???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/249
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Eficiência de fungos micorrízicos vesículo-arbusculares em quiabeiro (Abelmoschus esculentus (L) Moench cv. Piranema)
???metadata.dc.creator???: Berbara, Ricardo Luis Louro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fernandes, Mânlio Silvestre
???metadata.dc.description.resumo???: Após a realização de um levantamento parcial da ocorrência de fungos micorrízicos do tipo Vesicular-Arbuscular (VA), presentes em dois solos representativos do Campus da UFRRJ (séries Ecologia e Seropédica), 8 espécies foram identificadas, isoladas e multiplicadas. Os fungos VA encontrados (Glomus occultum, Glomus aggregatum, Glomus microcarpum, Acaulospora longula, Acaulospora morrowae, Sclerocystis coremioides, Sclerocystis sinuosa, Scutellospora pellucida), foram então separados em 2 grupos. Um continha apenas esporos de Acaulospora longula (A), que foi a espécie mais bem distribuída nos solos estudados, e outro, uma mistura das oito espécies (M). Ambos foram inoculados em quiabo (Abelmoschus esculentus (L.) Moench cv. Piranema) semeados em vasos em um delineamento inteiramente casualizado, com três níveis de fósforo (0, 10 e 60 kg P2O5.ha-1) em um experimento em casa de vegetação com 3 épocas de coleta (22, 32 e 47 dias) e 3 repetições, em um esquema fatorial simples de 3x3x3x3. O objetivo foi determinar-se a variação do grau de micotrofismo, da efetividade da associação MVA e da variação do estado nutricional do quiabeiro nos diferentes tratamentos. Foram feitas análises químicas do material vegetal (raiz e parte aérea), bem como a determinação do peso da matéria seca, da área foliar e volume radicular. Foram também estudadas as variações de alguns parâmetros envolvidos no desenvolvimento da planta tais como Taxa de Assimilação Líquida, Taxa de Crescimento Relativo, Coeficiente de Utilização de Fósforo, Influxo de Nutrientes, Razão de área Foliar, além da Taxa de Dependência Micorrízica. Os resultados obtidos evidenciaram a condição micotrófica da cultivar estudada. Os parâmetros medidos variaram com a época de coleta, com o nível de P aplicado e com o simbionte. A resposta da planta à infecção foi sistematicamente maior para os tratamentos com mistura de espécies. A inoculação com Acaulospora longula destacou-se em geral apenas na coleta realizada aos 47 dias. O estudo da partição da biomassa vegetal indicou que, nos tratamentos com fungos VA, houve uma tendência de aumento na relação raiz-parte aérea com o tempo, principalmente nos níveis 0 P e 10 P. Não se observaram variações significativas entre as infecções e número de esporos entre os tratamentos M e A para cada época considerada.
Keywords: micorriza
quiabo
manejo de solo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Ciências Agrárias
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo
Citation: BERBARA, Ricardo Luis Louro. Eficiência de fungos micorrízicos vesículo-arbusculares em quiabeiro (Abelmoschus esculentus (L) Moench cv. Piranema). 1989. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 1989.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/249
Issue Date: 21-Aug-1989
Appears in Collections:MESTRADO EM AGRONOMIA - CIÊNCIA DO SOLO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
R067-Ricardo Luis Louro Berbara.pdf6.97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.