum: 2a0562d793c086b93ad5315ce4784714 (MD5) Previous issue date: 2006-09-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12419/2006%20-%20Maria%20da%20Gra%c3%a7as%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17714/2006%20-%20Maria%20da%20Gra%c3%a7as%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24000/2006%20-%20Maria%20da%20Gra%c3%a7as%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30393/2006%20-%20Maria%20da%20Gra%c3%a7as%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36793/2006%20-%20Maria%20da%20Gra%c3%a7as%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43157/2006%20-%20Maria%20da%20Gra%c3%a7as%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49569/2006%20-%20Maria%20da%20Gra%c3%a7as%20Pereira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56012/2006%20-%20Maria%20da%20Gra%c3%a7as%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfragmentaçãopor
dc.subjectcontextualizaçãopor
dc.subjectmatemática aplicadapor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectfragmentationeng
dc.subjectcontextualizationeng
dc.subjectapplicability of the mathematicseng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEstudo sobre aplicação e desenvolvimento de conceitos matemáticos na realidade do curso Ensino Técnico em Zootecniapor
dc.title.alternativeResearch on aplication and development of the mathematician concepts the reality in the course Technical in Zootecniaeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Maria da Graças Pereira.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.