???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/57
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFeitosa, Teresinha de Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6814990958171006por
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Reginapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:22Z-
dc.date.available2011-04-20pt_BR
dc.date.issued2010-03-02pt_BR
dc.identifier.citationFEITOSA, Teresinha de Sousa. As "reformas" do ensino profissionalizante de 1996 a 2006 na Escola Agrotécnica Federal de Crato Ceará: acomodação à legislação ou consciência da prática? 2010. 46 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/57-
dc.description.resumoA Dissertação apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como foram implantadas no âmbito da Escola Agrotécnica Federal de Crato-CE as reformas do ensino profissionalizante ocorridas no período de 1996 a 2006, buscando detectar o que as fundamentou: a prática consciente movida pela apropriação conceitual ou simplesmente acomodação à legislação. No referencial teórico destacamos o histórico da educação profissional no Brasil, do período colonial aos dias atuais, dando ênfase às reformas ocorridas no período em estudo, à dualidade predominante em todos os momentos da história da educação brasileira e à imposição das políticas para a educação profissional. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários aplicados aos docentes e equipe pedagógica, e análise documental dos planos didáticos do Curso Técnico em Agropecuária. A partir da análise dos dados comprovou-se que as reformas curriculares realizadas na instituição pesquisada ocorreram, predominantemente, com fundamento na obediência à legislação, em detrimento da apropriação conceitual pelos docentes e equipe pedagógica responsável pelas mudanças e, por esse motivo, nunca atingiram plenamente seus objetivos. Tomando como referência tal constatação concluí-se que qualquer reforma educacional, para obter êxito, deva ser antecedida de ampla discussão com os envolvidos no processo, a fim de que seus propósitos fiquem claros e não se constitua, somente, em mais uma imposição legal. Acreditase que para se chegar à almejada escola unitária, de formação geral, que requer educadores conscientes formadores de homens/trabalhadores livres é preciso, primeiramente, informar e conscientizar os docentes da importância social e política dessa escola. Indo mais além, é necessário conscientizar a sociedade, para que possa, de forma ativa e organizada, exigir uma escola única para todos, como elemento constitutivo de uma sociedade mais justa e igualitária.por
dc.description.abstractThe lecture presents results of a survey that aimed to investigate how they were implemented - in the Agrotechnical Federal School from Crato - CE - reforms of vocational education in the period from 1996 to 2006, seeking to detect what were the basis: the conscious practice driven by conceptual appropriation or simply accommodation to legislation. In the theoretical highlight we emphasize the history of professional education in Brazil, from the colonial period to the present day, focusing on reforms that occurred during the study period, to the duality prevalent at all times in the history of Brazilian education and the imposition of policies for professional education. The research instruments used were questionnaires to teachers and pedagogical team, and documentary analysis of the teaching of the Technical Course in Agriculture. From the analysis of the data it was proved that the curriculum reforms undertaken in the research institution were primarily based in obeying the legislation at the expense of conceptual appropriation by teachers and pedagogical staff responsible for the changes and, therefore, never fully achieved goals. Compared with such a finding, we conclude that any educational reform to succeed, must be preceded by extensive discussions with those involved in the process, so that its purposes are clear and does not constitute, only one more legal imposition. It is believed that to reach the desired unified school, general education, which requires sensible educators shapers of free man / workers, it is necessary, first, to inform and educate the teachers of the social and political importance of this school. Going further, it is necessary that society must acquire knowledge about, so that it can, in an active and organized way, require a unified school for all, as a constitutive element of a more just and equal society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Teresinha de Sousa Feitosa.pdf: 1336453 bytes, checksum: 9a6b1b9e7f3537599449d88f9baab26a (MD5) Previous issue date: 2010-03-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3534/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17568/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23900/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30302/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36646/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43040/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49446/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55900/2010%20-%20Teresinha%20de%20Sousa%20Feitosa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectreformapor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectescola unitáriapor
dc.subjectprofessional educationeng
dc.subjectreformeng
dc.subjecttechnical educationeng
dc.subjectunified schooleng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleAs "reformas" do ensino profissionalizante de 1996 a 2006 na Escola Agrotécnica Federal de Crato Ceará: acomodação à legislação ou consciência da prática?por
dc.title.alternativeThe "reforms" of vocational education from 1996 to 2006 Agrotechnical Federal School from Crato, State of Ceara: accommodation to legislation or awareness of the practice?eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Teresinha de Sousa Feitosa.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.