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dc.creatorLeite, Frederico do Carmo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4861628729263653por
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Sanavria, Argemiro-
dc.contributor.referee3Dias, Marco Antonio Harm-
dc.date.accessioned2022-12-08T16:49:54Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.identifier.citationLEITE, Frederico do Carmo. Caracterização de Elementos da Inclusão Digital em Escolas da Zona Rural de Posse Goiás. 2020. 60f. Seropédica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ. - Dissertação, Mestrado em Educação Agrícola. 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6116-
dc.description.resumoA inclusão digital nas últimas décadas tem sido discutida mais veemente, pois a sua compreensão como necessidade de uma sociedade da informação alavancou-se de maneira muito grande, isto devido ao avanço tecnológico ocorrido neste período em busca de informação e conectividade. Assim, este estudo analisou as características referentes a inclusão digital em três escolas públicas, da cidade de Posse-GO, mais precisamente no âmbito rural. Embora vivermos em pleno avanço tecnológico, informatizado, com aplicação e em várias áreas do conhecimento, em que temos uma sociedade submersa na era da tecnologia digital, constatamos que nem todas as pessoas tem acesso regular a computadores e internet e, parte daqueles que tem o acesso, não os utilizam de forma consciente. Ou seja pessoas que que fazem uso desses recursos diariamente, porém, não compreendem o que ocorre neste “mundo virtual”. E isto ocorre pela falta de letramento digital. Este analfabetismo digital é ainda mais acentuado nas escolas rurais. Ao realizarmos esta pesquisa conhecemos os principais motivos pelo qual a inclusão digital é, ainda mais, desigual nas comunidades escolares da zona rural do município de Posse. O estudo nos permitiu mensurar as principais características referentes a inclusão/exclusão digital e devolver à comunidade os resultados obtidos para reflexão.por
dc.description.abstractDigital inclusion in recent decades has been discussed more vehemently, as its understanding as the need for an information society has leveraged itself in a very large way, this due to the technological advance that occurred in this period in search of information and connectivity. Thus, this study analyzed the characteristics referring to digital inclusion in three public schools, in the city of Posse-GO, more precisely in rural areas. Although we live in full technological advancement, computerized, with application and in several areas of knowledge, in which we have a society submerged in the era of digital technology, we find that not everyone has regular access to computers and the internet and, part of those who have the access, do not use them consciously. In other words, people who make use of these resources daily, however, do not understand what is happening in this “virtual world”. This is due to the lack of digital literacy. This digital illiteracy is even more accentuated in rural schools. In carrying out this research, we know the main reasons why digital inclusion is even more unequal in school communities in the rural area of the municipality of Posse. The study allowed us to measure the main characteristics regarding digital inclusion/exclusion and return the results obtained for reflection to the community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-12-08T16:49:54Z No. of bitstreams: 1 2020 - Frederico do Carmo Leite.pdf: 2684654 bytes, checksum: 0c1ce0943084be1f598e081120c3acce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-08T16:49:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Frederico do Carmo Leite.pdf: 2684654 bytes, checksum: 0c1ce0943084be1f598e081120c3acce (MD5) Previous issue date: 2020-07-24eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71322/2020%20-%20Frederico%20do%20Carmo%20Leite.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, DERIKS MARQUES; COSTA, MARCELO; RENATA, MARIA; FURTADO, SILVA. Computação Em Nuvem : Um Estudo Sobre Seus Conceitos , Tecnologia E Aplicação. Revista Repensar Tecnologia, p. 1–18, 2013. ANID. ANID Associação Nacional para Inclusão Digital. Disponível em: <http://www.anid.org.br/site/sobre.html>. Acesso em: 5 nov. 2018. BAPTISTA, S. G. A inclusão digital : programas governamentais e o profissional da informação – reflexões. Inclusão Social, v. 1, p. 23–30, 2006. BRANDÃO, M. DE F. R.; TRÓCCOLI, B. T. Um Modelo de Avaliação de Projeto de Inclusão Digital e Social: Casa Brasil. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, v. 1, n. 1, p. 537–546, 2006. BRASIL, C. G. DA I. NO. TIC EDUCAÇÃO Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras. São Paulo, SP: Grappa Marketing Editorial, 2019. BRASIL, M. D. E. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, 2013. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLetramento Digitalpor
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectDigital Literacypor
dc.subjectInformation and communication technologypor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleCaracterização de elementos da Inclusão Digital em escolas da zona rural de Posse Goiáspor
dc.title.alternativeCharacterization of elements of Digital Inclusion in rural schools in Posse Goiáseng
dc.typeDissertaçãopor
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