???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes Júnior, Djalma Alves Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0758644400491084por
dc.contributor.advisor1Rocinholi, Luciene de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939383842421721por
dc.contributor.advisor-co1Roza, Mônica Maria Raphael da-
dc.contributor.referee1Rocinholi, Luciene de Fátima-
dc.contributor.referee2Guedes, Carla Ribeiro-
dc.contributor.referee3Bulcão, Irene-
dc.date.accessioned2023-03-21T15:51:19Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationGOMES JÚNIOR, Djalma Alves Magalhães. Cartografias de grupos online: produção de subjetividade em estudantes. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6444-
dc.description.resumoA subjetividade é produzida no seio social e institucional de modo imanente, pelos sentidos, na relação com o mundo. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar, através do Método da Cartografia, processos de produção de subjetividade em estudantes de graduação e pós graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com idade a partir de 18 anos. Foram conduzidos 3 grupos, com 6 encontros cada e com duração média de 90 minutos. Devido a pandemia de Covid-19, os encontros aconteceram online via Google Meet. Pedimos que os participantes sugerissem temas que gostariam de compartilhar e sorteamos nos encontros. Solicitamos que produzissem um desenho que expressasse como o tema se relacionava com suas vidas. Abrimos um espaço para escuta, acolhimento e discussões. A organização deste trabalho deu-se em formato de artigos científicos. O primeiro artigo narrou os desafios e apostas para a construção desta cartografia, inicialmente proposta com adolescentes escolares. Com a exigência da realização online por causa da pandemia, encontramos barreiras, como a dificuldade de acessar os adolescentes e ofertar os grupos, a falta de espaço privado, ausência de internet e de dispositivos tecnológicos adequados para a participação nos encontros. No segundo artigo, apresentamos como se deu a construção coletiva do setting online para que os grupos com os universitários acontecessem. Compreendemos que o espaço grupal foi composto pela reunião via Google Meet, mas também pelos espaços individuais de cada participante e tudo que nele estava inserido. A falta de um espaço privativo também foi observada, assim como as dificuldades com os dispositivos tecnológicos e com a internet que mediavam a participação nos encontros. O terceiro artigo narrou os modos de ser universitário no campus presencial. Vimos que os estudantes realizavam longos deslocamentos no percurso casa-universidade, conviviam diariamente com assédio, violência e abusos nas relações com os colegas e professores e precisavam conciliar trabalho com os estudos, contribuindo para um modo-adoecido de viver neste contexto. Por outro lado, a universidade também foi narrada como um espaço que permitia o cuidado de si e de se relacionar socialmente. No quarto artigo, apontamos os modos de viver a vida universitária no período remoto, avaliada pelos participantes como exaustiva e inadequada. Observamos que conciliar as demandas da casa-lar com as demandas da casa-universidade gerava dificuldades nas relações familiares, sociais e com o aprendizado universitário. Com este estudo, evidenciou-se que a vida universitária extrapolava as vivências na sala de aula e que a vida fora-campus impactava diretamente nos modos de ensino-aprendizagem, modulando a vida neste contexto.por
dc.description.abstractSubjectivity is produced in the social and institutional environment in an immanent way, through the senses, in the relationship with the world. Therefore, this research aimed to investigate, through the Cartography Method, subjectivity production processes in undergraduate and graduate students at Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), aged from 18 years. 3 groups were conducted, with 6 meetings each and with an average duration of 90 minutes. Due to the Covid-19 pandemic, the meetings took place online via Google Meet. We asked participants to suggest topics they would like to share and we raffled off at the meetings. We asked them to produce a drawing that expressed how the theme related to their lives. We open a space for listening, welcoming and discussions. This work was organized in the form of scientific articles. The first article narrated the challenges and bets for the construction of this cartography, initially proposed with school adolescents. Due to the need to be held online because of the pandemic, we encountered barriers, such as the difficulty of accessing adolescents to offering groups, the lack of private space, lack of internet and adequate technological devices to participate in the meetings. In the second article, we present how the collective construction of the online setting took place so that groups with university students could take place. We understand that the group space was composed by the meeting via Google Meet, but also by the individual spaces of each participant and everything that was included in it. The lack of a private space was also observed, as well as the difficulties with technological devices and the internet that mediated participation in the meetings. The third article narrated the ways of being a university-students on the on-campus campus. We saw that students made long commutes on the way home-university, lived daily with harassment, violence and abuse in relationships with colleagues and teachers and needed to combine work with studies, contributing to a sick way of living in this context. On the other hand, the university was also narrated as a space that allowed for self-care and social relationships. In the fourth article, we point out the ways of living university life in the remote period, evaluated by the participants as exhaustive and inadequate. We observed that reconciling the demands of the house-home with the demands of the house-university created difficulties in family and social relationships and with university learning. With this study, it was evident that university life extrapolated the experiences in the classroom and that off-campus life directly impacted the teaching-learning modes, modulating life in this context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-21T15:51:18Z No. of bitstreams: 1 2021 - Djalma Alves Magalhães Gomes Júnior.pdf: 909421 bytes, checksum: e8def815e07867b2a58acf61afe53c2c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-21T15:51:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Djalma Alves Magalhães Gomes Júnior.pdf: 909421 bytes, checksum: e8def815e07867b2a58acf61afe53c2c (MD5) Previous issue date: 2021-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72656/2021%20-%20Djalma%20Alves%20Magalh%c3%a3es%20Gomes%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesAlmeida, Roberta de Sousa; & Passos, Marize Lyra Silva. (2021). Interação e aprendizagem com a resolução de problemas na educação à distância. Ead em foco, 11(1). 1. https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.142. Anversa, Andreisi Carbone; Filha, Valdete Alves Valentins; Silva, Emilyn Borba da; & Fedosse, Elenir. (2018). Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária. Cad. Bras. Ter. Ocup. São Carlos, 26(3), 626-631. Barros, R. B. de. (2013). Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Editora Sulina. BBC News. (2020). 2 momentos em que Bolsonaro chamou covid-19 de ‘gripezinha’ e que agora nega. BBC News, São Paulo. Publicado originalmente em 27 de novembro de 2020. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55107536. Brasil, Ministério da Educação. (2020). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Cavagnoli, Murilo; & Maheirie, Kátia. (2020). A cartografia como estratégia metodológica à produção de dispositivos de intervenção na psicologia social. Fractal: Revista de Psicologia, 32(1), 64-71. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i1/5680. Cervinski, Luciane Fátima; & Enricone, Jacqueline Raquel Bianchi. (2012). Percepção de calouros sobre o processo de adaptação ao sair da casa dos pais. Perspectiva, Erechim, 36(136), 101-110. Costa, Luciano Bedin da. (2020). A cartografia parece ser mais uma ética (e uma política) do que uma metodologia de pesquisa. Paralelo 31, 15. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/paralelo/article/view/20997/12946 Dalmolin, Bernadete Maria; Passos, Robert Filipe dos; & Ribeiro, Silvana. (2020). Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação. Caxias do Sul, Conjectura: Filos. Educ., 25, 171-186. http://dx.doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.10. Dosea, Giselle Santana; Rosário, Renan Wesley Santos do.; Silva, Elisangela Andrade; Firmino, Larissa Reis; & Oliveira, Ana Maria do Santos. (2020). Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Aracaju, Interfaces Científicas, 10(1), 137-148. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148. Fernandes, Frederico Fonseca; & Scherer, Suely. (2020). Constituição de um ambiente virtual de aprendizagem: uma disciplina, espaços virtuais, interações... Ead em foco, 10. https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1996. Folha de São Paulo (2020). Relembre o que Bolsonaro já disse sobre a pandemia, de gripezinha e país de maricas a frescura e mimimi. Folha de São Paulo, São Paulo. Publicado originalmente em 18 de março de 2020. https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/03/relembre-o-que-bolsonaro-ja-disse-sobre-a-pandemia-de-gripezinha-e-pais-de-maricas-a-frescura-e-mimimi.shtml. Heilborn, Maria Luiza; Peixoto, Clarisse & Barros, Myriam Lins de. (2020). Tensões familiares em tempos de pandemia e confinamento: cuidadoras familiares. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 30(2). http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312020300206. Hur, D. U. (2009). O dispositivo de grupo na Esquizoanálise: Tetravalência e esquizodrama. Revista do NESME, 9(1), 1-60. Kastrup, V., Barros, L. P de. (2015). Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In Passos, E., Kastrup, V., & Escóssia, L. (Orgs.), Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina. 76-91. Lemos, Ana Heloísa da Costa; Barbosa, Alane de Oliveira; & Monzato, Priscila Pinheiro. (2020). Mulheres em home office durante a pandemia da covid-19 e as configurações do conflito trabalho-família. São Paulo, RAE – Revista de Administração de Empresas da FGV/EAESP, 6(6), 388-399. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020200603. Lizote, Suzete Antonieta; Teston, Sayonara Fátima; Martendal, Benda Castro; Tobias, Júlio Cesar e; Assi, Sílvia Ribeiro. (2020) Bem-estar subjetivo e home office em tempos de pandemia. XX Usp International Converence in accounting. https://congressousp.fipecafi.org/anais/20UspInternational/ArtigosDownload/2795.pdf. Lizote, Suzete Antonieta; Teston, Sayonara de Fátima; Régis, Ester dos Santos; & Monteiro, Weslley Lucas de Souza. (2021). Tempos de pandemia: bem-estar subjetivo e autonomia em home office. Chapecó, RGO – Revista de Gestão Organizacional, 1(1), 248-268. http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v14i1. Magalhães, Ana Cláudia Reis de; Santos, Letícia Oliveira dos; Pereira, Manuela Fernandes da Silva; Santos, Marcello Souza; Ribeiro, Marilia Gabriela Gonçalves; Abtibol, Talita Danielle de Sousa; & França, Valdelice Nasceimento de. (2021). Isolados e conectados: atendimento psicossocial de crianças e seus familiares em tempo de distanciamento social. Helth Residencies Journal (HRJ), 1(2). https://doi.org/10.51723/hrj.v1i2.11. Penha, Joaquim Rangel Lucio; Oliveira, Cleide Correia &, Mendes, Ana Virgínia Silva. (2020). Saúde mental do estudante universitário: revisão integrativa. Journal Health NPEPS, 5(1), 369-395. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Conselho Universitário. Deliberação nº 40, de 09 de junho de 2020, dispõe sobre as normas para ensino remoto emergencial, no âmbito dos Programas de Pós Graduação da UFRRJ, em virtude das medidas adotadas para reduzir a propagação da pandemia de Covid-19. Seropédica, Conselho Universitário. https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2020/08/Delibera%C3%A7%C3%A3o-CEPE-n%C2%BA-40-2020-do-CEPE-Normas-para-ensino-remoto-emergencial-na-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-aprovada.pdf. Oliveira, Hudson do Vale de; & Souza, Francimeire Sales de. (2020). Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (covid-19). Boca, Boa Vista, 2(5), 15-25. http://doi.org/10.5281/zenodo.3753654. Prazeres, Leandro; Maia, Gustavo; & Gullino, Daniel. (2020). Bolsonaro volta a minimizar pandemia e chama Covid-19 de ‘gripezinha’. O Globo Brasil, São Paulo. Publicado originalmente em 20 de março de 2020. https://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-volta-minimizar-pandemia-chama-covid-19-de-gripezinha-24318910. Santana, Viviane Vanessa Rosrigues da Silva; Nascimento, Roberta Zaninelli do; Lima, Anyele Albuquerque Lima; & Nunes, Izabelly Carollunny Maciel. (2020). Alterações psicológicas durante o isolamento social na pandemia de covid-19: uma revisão integrativa. Minas Gerais, Revista Família, ciclos de vida e saúde no contexto social, 2, 753-762. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=497965721011. Shalders, André. (2021). ‘Tratamento precoce’: governo Bolsonaro gasta quase R$90 milhões em remédios ineficazes, mas ainda não pagou Butantan por vacinas. BBC News, São Paulo. Publicado originalmente em 21 de janeiro de 2021. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55747043. Teixeira, Marco Antonio Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; Wottrich, Shana Hastenpflug; & Oliveira, Adriano Machado. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 12(1), 185-202. Torres, Ana Catarina Moura; Costa, Ana Caline Nóbrega da; & Alves, Lynn Rosalina Gama. (2020). Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. Vieira, Kelmara Mendes; Postiglioni, Gabrielle Fagunde; Donaduzzi, Géderson; Porto, Caroline dos Santos; & Klein, Leander Luiz. (2020). Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. Ead em foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectgrupos onlinepor
dc.subjectestudantespor
dc.subjectprodução de subjetividadepor
dc.subjectCartographyeng
dc.subjectonline groupseng
dc.subjectstudentseng
dc.subjectproduction of subjectivityeng
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.titleCartografias de grupos online: produção de subjetividade em estudantespor
dc.title.alternativeOnline group cartographies: production of subjectivity in studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Djalma Alves Magalhães Gomes Júnior.pdf888.11 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.