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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mercados, redes sociais e território: o caso da Feira Orgânica do Rio da Prata-RJ
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Fernanda da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fernandez, Annelise Caetano Fraga
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fernandez, Annelise Caetano Fraga
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schmitt, Claudia Job
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oliveira, Valter Lúcio de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa visa compreender a construção social da Feira Orgânica do Rio da Prata, localizada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, de maneira contextualizada com as atuações em meio a redes de mobilização política e associativismo de agricultores. Buscamos entender como esse mercado traduz as estratégias de resistência da pequena produção agrícola encontrada na vertente do Rio da Prata, no Maciço da Pedra Branca, diante de um quadro de invisibilidade da agricultura na Zona Oeste da cidade. A feira permite pensar os significados e representações que são projetados sobre o território, na perspectiva dos atores locais. Com o foco voltado para as relações sociais, discute-se a inserção de pequenos produtores do Rio da Prata em mercados orgânicos e agroecológicos; e os atores envolvidos na construção e ampliação desses mercados no Rio de Janeiro. O acesso a esses mercados e a articulação política dos agricultores, em meio a redes sociais, instituições, movimentos sociais e organizações não-governamentais, têm contribuído para uma crescente notoriedade dos mesmos. Estes, dessa maneira, tornaram-se porta-vozes dos demais produtores da localidade. E, com base em suas experiências em feiras na Zona Sul e Oeste da cidade, criaram a Feira Orgânica do Rio da Prata, nos limites da maior unidade de conservação em área urbana do mundo. Ao reconstituir o processo de criação da referida feira, de maneira relacionada às ações desenvolvidas em meio às redes sociais, podemos compreendê-la como uma estratégia de resistência da agricultura familiar e um modo de enfrentar a invisibilidade, projetando no espaço uma representação do território agrícola, aliado à preservação do meio ambiente. Os métodos utilizados envolvem a observação participante nas atividades da feira, festividades e outros fóruns, além de entrevistas orais semiestruturadas com os envolvidos. São incluídos, também, materiais produzidos pelo grupo e artigos publicados em periódicos acadêmicos, jornais e revistas de ampla circulação. Por fim, as referências bibliográficas privilegiaram temas como mercados de orgânicos, agroecologia, redes sociais, agricultura familiar, campesinato, território e resistência.
Abstract: The present research aims to understand the social construction of the Organic Fair of Rio da Prata, located in the west zone of the municipality of Rio de Janeiro, in a contextualized way with the actions in the midst of networks of political mobilization and associations of farmers. We seek to understand how this market reflects the strategies of resistance of small agricultural production found on the slopes of the Rio da Prata, in the Massif da Pedra Branca, in the face of an invisibility of agriculture in the West Zone of the city. The fair allows us to think about the meanings and representations that are projected on the territory, from the perspective of local actors. With a focus on social relations, it is discussed the insertion of small producers in Rio da Prata in organic and agroecological markets; and the actors involved in the construction and expansion of these markets in Rio de Janeiro. Access to these markets and the political articulation of farmers, through social networks, institutions, social movements and non-governmental organizations, have contributed to their growing notoriety. In this way, they became spokespersons for other producers in the region. And based on their experiences at fairs in the south and west of the city, they created the Organic Fair of the Rio da Prata, within the limits of the largest urban conservation unit in the world. By reconstituting the process of creating the aforementioned fair, in a manner related to the actions developed in the midst of social networks, we can understand it as a strategy of resistance of family farming and a way of facing invisibility, projecting a representation of agricultural territory in space, combined with the preservation of the environment. The methods used involve participant observation in the fair's activities, festivities and other forums, in addition to semi-structured oral interviews with those involved. Also included are materials produced by the group and articles published in academic journals, newspapers and magazines with wide circulation. Finally, bibliographic references favored topics such as organic markets, agroecology, social networks, family farming, peasantry, territory and resistance.
Keywords: mercados orgânicos e agroecológicos
agricultura
Maciço da Pedra Branca
organic and agroecological markets
agriculture
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto Três Rios
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: FERREIRA, Fernanda da Silva. Mercados, redes sociais e território: o caso da Feira Orgânica do Rio da Prata-RJ. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Multidisciplinar/Instituto Três Rios/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6654
Issue Date: 24-Aug-2017
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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