???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5999
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico na educação patrimonial
Other Titles: Comic books as a pedagogical resource in heritage education
???metadata.dc.creator???: Flor, Amanda Filgueiras 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Valle, Arthur Gomes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Valle, Arthur Gomes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Angelo, Elis Regina Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
???metadata.dc.contributor.referee4???: Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Ao longo das últimas décadas século XX, muitos avanços aconteceram dentro do campo do Patrimônio Cultural, principalmente com relação às questões ligadas aos bens culturais de natureza imaterial e nas diretrizes educacionais voltadas ao Patrimônio. Este trabalho pretende, através de um levantamento histórico e bibliográfico, investigar qual é o papel da Educação Patrimonial e sua importância para a sociedade dentro de um contexto globalizado, onde o conflito e as disputas culturais fazem parte do processo de patrimonialização dos bens culturais. Diante deste contexto, relacionamos o uso das narrativas visuais das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico de grande popularidade e eficácia para auxiliar no desenvolvimento das ações educativas voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural em seus aspectos materiais e imateriais. Para isso, analisamos um conjunto de publicações que evidenciam o potencial das HQs como recurso pedagógico para o ensino sobre os bens culturais, como o objetivo de contribuir para ampliação das pesquisas e na elaboração de novos materiais didáticos na área da Educação Patrimonial. “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.
Abstract: Over the last decades of the twentieth century, many advances have taken place within the field of Cultural Heritage, especially with regard to issues related to intangible cultural goods and in educational guidelines aimed at Heritage. This work intends, through a historical and bibliographic survey, to investigate what is the role of Heritage Education and its importance for society within a globalized context, where conflict and cultural disputes are part of the process of patrimonialization of cultural goods. In this context, we relate the use of the visual narratives of Comic Books as a pedagogical resource of great popularity and effectiveness to assist in the development of educational actions aimed at the preservation of Cultural Heritage in its material and immaterial aspects. For this, we analyzed a set of publications that show the potential of Comics as a pedagogical resource for teaching about cultural assets, with the aim of contributing to the expansion of research and the development of new teaching materials in the area of Heritage Education. “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”.
Keywords: Histórias em quadrinhos
Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Comics
Cultural heritage
Heritage education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citation: FLOR, Amanda Filgueiras. Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico na educação patrimonial. 2020.177 f. Dissertação (Mestrado Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5999
Issue Date: 27-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Amanda Filgueiras Flor.pdf2020 - Amanda Filgueiras Flor3.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.