???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/455
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Concentrações de mercúrio em peixes de diferentes níveis tróficos na bacia do rio Paraíba do Sul.
???metadata.dc.creator???: Fracalanza, Fernanda Pontual 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araújo, Francisco Gerson
???metadata.dc.description.resumo???: As concentrações de mercúrio total, mercúrio orgânico e mercúrio inorgânico no tecido muscular de duas espécies de peixes (Geophagus brasiliensis - onivoro e Oligosarcus hepsetus - carnívoro) foram determinadas visando avaliar o uso destas como indicadores de poluição na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Foram comparados teores de Hg entre os níveis tróficos e entre diferentes locais da bacia, bem como entre dois reservatórios sob diferentes impactos (Santa Branca e Funil). Adicionalmente, os níveis de contaminação foram associados às características do microhabitat visando o entendimento dos processos de bioacúmulo. Os peixes carnívoros absorveram mais mercúrio em todos os locais, um indicativo da capacidade de biomagnificação. O reservatório do Funil, e as áreas de altitude a montante parecem ter atuado como fontes receptoras incrementando os processos de organificação. Os teores orgânicos de mercúrio foram bem mais elevados do que os inorgânicos que foram baixos ao longo de todos os locais. Ênfase foi dada às correlações peso-comprimento dos indivíduos especialmente em áreas de cabeceira, onde peixes adultos de baixo peso atingiram concentrações de mercúrio orgânico elevadas. Observaram-se as maiores concentrações de mercúrio orgânico nas duas espécies de peixes em substrato rochoso o que sugere a importância da comunidade perifítica local (epiliton) como prováveis agentes metiladores, bem como as condições oligotróficas dessas áreas que pode favorecer que o mercúrio local disponível possa ser bioacumulado pela comunidade de peixes. Áreas densamente industrializadas como São José dos Campos e Volta Redonda apresentaram concentrações muito baixas de ambas as frações de mercúrio o que pode estar associado à presença de turfas e maior quantidade de argila e lama.
Keywords: rio Paraíba do Sul
mercúrio
contaminação em peixes.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Ciências Agrárias
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais
Citation: FRACALANZA, Fernanda Pontual. Concentrações de mercúrio em peixes de diferentes níveis tróficos na bacia do rio Paraíba do Sul.. 2007. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/455
Issue Date: 31-Aug-2007
Appears in Collections:MESTRADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FLORESTAIS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007- Fernanda Pontual Fracalanza.pdf1.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.