???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6463
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Queixa escolar e alfabetização: contribuições para um modelo de avaliação e intervenção
Other Titles: School complaints and literacy: contributions to an evaluation and intervention model
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Estefanie Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Melo, Rosane Braga de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Melo, Rosane Braga de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Marques, Priscila do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gomes, Ana Lucia Sampaio Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo visa discutir as contribuições da Psicologia frente às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita e, adicionalmente, descrever um modelo de avaliação e intervenção nos casos de dificuldades de leitura e escrita. A partir de um trabalho de campo, pautado em entrevistas semiestruturadas, abordamos um modelo de avaliação e intervenção neste processo de aprendizagem, construído no projeto Oficinas de Leitura e Escrita do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Torna-se necessário compreender, de forma ampla, as demandas de queixas escolares no período da alfabetização. Queixa escolar é entendida, na literatura nacional em Psicologia Escolar e Educacional, como as demandas referentes às dificuldades escolares, que são em grande parte formuladas pelas famílias, professores e corpo pedagógico das escolas. A queixa no período da alfabetização é das mais frequentes entre as apresentadas como motivo de encaminhamento de crianças e adolescentes aos setores de atendimentos psicológico às crianças. Compreendemos a alfabetização, neste trabalho, como uma etapa do processo de escolarização na qual se dá a aquisição dos conhecimentos e das habilidades de leitura e escrita. Muitas pesquisas apontam a participação das habilidades metalinguísticas neste aprendizado, assim como outros conhecimentos e habilidades. Os dados coletados no presente trabalho revelaram a existência de um protocolo que pode servir de modelo para outros trabalhos, além de ratificar a importância do desenvolvimento de outros protocolos que possam contribuir com o trabalho dos profissionais envolvidos nas avaliações e intervenções nas queixas escolares que circunscrevem o período da alfabetização. Os resultados apontam a necessidade de a formação do psicólogo incluir conhecimentos básicos sobre a natureza da leitura e da escrita, assim como das demandas cognitivas e linguísticas deste aprendizado, de modo que em um processo de avaliação e intervenção contribua de fato para a não perpetuação das histórias de fracasso escolar.
Abstract: The present study aims to discuss the contributions of Psychology in the face of learning difficulties in reading and writing and, additionally, to describe a model of evaluation and intervention in cases of reading and writing difficulties. From a field work, based on semi-structured interviews, we will approach an evaluation and intervention model in this learning process, built within the Federal University of Rio de Janeiro, in the Reading and Writing Workshops project, developed by the Psychology course. It is necessary to understand, in a broad way, the demands of school complaints during the literacy period. School complaint is understood, in the national literature on School and Educational Psychology, as demands related to school difficulties, which are largely formulated by families, teachers and the pedagogical body of schools. The complaint during the literacy period is one of the most frequent among those presented as a reason for referring children and adolescents to the sectors of psychological care for children. We understand literacy, in this work, as a stage of the schooling process in which the acquisition of knowledge and reading and writing skills takes place. Many studies point to the participation of metalinguistic skills in this learning, as well as other knowledge and skills. In general, the results revealed the existence of a protocol that can serve as a model for other works and ratified the importance of developing and describing more protocols that can contribute to the work of professionals in the moments of evaluations and interventions in school complaints during the period of literacy. The results also pointed to the importance that the work of professionals in the face of reading and writing difficulties takes into account the multiple factors that may be behind them. And that these works can have as a model a practice that does not contribute to the perpetuation of stories of school failure.
Keywords: Queixa escolar
Alfabetização
Avaliação
Habilidades metalinguísticas
School complaint
Literacy
Assessment
Metalinguistic skills
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: RIBEIRO, Estefanie Rodrigues. Queixa escolar e alfabetização: contribuições para um modelo de avaliação e intervenção. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Departamento de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6463
Issue Date: 29-Jan-2021
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Estefanie Rodrigues Ribeiro.Pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.