???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarconatto, Lauri Joãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5986650501816189por
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:37Z-
dc.date.available2010-07-05pt_BR
dc.date.issued2009-12-18pt_BR
dc.identifier.citationMARCONATTO, Lauri João. A evasão escolar no curso de Técnico Agrícola na modalidade de EJA da EAF Rio do Sul - SC. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/151-
dc.description.resumoO Decreto no 5.478/2005 instituiu, no âmbito das Instituições Federais de Educação (IFE s), o Programa de profissionalização na modalidade de EJA que alterado pelo decreto no 5.840/2006, define o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Este Programa traz para as IFE s um no vo desafio, que é atender uma parcela da população que não obteve oportunidade de educação básica de nível médio e educação profissional na idade regular. A Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul (EAFRS) imediatamente acatou a criação do PROEJA e já em 2005 deu início à elaboração do Projeto Pedagógico do Curso. Optou-se por implantar o curso nos moldes da Pedagogia da Alternância, articulado com o ensino médio de forma integrada. Foram disponibilizadas 25 vagas, ocorreram 38 inscrições para o ingresso, apenas 27 realizaram a entrevista e fo i oportunizada e realizada a matrícula aos 27. No segundo semestre, apenas 15 alunos retornaram para a escola, sendo que dois destes mudaram para o curso subsequente e 12 se evadiram. Com o objetivo de compreender as causas da evasão escolar desses alunos, foi usada, na investigação, a análise da literatura sobre políticas de educação profissional e educação de jovens e adultos, bem como, pesquisas sobre evasão escolar, ainda foi realizada a análise de documentos oficiais, projeto pedagógico do curso, registros escolares, relatórios e atas de reuniões da EAFRS. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário, aos alunos matriculados no curso que evadiram e outro aos que permaneceram. A pesquisa indicou que no Curso Técnico Agrícola da EAFRS, oferecido na modalidade de EJA, a grande maioria dos alunos trabalha e possui renda familiar de até quatro salários mínimos e são filhos de pais com baixa escolaridade. Apontou ainda que 36% dos alunos evadiram devido à dificuldade em conciliar horário de estudo com o trabalho, 46% evadiram por precisar ou desejar trabalhar, para a sua subsistência ou para manter o padrão de vida dele e da família e 18% por não se adaptarem a escola. Desta forma foi determinante para evasão a forma de oferta do curso, horário diurno e modo de alternância, bem como a exclusão de outros já no processo seletivo, de forma que para constituir uma segunda turma não houve candidatos. Concluímos que a formação nessa modalidade para atender àquele que já constituiu família e trabalha, deveria ser ofertada na comunidade do aluno, em dias alternados ou à noite.por
dc.description.abstractDecree 5,478/2005 establishes the profissionalization Program for Young and Adults in the Educational Federal Institutions. It was changed by Decree 5,840/2006, which set the National Program of Integr ation of the Professional Education with the Basic Education in Young and Adults Modality. This Program is a new challenge, because it offers an opportunity for some people to have a high school and professional education both for those who hadn t it in a proper time. The Federal Agricultural School from Rio do Sul started this program in 2005, when the Pedagogic Project from the course was created. The Alternating Pedagogic was chosen as the model to follow, integrated to High School. There were offered 25 places. 38 did the inscription, but only 27 came to interview. These 27 made the registration and started to study. But half year later, there were only 15 students attending to the classes, and 2 of them entered the regular course studies and 12 of them left school. This paper aims to comprehend the reasons why students left school. The references are: researches about; other researches about dropout; official documents analysis; the course pedagogic project; other school registrations; reports and minutes of meetings from the School. A questionnaire was applied as a guide to collect data from registered students and another from those who left. The results show that the Agricultural Technician Course for Young and Adults deals with people who work on their land, earning no more than four minimum wage a month. Their parents also have low education studies. 36% told that they gave up because it was too difficult to manage both study and work. Other 46% said they couldn t study because they had to work or the y wished to work in order to provide subsistence or keep family s standard of living. And finally, 18% told that they didn t fit the school. As seen above, the dropout was mainly caused by the way the course was offered: during daytime; the mode switching; and exclusion of some candidates already in the selection process. No other class could be made, because there were no sufficient candidates for it. Our conclusion is that this kind of course will only work for those grown up who already has a family and has a job if it would be offered in the student s community, at night or in mode switching.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Lauri Joao Marconatto.pdf: 933146 bytes, checksum: 807b7a29f1626dd9102c6c6883821fa0 (MD5) Previous issue date: 2009-12-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3717/2009%20-%20Lauri%20Joao%20Marconatto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13064/2009%20-%20Lauri%20Jo%c3%a3o%20Marconatto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17902/2009%20-%20Lauri%20Jo%c3%a3o%20Marconatto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24188/2009%20-%20Lauri%20Jo%c3%a3o%20Marconatto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30581/2009%20-%20Lauri%20Jo%c3%a3o%20Marconatto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36945/2009%20-%20Lauri%20Jo%c3%a3o%20Marconatto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43339/2009%20-%20Lauri%20Jo%c3%a3o%20Marconatto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49741/2009%20-%20Lauri%20Jo%c3%a3o%20Marconatto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56164/2009%20-%20Lauri%20Jo%c3%a3o%20Marconatto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação de jovens e adultospor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectprofissionalização agrícolapor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectevasão escolarpor
dc.subjectyoung and adult educationeng
dc.subjecttechnical educationeng
dc.subjectagricultural profissionalizationeng
dc.subjectschool dropouteng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA evasão escolar no curso de Técnico Agrícola na modalidade de EJA da EAF Rio do Sul - SCpor
dc.title.alternativeThe school dropout in the Agricultural Technical Course for young people and adults in the Federal Agricultural School of Rio do Sul/SCeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Lauri João Marconatto.pdf911.4 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.