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dc.creatorFerreira, Marcelo Salespt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4513437E7por
dc.contributor.advisor1Alyrio, Rovigati Danilopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772423T3por
dc.date.accessioned2016-04-28T20:19:23Z-
dc.date.available2006-10-09pt_BR
dc.date.issued2005-02-25pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcelo Sales. Estratégia competitiva no varejo de supermercados brasileiro. Uma análise do desempenho das seis maiores redes entre 1999 e 2003. 2005. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1009-
dc.description.resumoO setor de supermercados no Brasil tem apresentado significativas mudanças nos últimos anos, acompanhando as tendências econômicas verificadas no Brasil e no mundo. Em um cenário de alta competitividade, os movimentos estratégicos das grandes redes podem fazer a diferença entre um desempenho bom ou ruim, ou entre a permanência, retirada ou crescimento de um competidor nesse mercado. O trabalho faz uma análise de desempenho dos grandes competidores atuantes no mercado brasileiro de supermercados, estendendo essa discussão até uma abordagem estratégica sobre a competitividade no setor. Além de um pequeno histórico do desenvolvimento dos supermercados no Brasil, o objetivo é apresentar os principais tópicos de estratégia aplicáveis ao segmento em estudo, com destaque para a segmentação de mercado e a relação entre estratégia e desempenho. A avaliação de desempenho utilizada foi a metodologia de análise envoltória de dados (DEA), que busca analisar cada empresa escolhida em um conjunto de fatores e de forma comparativa. Faz-se uma análise das diferentes opções adotadas quanto ao formato de lojas, localização, forma de crescimento e posicionamento de marcas por parte das seis maiores redes apontadas pelo ranking referente ao ano de 2003, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Assim, Companhia Brasileira de Distribuição, conhecida como Pão de Açúcar, Carrefour, Sonae, Bompreço, Sendas e Wal Mart têm seus resultados de 1999 a 2003 submetidos à análise, incluindo faturamento, número de lojas, número de funcionários e área de venda total. A metodologia possibilita identificar redes cujo resultado no período encontra-se abaixo da média do conjunto daquelas situadas no topo do ranking. Por outro lado, também é possível encontrar as empresas de supermercado com os melhores índices, cuja estratégia competitiva poderia servir de modelo.por
dc.description.abstractThe Brazilian supermarket sector has experienced significant transformation in the last few years, following the economic tendency verified in Brazil and in the world. In a very competitive canary, the strategic movements of the big stores can make the difference between a good and a bad performance, or between the permanency, retreat or development of a competitor in this market. The present work analysis the performance of big competitors acting in the Brazilian supermarket sector, extending this discussion to a strategy approach about competition in the market. Besides a description about the history of Brazilian supermarkets, the objective is to present the main topics of strategy applicable on the segment, with emphasis to market segmentation and the relation between strategy and performance. The perform avaluation used was the methodology of Data Envelopment Analysis (DEA), which analysis the perform of each one, along with various factors, and in a comparative form. An analyze of the different options adopted considering the format of the stores, location, form of development and branding implemented by the six biggest groups of the sector, according of the rank, about 2003, announced by the Brazilian Association of Supermarkets (ABRAS). It is so that, Companhia Brasileira de Distribuição, called by Pão de Açúcar, Carrefour, Sonae, Bompreço, Sendas e Wal Mart have their results between 1999 and 2003 submitted to an analyze including billing, number of stores, number of employees and area available in stores. The methodology permit to identify companies whose perform in the period figure under the average of the conjunct of leaders of the rank. By the other side, is possible to find the supermarket s companies with the best results, whose competitive strategy could be seen as model.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005-Marcelo Sales Ferreira.pdf: 461622 bytes, checksum: 16c8c117b679038f772993a2b888fc5c (MD5) Previous issue date: 2005-02-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectestratégiapor
dc.subjectanálise envoltória de dadospor
dc.subjectsupermercadospor
dc.subjectstrategyeng
dc.subjectdata envelopment analysiseng
dc.subjectsupermarketeng
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleEstratégia competitiva no varejo de supermercados brasileiro. Uma análise do desempenho das seis maiores redes entre 1999 e 2003por
dc.title.alternativeCompetitive strategy on brazilian supermarket retail. Analysis of the performance of the six biggest groups between 1999 and 2003eng
dc.typeDissertaçãopor
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