???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Juarez Nelson Alves dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038536908814733por
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Reginapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:39Z-
dc.date.available2011-04-11pt_BR
dc.date.issued2010-03-02pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Juarez Nelson Alves de. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/168-
dc.description.resumoEm 2007, o Governo Federal propôs, através de uma Chamada Pública do Ministério da Educação (Brasil, MEC/SETEC Nº. 2/2007), intitulada Chamada Pública de Propostas para a Constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia . Em 29 de dezembro de 2008 a Lei nº 11.892 deu nova configuração à Rede Federal de Educação Profissional no Brasil, implantando oficialmente os Institutos Federais. A diretriz legal incluiu apoio à implementação da nova infraestrutura, com a exigência das instituições continuarem com a oferta de: 50% do ensino médio, 20% licenciatura, 30% tecnológicos e bacharelados na área de engenharia, pós graduação lato sensu e stricto sensu. O presente estudo analisa a implantação do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, investigando o impacto da transferência com foco especial nas necessidades relacionadas à ampliação e qualificação do quadro docente. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter estudo de caso , tendo como foco de análise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, composto por seis campi, porém, o universo amostral foi o Campus Camboriú, formado pelo antigo Colégio Agrícola de Camboriú, que, acredita-se, poderá possibilitar reflexões e inferências para os demais. O estudo apresenta três momentos distintos: primeiro consistiu no aprofundamento do referencial teórico de forma a fundamentar as análises da pesquisa. No segundo, foi feita uma coleta de dados in loco na Instituição objeto do estudo. No terceiro momento, realizou-se uma análise de dados, reflexões e apresentação de sugestões. O levantamento de dados referentes à gestão do Campus, foi realizado através de questionários junto aos docentes. Investigou-se o quadro de docentes do campus e a necessidade de qualificação e capacitação para cumprir as novas demandas de oferecimento de cursos superiores. Através dos dados coletados, foi possível apresentar propostas de reestruturação, visando à implementação de novos cursos nas áreas de: Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Licenciaturas, Gestão de Negócios, Ambiente, Saúde e Segurança e Produção Industrial, levando-se em consideração o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI). Com base no estudo, constatou-se a necessidade de maior investimento na capacitação docente, a fim de atender às especificidades da nova instituição criada pelo Governo Federal: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.por
dc.description.abstractIn 2007, the Federal Government has proposed, through a call from the Ministry of Public Education (Brazil, MEC / SETEC no. 2 / 2007) entitled "Public Call for Proposals for the constitution of the Federal Institutes of Education, Science and Technology - the implantation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology". On December 29, 2008 Law No. 11.892 gave new configuration to the federal network of professional education in Brazil, deploying officially the Federal Institutes. The legal guideline included support for the implantation of new infrastructure, with the requirement that the institutions continue to offer: 50% of high school, 20% undergraduate, 30% technology and bachelor degrees in engineering, graduate broadly and too narrowly. This study analyzes the implementation of the Federal Institute of Santa Catarina - Campus Camboriú, investigating the impact of the transfer with a special focus on needs related to the expansion and training of the faculty. It is characterized as a qualitative research, of a "case study", focusing on analysis of the Federal Institute for Education, Science and Technology of Santa Catarina, with six campuses, however, the sampling universe was the Campus Camboriú, formed by former Agricultural College of Camboriú, which is believed, may enable reflections and inferences to others. The study presents showed three distinct times: the first consisted of deepening of the theoretical framework in order to substantiate the analysis of the research. In the second, there was a data collection site at the institution the object of study. In the third phase, there was an analysis of data, reflections and make suggestions. The survey on the management of the Campus was carried out through questionnaires sent to teachers. We investigated the teaching staff of the campus and the need for qualification and training to meet the new demands of offering higher education courses. Through the data collected, it was possible to submit proposals for restructuring, aiming at implementing new courses in the areas of Information and Communications, Natural Resources, Undergraduate, Business Management, Environment, Health and Safety and Industrial Production, taking into account the Institutional Development Project (IDP). Based on the study, there was a need for greater investment in teacher training to meet the specific needs of the new institution created by the federal government: the Federal Institutes of Education, Science and Technology.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juarez Nelson Alves de Lima.pdf: 821564 bytes, checksum: d2b2cf01d8bf2229794b6405d4c711df (MD5) Previous issue date: 2010-03-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13076/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17918/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24218/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30565/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36951/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43351/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49753/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56186/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectimplantaçãopor
dc.subjectqualificação e docentepor
dc.subjectimplantationeng
dc.subjectqualification and teacherseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docentepor
dc.title.alternativeFederal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina: the challenges of the implantation and qualification, completion of the teacher's frameworkeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Juarez Nelson Alves de Lima.pdf802.42 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.