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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Oportunidades, desafios e tendências da comercialização do café padrão comercial na região da Zona da Mata de Minas Gerais
Other Titles: Opportunities, challenges and trends of commercial standard coffee commercialization in the Zona da Mata region of Minas Gerais
???metadata.dc.creator???: Paiva, Maria Cristina Silva de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Wilkinson, John
???metadata.dc.contributor.referee1???: Wilkinson, John
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schmitt, Claudia Job
???metadata.dc.contributor.referee3???: Flexor, Georges Gérard
???metadata.dc.contributor.referee4???: Assis, Gilberto Carlos Cerqueira Mascarenhas
???metadata.dc.contributor.referee5???: Pereira, Paulo Rodrigues Fernandes
???metadata.dc.description.resumo???: A literatura recente sobre a cafeicultura no Brasil tem evidenciado o processo de qualificação do café como a nova tendência do mercado, principalmente para os cafés especiais e os de altíssima qualidade. Ocorre que a produção desse tipo de café é diferenciada e nem sempre é acessível, viável ou do interesse dos produtores. Para a região da Zona da Mata de Minas Gerais, isso é uma questão, pois a atividade econômica cafeeira é significativamente importante, principalmente nas microrregiões de Manhuaçu, Muriaé e Viçosa. Toda e qualquer nova tendência nessa atividade promove impactos para seus produtores, que são, na maioria, agricultores e agricultoras da agricultura familiar. Nesse contexto, questionar como se processa a atividade cafeeira da Zona da Mata, qual é a sua relação com os cafés qualificados e quais tendências o mercado global do café pode apresentar para a região, se tornaram questões importantes para uma investigação científica. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa de estudo de caso, com levantamento de campo composto de entrevistas, observações, levantamento bibliográfico e documental. As análises de evidências foram realizadas do ponto de vista das abordagens da Nova Economia Institucional, da Nova Sociologia Econômica e dos Sistemas Agroindustriais. A título de conclusões, identificou-se que o café qualificado é produzido com excelência na região, porém por uma proporção reduzida de produtores. A maioria da produção é do café tipo comercial, que se segmenta entre café comercial tipo bebida fina, tipo bebida dura, tipo bebida riada e tipo bebida rio. Essa segmentação tanto é fruto da flexibilidade da agricultura familiar como é, por outro lado, uma de suas fontes garantidas de renda. Porém, é preciso atenção para as tendências do mercado, que, apesar de não mostrar sinais de esgotamento na demanda por estes tipos de café, dá sinais de que aumentará a preferência por produtos com certificações de boas práticas ambientais e sociais.
Abstract: The recent literature on coffee growing in Brazil has shown the coffee qualification process as a new market trend, mainly for specialty and high quality coffees. The production of this type of coffee is differentiated and it is not always affordable, feasible or interesting for producers. The coffee growing is significantly important in the Zona da Mata region of Minas Gerais, mainly in microregions as Manhuaçu, Muriaé and Viçosa. All new trend in this activity impacts the producers who are mostly family farmers. In this context, asking how the coffee growing develops, how it is related withspecialty coffees and what trends the market can present to the region are important questions to a scientific investigation. In this sense, a research of case study was developed, with field survey composed by interviews, observations, bibliographical and documental search. The evidences analysis were performed from the point of view of the New Institutional Economics, of the New Economic Sociology and Agribusiness Systems. In conclusion, we found that qualified coffee is produced with excellence within the region, although by a small proportion of producers. Most of the production is commercial coffee, in the following categories: Soft, Hard, River and Riada. On one hand, this segmentation is a consequence of the family farming flexibility, and on the other hand, it is an assured source of income. However, it is necessary to pay attention to the market trends that show, despite no signs of exhaustion on the demand for those categories of coffee, signs of an increasing on the preference for products with social and environmental good practices certifications.
Keywords: Agricultura família
Zona da Mata de Minas Gerais
Mercados de qualidade
Café
Family farming
Zona da Mata of Minas Gerais
Markets of Quality
Coffee
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agronomia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: PAIVA, Maria Cristina Silva de. Oportunidades, desafios e tendências da comercialização do café padrão comercial na região da Zona da Mata de Minas Gerais. 2021. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6674
Issue Date: 5-Apr-2021
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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