???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/448
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Caracterização da biota do solo da Retinga da Marambaia, RJ, e estabelecimento de simbiose micorrízica em Schinus terebinthifolius Raddi
???metadata.dc.creator???: Souza, Rodrigo Camara de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Marcos Gervásio
First advisor-co: Silva, Eliane Maria Ribeiro da
???metadata.dc.description.resumo???: As Restingas, ecossistemas associados ao Bioma Mata Atlântica, encontram-se em franco estado de devastação. Com o objetivo de contribuir para a conservação e recuperação desses ecossistemas costeiros, foi realizada uma investigação sobre as características apresentadas pela estrutura da comunidade da fauna do solo (Capítulo I) e dos fungos micorrízicos arbusculares (Capítulo II) em dois fragmentos florestais (FF) sujeitos à diferentes condições de saturação do solo, na Restinga da Marambaia, RJ, além de um estudo envolvendo a formação da simbiose micorrízica na produção de mudas de uma espécie florestal nativa, Schinus terebinthifolius Raddi (aroeira-pimenteira), cujas informações são de grande valia em programas de recuperação de áreas degradadas de restina (Capítulo III). Com relação à fauna do solo, Formicidae foi o grupo mais abundante na restinga, onde foram encontrados grupos que só são verificados em ambientes não perturbados, demonstrando uma condição ecológica favorável; houve diferenças entre as dua áreas estudadas quanto ao índice de Shannon, densidade de indivíduos e riqueza de grupos. Quanto aos fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), Acaulospora foi o gênero com maior riqueza de espécies, enquanto Glomus foi aquele mais frequente encontrado; as áreas diferiram entre si em relação à densidade de esporos, que foi maior naquela com menor saturação do solo por água. A produção de mudas de Schinus terebinthifolius, na qual empregou-se dois tipos de substratos, um formulado com esterco bovino e outro com lodo de estação de tratamento resíduos industriais, na presença e na ausência de inoculação com FMAs, mostro que aquele que foi formualado com esterco promoveu ganhos significativos às plantas, não tendo sido verificadas diferenças estatísticas entre os tratamentos inoculados e os testemunha.
Keywords: reflorestamento
Restinga
Mata Atlântica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Ciências Agrárias
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais
Citation: SOUZA, Rodrigo Camara de. Caracterização da biota do solo da Retinga da Marambaia, RJ, e estabelecimento de simbiose micorrízica em Schinus terebinthifolius Raddi. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/448
Issue Date: 3-May-2007
Appears in Collections:MESTRADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FLORESTAIS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007- Rodrigo Camara de Souza-01.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.