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dc.creatorFrade, Carmen Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8075426365980915por
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.contributor.referee1Otranto, Celia Regina-
dc.contributor.referee2Martins, Angela Maria Souza-
dc.contributor.referee3Molina, Mônica Castagna-
dc.contributor.referee4Souza, Nadia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee5Costa, Nailda Marinho da-
dc.date.accessioned2022-09-15T17:02:01Z-
dc.date.issued2021-09-20-
dc.identifier.citationFRADE, Carmen Oliveira. A importância do CAIC Paulo Dacorso Filho para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e para a comunidade de Seropédica. 2021. 340 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6001-
dc.description.resumoEsta pesquisa de doutoramento teve como objetivo analisar da importância do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e para o município de Seropédica-RJ, dialogando com as mudanças institucionais pelas quais passaram a Universidade, o município de Seropédica e o CAIC, observando a contextualização das políticas educacionais, seus desafios e possibilidades. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que se insere no campo histórico-político, pois discute as políticas públicas com amparo na história das instituições que formam a base desta investigação. Foi desenvolvida como uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, que utilizou: a) pesquisa bibliográfica, feita em teses, dissertações, livros e artigos; b) pesquisa documental elaborada a partir de material que não recebeu tratamento analítico; e c) pesquisa de campo, desenvolvida a partir de entrevistas com professores que desenvolveram projetos na instituição, gestor municipal, representante da secretaria municipal de educação, e professores que participaram da implantação do CAIC. A pesquisa de campo foi revista, devido ao distanciamento social obrigatório durante o ano de 2020, por causa da pandemia de COVID 19 que assolou o mundo. A tese está organizada em cinco capítulos. No Capítulo I, primeiramente apresentamos a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, percorrendo os fatos mais relevantes de sua trajetória histórica e social. Na sequência e identificamos o Município de Seropédica apontando sua caracterização histórica, geográfica econômica e social, e discorrendo sobre a constituição do seu sistema de ensino. No Capítulo II, aprofundamos os conceitos de educação integral e de tempo integral. Por ser o CAIC uma instituição de horário integral, tomamos como base reflexiva o percurso das políticas públicas de educação integral e de tempo integral no Brasil. O Capítulo III, destaca as bases legais, objetivos e ações do Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (PRONAICA), bem como sua efetivação a partir dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAICs. O Capítulo IV, tem como foco de análise o CAIC Paulo Dacorso Filho, objeto desta pesquisa, informando como foi criado e as dificuldades enfrentadas para manter a instituição. Revisitamos sua história, projetos desenvolvidos, e desafios enfrentados para a sua existência. No Capítulo V, com base na pesquisa de campo, identificamos as principais contribuições do CAIC à UFRRJ e ao Município de Seropédica e destes para o CAIC, explicitando os dados educacionais, apontando elementos para o fortalecimento da educação desta região. Como conclusão a pesquisa aponta que ao longo dos seus vinte e sete anos de funcionamento o CAIC tem contribuído qualitativamente com a Universidade e com o município de Seropédica estabelecendo relações em uma via de mão dupla, permeada por trocas importantes para as instituições envolvidas.por
dc.description.abstractThis doctoral research has aimed at the analysis of the importance of the Center for Integral Attention for Children and Adolescents (CAIC) Paulo Dacorso Filho to the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) and to the Seropédica´s County-RJ, since it reverberates in the institutional changes in this University, in the above County and in the CAIC through the contextualization of the education policies, their challenges and possibilities. It is therefore a research that relies on the historical and political settings as it establishes discussions around the public policies based on the institutional records that form the basis of this survey. It was developed as a basic, qualitative and descriptive research that has used: a) bibliographic search made through thesis, dissertations, books; articles; b) documentary research accomplished from data that did not have any analytical treatment; c) field research sustained over interviews to collect information from: professors who have built projects in (UFRRJ), the Seropédica´s County administrator, the agent of the Municipal Department of Education and the professors who have contributed to implementing the CAIC. It is important to highlight that the field research data collection was done from magazines since the social distance had been required, over 2020, due to the world`s devastation caused by Covid 19 at that time. This thesis is divided into five chapters: In the Chapter I, we introduce the Federal Rural University of Rio de Janeiro to the reader, bouncing the most relevant facts of its historical and social paths. Then, we point out the Seropédica`s County not only from the view of its historical, geographical, economic and social features but also from the prism of its education system. In the Chapter II, we dig more deeply in the concepts of the integral education; full time education. As the CAIC is an institution which lays down the full time education, we took into account the trajectory of the public policies concerning the integral education and the full time education in Brazil. The Chapter III, emphasizes the legal basis for the Program of Attention for Children and Adolescents (PRONAICA) as well as its scope; actions besides its realization from the Centers of Integral Attention for Children and Adolescents– CAICs. The chapter IV, concentrates on the analysis of the CAIC Paulo Dacorso Filho, which is the object of this research, giving information about the creation of this center and the difficulties faced by its managers to keep this institution working. We do a retrospective of its history, developed projects and challenges encountered there since its foundation. In the chapter V, based on the field research, we identify the main contributions from CAIC to the UFRRJ and to the Seropédica`s County just as from this institution; this county to the CAIC, exposing educational data regards the significant educational development in this region. As a conclusion, this research reveals the fact that over twenty seven years of work the CAIC has been strongly contributing to the academic quality of the (UFRRJ) University and also to the Seropédica`s County through a strong bond settled among them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-15T17:02:00Z No. of bitstreams: 1 2021 - Carmen Oliveira Frade.pdf: 12442211 bytes, checksum: 16984066025dd3cc74bbee8f37b22ef6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-15T17:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Carmen Oliveira Frade.pdf: 12442211 bytes, checksum: 16984066025dd3cc74bbee8f37b22ef6 (MD5) Previous issue date: 2021-09-20eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70785/2021%20-%20Carmen%20Oliveira%20Frade.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUFRRJpor
dc.subjectCAICpor
dc.subjectSeropédicapor
dc.subjectTempo integralpor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectFull Time Educationeng
dc.subjectIntegral Educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA importância do CAIC Paulo Dacorso Filho para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e para a comunidade de Seropédicapor
dc.title.alternativeThe importance of CAIC Paulo Dacorso Filho to the Federal Rural University of Rio de Janeiro and to the Seropédica communityeng
dc.typeDissertaçãopor
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