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dc.creatorPaschoa, Claudio da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0098862608512201por
dc.contributor.advisor1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee2Clipes, Renata Cogo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8862720473492635por
dc.contributor.referee3Fosse, Paulo José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3955619379869624por
dc.date.accessioned2022-10-14T11:18:56Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationPASCHOA, Claudio da Silva. Percepção sobre o estágio curricular supervisionado na formação dos alunos do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre. 2020. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6063-
dc.description.resumoHistoricamente a formação escolar é vista como ferramenta de ascensão social por pais, alunos e comunidade em geral, sendo utilizada em diferentes políticas públicas pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais. Neste sentido, o Estágio Curricular Supervisionado age como eixo central para um melhor conhecimento das contribuições que tem apresentado para melhoria da qualificação profissional dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária e, consequentemente, para uma melhor atuação profissional. O objetivo geral estabelecido foi o de investigar a contribuição que o estágio supervisionado dá a formação acadêmica e profissional dos alunos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo Campus de Alegre por meio de um estudo analítico das percepções de professores e gestores das empresas concedentes. A abordagem metodológica caracterizou-se como um estudo de caso de cunho descritivo. Em conformidade com os objetivos desta dissertação, realizou-se inicialmente um estudo bibliográfico sobre o estágio curricular obrigatório para a construção de um referencial teórico e metodológico correspondente, que permitiram embasar as discussões e as análises apresentadas após a coleta de dados. Para a coleta dos dados foi feito uso de questionário, sendo expostas as perguntas para os segmentos professor e empresa concedente. Os questionários foram de perguntas abertas e fechadas. Foi realizada estatística descritiva, utilizando-se porcentagem e os dados apresentados na forma de Figuras. Com isto, esperou-se mostrar de forma clara a distribuição das respostas obtidas em cada seguimento, facilitando o entendimento da análise e discussão dos dados. Os questionamentos feitos junto aos professores possibilitaram sistematizar o conjunto de percepções que estes profissionais possuem sobre o estágio, destacando-se principalmente a grande aceitação à sua capacidade em refletir de modo prático sobre o conteúdo teórico exposto aos alunos. Quanto à percepção dos gestores das empresas sobre o estágio profissional e seus impactos sobre a formação dos alunos do curso Técnico em Agropecuária, foi possível perceber que as opiniões são, em sua maioria, similares ao ponto de vista dos professores. Essa sincronia no modo de ver a participação dos discentes durante o estágio se deve, provavelmente, a qualidade teórica do ensino que tiveram como base, bem como a boa orientação durante as atividades técnicas presentes no dia-a-dia do estágio. As sugestões coletadas tanto por professores como por gestores das unidades de estágio apontam para uma limitação institucional, indicando que o roteiro de estágio bem como o acompanhamento do orientador é necessário para o aperfeiçoamento desta atividade. Além disto, verificar se o local de estágio possui as credenciais necessárias para uma demonstração adequada da realidade agrária também se faz precisopor
dc.description.abstractHistorically, school education is seen as a tool for social advancement by parents, students and the community in general, being used in different public policies by the Federal, State and Municipal Governments. In this sense, the Supervised Curricular Internship acts as a central axis for a better knowledge of the contributions that it has presented for improving the professional qualification of the students of the Technical Course in Agriculture and, consequently, for a better professional performance. The general objective established was to investigate the contribution that the supervised internship makes to the academic and professional formation of the students of the Technical course in Agriculture at the Federal Institute of Espírito Santo Campus of Alegre through an analytical study of the perceptions of teachers and managers of companies The methodological approach was characterized as a case study of a descriptive nature. In accordance with the objectives of this dissertation, a bibliographic study was initially carried out on the mandatory curricular internship for the construction of a corresponding theoretical and methodological framework, which allowed to base the discussions and analyzes presented after the data collection. For data collection, a questionnaire was used, and the questions were exposed for the teacher and grantor segments. The questionnaires were open and closed questions. The responses obtained were analyzed and represented in the form of tables, with the data exposed as a percentage. With this, it was expected to clearly show the distribution and trends of the responses obtained in each followup, facilitating the understanding of the analysis and discussion of the data. The questions asked by the teachers made it possible to systematize the set of perceptions that these professionals have about the internship, highlighting mainly the great acceptance of their ability to reflect in a practical way on the theoretical content exposed to the students. As for the perception of company managers about the professional internship and its impacts on the training of students in the technical course in agriculture, it was possible to perceive that the opinions are, for the most part, similar to the teachers' point of view. This synchrony in the way of seeing the participation of students during the internship is due to the theoretical quality of the teaching they had as a basis, as well as the good guidance during the technical activities present in the day-to-day of the internship. The suggestions collected by both teachers and managers of the internship units point to an institutional limitation, indicating that the internship script as well as the supervision of the advisor is necessary for the improvement of this activity. In addition, verifying that the internship location has the necessary credentials for an adequate demonstration of the agrarian reality is also necessaryeng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-10-14T11:18:55Z No. of bitstreams: 1 2020 - Claudio da Silva Paschoa.pdf: 1207193 bytes, checksum: b4445333b849eab6ef1414c5aa7402cc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-14T11:18:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Claudio da Silva Paschoa.pdf: 1207193 bytes, checksum: b4445333b849eab6ef1414c5aa7402cc (MD5) Previous issue date: 2020-12-14eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71043/2020%20-%20Claudio%20da%20Silva%20Paschoa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARRUDA, Maria da Conceição Calmon. DOSSIÊ: Reforma do Ensino Técnico e Tecnológico no Brasil. Escolas Técnicas Federais: Escolas de Elite ou instituições que formam para o trabalho. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, ano 1, nº 1, 2010, p. 127-128. AUER, Eliane Queiroz. A importância da realização do estágio supervisionado no curso técnico em mecânica. Revista Ifes Ciência. v. 5, n. 2, 2019, p. 163-174. BIANCHI, A. C. M., et al. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. BOUSSO, R. S. et. al. Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades. Rev. Esc. Enf. USP, v. 34, n. 2, p.218-25, jun. 2000. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Normas para a organização e realização de estágio de alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional. CNE/CEB 35/2003. Brasília, DF, 2003. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectAgronegóciopor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectProfessional trainingeng
dc.subjectAgribusinesseng
dc.subjectPhaseeng
dc.subjectJobeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titlePercepção sobre o estágio curricular supervisionado na formação dos alunos do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegrepor
dc.title.alternativePerception of the supervised curricular internship in the training of students at the Federal Institute of Espírito Santo - Campus de Alegreeng
dc.typeDissertaçãopor
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