???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarroso, Terezita Pereira Bragapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814310129312563por
dc.contributor.advisor1Benevenuto, Monica Aparecida Del Riopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157644491604380por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:30Z-
dc.date.available2009-01-26pt_BR
dc.date.issued2008-05-29pt_BR
dc.identifier.citationBARROSO, Terezita Pereira Braga. Vida familiar e vida escolar: um estudo de caso sobre a trajetória escolar dos alunos internos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária - MG. 2008. 36 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/101-
dc.description.resumoPesquisa realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG. (CEFET de Januária-MG) nos anos de 2006 a 2007 com a participação de 71 alunos internos, 10 colaboradores e 61 pesquisados. O principal objetivo da pesquisa foi investigar a trajetória escolar de alunos matriculados em sistema de internato, tendo como referência de análise a participação familiar no processo de adaptação do aluno neste sistema de ensino. Com esse intuito buscamos conhecer as concepções dos pesquisados sobre sua condição de aluno interno e sobre o seu rendimento escolar, identificar quais alunos internos que apresentam baixo rendimento escolar e investigar sobre como se dá o seu relacionamento com o internato e com sua família, bem como, se o baixo rendimento escolar dos alunos internos tem ligação com o seu relacionamento com o internato e com sua família. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso onde optamos pela pesquisa qualitativa com coleta de dados utilizando questionários semi-estruturados, observações participantes, análise de históricos escolares e de boletins informativos e entrevistas com os alunos. Os alunos nos levaram a concluir que o internato é extremamente importante para a formação daqueles que são oriundos do meio rural ou de cidades com baixo índice de desenvolvimento humano, bem como, de famílias com baixa renda e que, apesar da saudade própria da situação de distância física do grupo familiar, esta não vem a ser razão para o baixo rendimento escolar, que razões mais fortes que agem de forma passiva, como o apoio da família e a preservação da mesma, leva o aluno interno a valorizar esta oportunidade e passa a ter uma vida própria adaptada ao internato, onde os laços de amizades são marcantes na relação entre os residentes no CEFET de Januária-MG.por
dc.description.abstractThis research was accomplished at Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG (CEFET de Januária-MG) during 2006 e 2007 with the participation of 71 intern students: 10 collaborators and 61 researched. The aim of the research was to investigate the trajectory of the students enrolled on the boarding school system, having the family participation on the process of adaptation on this system as analytical reference. This way, we searched the researched students conceptions about their conditions as intern students as well as their school results. We also tried to identify which intern students had low grades and investigate how their relationship with the boarding school and their families happen, yet, if the low grades are related to their relationship with the boarding school and their families. The research was accomplished as a study of a case and we decided for a qualitative research with data collect made by half-structured questionnaires, participant observation, historical and report cards analysis, and interviews with the students. The students made us conclude that the boarding school is extremely important for the formation of those who come from rural areas, from cities with low human development index, as well as low income families that, despite making them homesick, it does not become a reason for low grades. We also concluded that family support and preservation leads the students to value this opportunity, adapting themselves to the boarding school, where bonds are strong marks on the residents of CEFET de Januária-MG.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Terezita Pereira Braga Barroso.pdf: 816110 bytes, checksum: 38b739fc382a64ee2792c3343a67acf3 (MD5) Previous issue date: 2008-05-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56066/2008%20-%20Terezita%20Pereira%20Braga%20Barroso.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaluno internopor
dc.subjectfamílias de adolescentespor
dc.subjectescola.por
dc.subjectintern studenteng
dc.subjectteenager s familieseng
dc.subjectschooleng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleVida familiar e vida escolar: um estudo de caso sobre a trajetória escolar dos alunos internos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária - MGpor
dc.title.alternativeHome and school life: a study of a case about the scholastic trajectory of intern students of Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária - MGeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Terezita Pereira Braga Barroso.pdfDocumento principal803.18 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.