???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6436
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWittmann, Diego Dantas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804475643378795por
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Souza, Nadia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee3Arruda, Maria da Conceição Calmon-
dc.date.accessioned2023-03-20T20:21:09Z-
dc.date.issued2021-10-20-
dc.identifier.citationWITTMANN, Diego Dantas. Fatores que influenciam a evasão na universidade pública – o caso do curso de Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6436-
dc.description.resumoOs estudos acerca da evasão na educação superior envolvem fatores de ordem social, psicológica, política, administrativa, econômica, bem como pedagógica. Observa-se que inúmeros autores vêm destacando as dificuldades de acesso e permanência na educação superior no Brasil, apesar das políticas educacionais implementadas de 2003-2015 terem criado vários programas de ações afirmativas, voltados para ampliação do acesso e permanência de uma camada da população historicamente excluída nas universidades públicas. Após agosto de 2016 se observou um decréscimo destas ações como proposta de governo, ficando assim, um expressivo contingente fora da universidade e um grupo de alunos que não consegue nela permanecer e concluir seu curso de graduação. Nesse estudo delimitou-se a análise deste fenômeno no curso de Zootecnia da UFRRJ, por ser um curso histórico da Instituição, devido às linhas de pesquisa do PPGEA e por este curso apresentar uma expressiva evasão. O objetivo geral do estudo foi caracterizar as causas da evasão estudantil no curso de Bacharelado em Zootecnia da UFRRJ, no período de 2013 a 2018. O primeiro capítulo apresentou um levantamento bibliográfico acerca dos estudos sobre a evasão escolar no Brasil, buscando caracterizar a problemática da pesquisa, aprofundando os estudos na educação superior, em cursos de graduação, através dos seguintes autores: Cislaghi (2008), Costa (2009), Cunha e Morosini (2013), Gisi (2006), Peixoto et al. (2000), Polydoro (2000), Silva Filho et al. (2007), entre outros. Ainda no capítulo um se descreveu a metodologia utilizada neste estudo, tendo como base os seguintes autores: Lakatos e Marconi (2007) e Gamboa (2013). A metodologia utilizada foi a pesquisa teórica e documental. Nos demais capítulos procedeu-se a análise de documentos oficiais da UFRRJ, buscando caracterizar historicamente, legalmente e academicamente o curso de Zootecnia da UFRRJ. A seguir foi caracterizado o fenômeno da evasão no Curso de Graduação em Zootecnia da UFRRJ, acompanhando a turma matriculada em 2013.1 até sua conclusão em 2018.1. A limitação do estudo deveu-se às dificuldades de realizar pesquisa de campo face à pandemia do Covid-19. Os resultados apontaram que o curso possui um alto nível de evasão. Essa dissertação relacionou possíveis causas deste fenômeno e proposições de superação com base em vários estudos sobre o tema.por
dc.description.abstractThe studies on evasion in higher education social, psychological, political, administrative, economic, as well as pedagogical factors. It is observed that numerous authors have highlighted the difficulties of access and permanence in higher education in Brazil, despite the educational policies implemented in 2003-2015 having created several affirmative action programs, aimed at expanding the access and permanence of a layer of the population historically excluded in public universities. After August 2016 there was a decrease in these actions as a government proposal, thus leaving a significant contingent outside the university and a group of students who cannot stay there and complete their undergraduate course. The study delimited the analysis of this phenomenon in the Animal Science course at UFRRJ, as it is a historical course of the institution, due to the lines of research of the PPGEA and because this course presents an expressive dropout. The general objective of the study was to characterize the causes of student dropout in the Bachelor of Animal Science course at UFRRJ, from 2013 to 2018. The first chapter presented a bibliographic survey about studies on school dropout in Brazil, seeking to characterize the issue of research, deepening studies in higher education, in undergraduate courses, through the following authors: Cislaghi (2008), Costa (2009), Cunha and Morosini (2013), Gisi (2006), Peixoto et al. (2000), Polydoro (2000), Silva Filho (2007), among others. Also in chapter one, the methodology used in this study was described, based on the following authors: Lakatos and Marconi (2007) and Gamboa (2013). The methodology used was theoretical and documentary research. In the other chapters, the analysis of official UFRRJ documents was carried out, seeking to characterize the UFRRJ's Animal Science course historically, legally and academically. Next, the phenomenon of dropout in the Undergraduate Course in Animal Science at UFRRJ was characterized, following the class enrolled in 2013.1 until its conclusion in 2018.1. The limitation of the study was due to the difficulties of conducting field research in the face of the Covid-19 pandemic. The results showed that the course has a high level of dropout. This dissertation listed possible causes of this phenomenon and proposals for overcoming it based on several studies on the subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-20T20:21:09Z No. of bitstreams: 1 2021 - Diego Dantas Wittmann.pdf: 3231914 bytes, checksum: 8be14e495d33ff0884fdee234eb4f951 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-20T20:21:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Diego Dantas Wittmann.pdf: 3231914 bytes, checksum: 8be14e495d33ff0884fdee234eb4f951 (MD5) Previous issue date: 2021-10-20eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72607/2021%20-%20Diego%20Dantas%20Wittmann.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBARBOSA, G. A. S.; CONTI, A. C. M.; NEIVA, A. C. G. R.; SANTANA, W. S.; NEIVA, J. N. M. Análise da evasão no curso de zootecnia da universidade federal do Tocantins. Anais... 28° Congresso Brasileiro de Zootecnia. Goiânia-GO. 27 a 30 agosto de 2018. BARBOSA, J. P. G. A adoção do SISU e a evasão na Universidade Federal de Uberlândia. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 722-738, 2017. BARDAGI, M. P. (2007). Evasão e comportamento vocacional de universitários: estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRASIL, Câmara dos Deputados. PL nº 73 de março de 1999. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e estaduais e da outras providências <http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD16MAR1999.pdf#page=78> Acesso em: 10/10/2020. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 02 abr. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L5550/1968.Dispõe sobre o exercício da profissão Zootecnista..html. Acessado em: 20 de setembro de 2021. BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Censo da Educação Superior de 1997. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/. Acesso em: 29 set. 2021. ________. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 – estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. D.O.U. de 20.12.1996. Brasília, DF. ________. Lei nº 10.260 de 12/07/2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. D.O.U. 13.07.2001. Brasília, DF. ________. Ministério da Educação. Lei n° 10.639 de 09 de janeiro de 2003, que Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" - D.O.U. de 10.1.2003. Brasília, DF. _________. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior. D.O.U. 14.01.2005. Brasília, DF. _________. Decreto nº 5.800, (2006). Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. D.O.U. 09.06.2006. Brasília, DF. _________. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. D.O.U. 25.04. 2007 _________. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012 - Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. -DOU de 30.8.2012. Brasília, DF. _________. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. D.O.U. 30.12.2008. Brasília, DF. _________. Lei nº 12.288 de 20 de julho de 2010 – Institui o Estatuto da Igualdade Racial. D.O.U. 21/07/2010. Brasília, DF. _________. Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010 – Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES- D.O.U. 20.07.2010. Brasília, DF. BRASIL. MEC. Ministério da Educação. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Avaliação, 1(2):55-65. 1996. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. In: https://www.andifes.org.br/wp- content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf BRASIL. MEC. Acessado em 20 de agosto de 2021. BRASIL, MEC. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. 120 p. ano 2021. BRASIL, CAPES, PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO - 2011-2020. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao. Acessado em 01 de outubro de 2021. CALDAS, N. V. C.; ANJOS, F. S. dos. Enfrentando a evasão universitária: o caso do projeto tutorias no curso de Zootecnia. Revista Desenvolvimento Socioeconômico em debate, v.7 n.1, p.153-166, 2021. CISLAGHI, R. Um modelo de sistema de gestão do conhecimento em um framework para a promoção da permanência discente no ensino de graduação. Tese de Doutorado. Florianópolis/SC. 2008. COSTA, S. G. A permanência na educação superior no Brasil: uma análise das políticas de assistência estudantil. 2009. In: IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis/SC. Disponível em: http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wp-content/BD_documentos/coloquio9/IX-1152.pdf. Acesso em: 29 set. 2021. CUNHA, E. R.; MOROSINI, M. C. Evasão na educação superior: uma temática em discussão. Revista Cocar, v.7, n.14, p. 82-89, 2013. CUNHA, J. V. A., NASCIMENTO E. M., & DE OLIVEIRA, DURSO, S. (2016). Razões e influências para a evasão universitária: um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de Ciências Contábeis de instituições públicas federais da Região Sudeste. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(2), 141-161. DAVOK, D. F.; BERNARD, R. P. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 503-521, jul. 2016. DUTRA, N. dos G.; SANTOS, M. de F. de S. Assistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepções: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.25, n.94, p.148-181, 2017. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GAIOSO, N. P. de L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. issertação (Mestrado) - Universidade Católica de Brasília, Distrito Federal, 2005. GAMBOA, S. S.; SANTOS FILHO, J. C. Pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2013. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GISI, M. L. A educação superior no Brasil e o caráter de desigualdade do acesso e da permanência. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n.17, p. 97-112, 2006. IMPERATORI, T. K. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Rerv. Soc. Soc., v.1, n. 129, p. 285-303, 2017. INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ – IFCE. Plano estratégico para permanência e êxito dos estudantes do IFCE. Fortaleza: IFCE, 2017, 124p. LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2007. LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. 2012. Disponível in: http://www.institutolobo/: acesso em: 2 jan 2021. MAIA, M. F. A evasão no 3º grau: a quem interessam as razões. Campinas, Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. 1984. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. NERY, V. S. C.; FERREIRA FILHO, H. R.A importância da gestão do conhecimento para as instituições de ensino superior públicas: um estudo de caso na universidade do estado do Pará. Revista Observatório de la Economía Latinoamericana, Brasil, fevereiro de 2015. Disponível em: http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/2015/conhecimento.htm. Acesso em: 29 set. 2021. PEIXOTO, M.C.L; BRAGA, M.M; BOGUTCHI, T.F. Evasão no ciclo básico da UFMG. Avaliação Institucional, v.3, p.7 - 28, 2000. PIACENTINI, C. C. Reprovação, abandono evasão: um estudo de caso no curso de bacharelado em Zootecnia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Seropédica/RJ. 2012. POLYDORO, S. A. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno à instituição. Campinas, SP. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, 2000. RISTOFF, D. Pelos (Des)Caminhos da evasão. Publicado em 28 jan. 2021. Disponível em: < https://www.educa2022.com/post/pelos-des-caminhos-da-evas%C3%A3o>. Acesso em: 13 out. 2021. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do Tempo. Para uma Nova Cultura Política, 2 ed., São Paulo: Cortez, 2006. SANTOS, Jocélio Teles dos (org.). Cotas nas Universidades: análises dos processos de decisão. Salvador: CEAP, 2012. ______. O Impacto das cotas nas universidades brasileiras (2004-2012). Salvador:CEAO, 2013, p.280. SANTOS JUNIOR, J. S.; REAL, G. C. M. A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p.385-402, jul. 2017. SANTOS, J. A Evasão e o Sistema de Seleção Unificada (SISU): reflexões no contexto da política de democratização do acesso à educação superior! In: ALFERES, M. A. Qualidade e Políticas Públicas na Educação. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018 SERES, M. Polegarzinha. Tradução de Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v.37, n.132, 2007. SILVA, F. M. da; OLIVEIRA, A. F. de; PASSOS, R. F. S. Marketing e evasão: ações de divulgação do curso de zootecnia. Revista Praxis Pedagógica, v. 2, n.3, p.111-130, 2019. THELIN, J. The Attrition Tradition in American Higher Education: Connecting Past and Present. ERIC, 2010. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos estudantes (PPEE) do Colégio Técnico da UFRRJ. Seropédica: UFRRJ, 2016, 67p. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de gestão 2013. Disponível em:<https://portal.ufrrj.br/institucional/relatorios-de- gestao/relatorios-de-gestao-da-ufrrj/>. Acesso em: 22 mar. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de gestão 2014. Disponível em:<https://portal.ufrrj.br/institucional/relatorios-de- gestao/relatorios-de-gestao-da-ufrrj/>. Acesso em: 22 mar. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de gestão 2015. Disponível em:<https://portal.ufrrj.br/institucional/relatorios-de- gestao/relatorios-de-gestao-da-ufrrj/>. Acesso em: 22 mar. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de gestão 2016. Disponível em:<https://portal.ufrrj.br/institucional/relatorios-de- gestao/relatorios-de-gestao-da-ufrrj/>. Acesso em: 22 mar. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de gestão 2017. Disponível em:<https://portal.ufrrj.br/institucional/relatorios-de- gestao/relatorios-de-gestao-da-ufrrj/>. Acesso em: 22 mar. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de gestão 2018. Disponível em:<https://portal.ufrrj.br/institucional/relatorios-de- gestao/relatorios-de-gestao-da-ufrrj/>. Acesso em: 22 mar. 2021. VASCONCELOS, N. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 399-411, 2010. VELLOSO, J.; CARDOSO, C. B. Evasão na educação superior: alunos cotistas e não cotistas na Universidade de Brasília. In: 31ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2008.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasão na educaçãopor
dc.subjectCurso de Graduação de Zootecniapor
dc.subjectpolíticas afirmativaspor
dc.subjectEvasion in Educationeng
dc.subjectGraduate Course in Animal Scienceeng
dc.subjectAffirmative Policieseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleFatores que influenciam a evasão na universidade pública - o caso do curso de Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeFactors that influence dropout at the public university - the case of the Zootechnics course at the Rural Federal University of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Diego Dantas Wittmann.pdf3.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.